segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Procon Carioca encontra irregularidades na Black Friday

Os fiscais do Procon Carioca percorreram vários estabelecimentos na última sexta-feira (26), para fiscalizar as ofertas oferecidas pela Black Friday. Durante todo o dia, 117 lojas foram vistoriadas. Algumas no Park Shopping Jacarepaguá e outras virtualmente. Dentre as irregularidades mais frequentes, foram encontradas propagandas enganosas e falta de preço nos produtos. Lojas de departamento, de artigos esportivos e de alimentos, foram algumas das fiscalizadas. Dentre elas, a C&A, Riachuelo e Americanas foram notificadas a se adequarem às normas consumeristas. Além disso, a ação teve o seguinte balanço:

RIACHUELO

- Publicidade enganosa: divulgava desconto de, no mínimo, 20% nos produtos de perfumaria, foram constatados perfumes com desconto inferior ao anunciado;

- Ausência de preços em produtos;

- Foram solicitadas as notas fiscais de venda de celulares ao consumidor no período anterior à 26/11 para apurar publicidade enganosa.

- Solicitada a nota para comprovar o valor do desconto de 20% nos relógios no período de 25/11 à 29/11.

C&A

- Ausência de preço;

- Publicidade enganosa: anunciava “toda a área da beleza com desconto de, no mínimo 20%”, mas os perfumes, que também estavam no setor da beleza, não recebiam este desconto.

- Foram solicitadas notas fiscais de venda de roupas anteriores à 26/11.

MAGAZINE LUIZA

Não apresentou irregularidades em relação às normas consumeristas.

LOJAS AMERICANAS

- Notificada pela ausência de preço em determinados produtos (roupas, brinquedos e cadeira de praia);

AUTENTIC FIT

- RAF de orientação para adequação às normas consumeristas, especialmente ausência de preço em tênis exposto para venda.

CASE & SCREEN
Relatório de Ação Fiscal (RAF) de orientação para adequação às normas consumeristas, especialmente ausência de preço em películas e capas de celular expostas para venda.

CAFE DONUTS

-RAF de orientação às normas consumeristas.

Para o presidente do Procon carioca, Igor Costa, é muito importante alertar os consumidores e fiscalizar, presencialmente, os estabelecimentos. "As pessoas precisam ficar atentas ao que as promoções oferecem para não serem enganadas. Toda a informação é necessária antes de realizar uma compra. Nossas equipes fazem fiscalizações criteriosas para proteger o consumidor", alerta o presidente.

Foto: Alexandre Macieira/Prefeitura do Rio 

 

 

 

Estreia de Esperança de Natal, no Teatro Cesgranrio

Em coquetel de confraternização, Beth e Carlos Alberto Serpa comemoraram com amigos e artistas do elenco do espetáculo Esperança de Natal a reabertura do Teatro Cesgranrio,  fechado desde o início da pandemia. Dirigido por Carlos Alberto Serpa e com figurinos de Beth Serpa,   Esperança de Natal ficará em cartaz até o dia 19 de dezembro,  às sextas e sábados (19h30) e aos domingos (20h). E, até o dia 2 de dezembro,  com ingressos a preços populares (R$ 15, na Sympla). Confira fotos da estreia. 

Beth e Carlos Alberto Serpa, Raí Valadão

Carlos Alberto Serpa, Marcus Brandão, Lúcia Bianchini,
Igor Martins,  Raí Valadão,  Adam Lee, Allan Hauer

Rogéria Gomes,  Stella Moraes e Célia Moraes



Últimos dias para se inscrever na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa

Quem sonha em ser profissional da dança, esta é a hora de investir no futuro e fazer parte da mais antiga instituição brasileira dedicada ao ensino de balé e à formação de bailarinos clássicos. Até o dia 30 de novembro, estão abertas as inscrições para estudar na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (EEDMO) que fica no prédio anexo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A Escola oferece conteúdo prático e teórico no período de nove anos, até a formatura do aluno. Podem participar crianças e jovens, de 8 a 21 anos de idade. Em fevereiro, os participantes serão chamados para a prova de aptidão e após análise técnica, serão selecionados para se transformarem nos futuros bailarinos da Escola.

Dedé Santana é homenageado pelos 85 anos de carreira

Na última sexta-feira (26), estreou para convidados, o Cine Circo Teatro Itinerante Dedé Santana, no Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. Nomeado embaixador do circo no Brasil, o nosso eterno trapalhão está realizando um sonho, unindo suas três paixões: o circo, o cinema e o teatro em um único lugar.

Dedé comemora: "Estou muito feliz! Estou conseguindo realizar este meu grande sonho: voltar às minhas origens. Eu sempre pensava: o que eu poderia fazer em retribuição ao público que me acompanha no teatro, no cinema, na televisão e no circo? Consegui realizar este projeto: o circo, a mãe de todas as artes. Então eu tenho todas as artes dentro do circo."

No evento, o ícone do humor também foi homenageado pelos 85 anos de carreira. Os atores Alexandre Borges, Humberto Martins e Fioravante Almeida entregaram, cada um, uma placa ao Dedé pela contribuição dele às artes. Filho de artistas circenses, o comediante, de 85 anos, conta: "Com três meses de idade eu estava no picadeiro do circo no colo da minha mãe. Com sete anos eu já era palhaço."

Os convidados puderam conferir um espetáculo circense, trechos de filmes dos Trapalhões e também a peça 'Palhaços'. A atriz Yasmim Sant'Anna dividiu o picadeiro com o pai, Dedé, na apresentação do Cine Circo Teatro Itinerante Dedé Santana. "É um prazer enorme estar trabalhando com ele. Dedé é um exemplo de profissionalismo e de amor à arte", conclui Alexandre Borges, diretor de 'Palhaços'.

Confira nas fotos de Eny Miranda e Vivian Camhi

Alexandre Borges

Humberto Martins e Dedé Santana

Luiz Fernando Coutinho e Liege Monteiro

Narjara Tureta

Yasmim Sant'anna e  Dedé Santana


Revitalização do Centro

Com apenas quatro de seus treze andares alugados (os nove andares restantes estavam vazios) e, praticamente,  vazio desde o início da pandemia,  o Edifício Empresarial Assembleia 11,com vista para o Paço Imperial e para a Baía de Guanabara,  foi vendido  pela Sergio Castro Imóveis para o Sescoop-RJ (localizado,  atualmente,  na Rua da Quitanda 56), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Sistema S. O imóvel vai passar por algumas reformas e em breve será a sede do Sescoop-RJ. Apoiador do movimento Aliança Centro Rio,  o empresário Claudio Castro , diretor da Sergio Castro Imóveis e presidente do Diário do Rio,  comemorou e disse que a revitalização da região,  por comerciantes e gestores,  vai movimentar o mercado imobiliário na área central do Centro da Cidade. 

Aloysio Teixeira toma posse como Consul do Cazaquistão no Rio de Janeiro

Em  coquetel e jantar no Country Clube, tomou posse como Consul Honorário do Cazaquistão no Rio de Janeiro, Aloysio Teixeira. Na oportunidade, estiveram presentes o Ministro Adjunto das Relações Exteriores do Cazaquistão, Almas Aidarov, além do Embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussopov. Prestigiaram o evento inúmeros representantes do corpo consular no Rio , como o decano Embaixador Daniel Dargent, Consul Geral da Bélgica saudou o novo colega. Esteve presente também, o Governador em exercício do estado do Rio de Janeiro, o Desembargador Henrique Fiqueira, Presidente do TJ. Fotos: Thiago Oliveira

Aloysio Teixeira, o Governador do Rio de Janeiro em exercício,
o Desembargador Henrique Figueira e senhora e Joana Teixeira

Ana Botafogo, Consul da Bélgica Daniel Dargent e Fabiana Amorim

O Consul Aloysio Teixeira com sua familia


Brasil Inevitável é tema de encontro pelo youtube

Autor de "Brasil Inevitável", livro lançado em 2019 e que fala de Ética,  Mestiçagem e Borogodó, o antropólogo Mércio Gomes, colaborador de Darcy Ribeiro,  professor da UFRJ e ex-presidente  da FUNAI, lança hoje, às 18h,  no Fórum de Ideias realizado pelo Instituto de Estudos Estratégicos,  Núcleo de Estudos Avançados ( NEA), da UFF, para falar de sua obra. A transmissão será pelo canal INEST, no youtube.  Vai participar do encontro virtual, o professor Carlos Sávio Teixeira, da UFF. O moderador é o o professor Eurico Lima Figueiredo,  coordenador NEA-INEST-UFF.

Ronaldo Werneck lança "Cataguases"

O poeta, cronista e ensaísta Ronaldo Werneck está lançando livro novo, agora sobre Cataguases, cidade que é um museu a céu aberto. Ao longo de sua história, foi contemplada com obras de Portinari, Niemeyer, Djanira, Burle Max e de outros grandes artistas. É a cidade de Humberto Mauro, onde ele rodou seus primeiros filmes, dos literatos da Revista Verde e modernista também na arquitetura, onde Niemeyer edificou seus primeiros traços em Minas Gerais e Portinari deixou lindos painéis. Com mais de 300 páginas, o livro de Ronaldo Werneck traz textos de Carlos Drummond de Andrade, Marques Rebelo, Pedro Nava, entre outros grandes nomes que escreveram sobre Cataguases. O lançamento acontece dia 1º na Travessa de Ipanema, no Rio.