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Procon Carioca encontra irregularidades na Black Friday

Os fiscais do Procon Carioca percorreram vários estabelecimentos na última sexta-feira (26), para fiscalizar as ofertas oferecidas pela Black Friday. Durante todo o dia, 117 lojas foram vistoriadas. Algumas no Park Shopping Jacarepaguá e outras virtualmente. Dentre as irregularidades mais frequentes, foram encontradas propagandas enganosas e falta de preço nos produtos. Lojas de departamento, de artigos esportivos e de alimentos, foram algumas das fiscalizadas. Dentre elas, a C&A, Riachuelo e Americanas foram notificadas a se adequarem às normas consumeristas. Além disso, a ação teve o seguinte balanço:

RIACHUELO

- Publicidade enganosa: divulgava desconto de, no mínimo, 20% nos produtos de perfumaria, foram constatados perfumes com desconto inferior ao anunciado;

- Ausência de preços em produtos;

- Foram solicitadas as notas fiscais de venda de celulares ao consumidor no período anterior à 26/11 para apurar publicidade enganosa.

- Solicitada a nota para comprovar o valor do desconto de 20% nos relógios no período de 25/11 à 29/11.

C&A

- Ausência de preço;

- Publicidade enganosa: anunciava “toda a área da beleza com desconto de, no mínimo 20%”, mas os perfumes, que também estavam no setor da beleza, não recebiam este desconto.

- Foram solicitadas notas fiscais de venda de roupas anteriores à 26/11.

MAGAZINE LUIZA

Não apresentou irregularidades em relação às normas consumeristas.

LOJAS AMERICANAS

- Notificada pela ausência de preço em determinados produtos (roupas, brinquedos e cadeira de praia);

AUTENTIC FIT

- RAF de orientação para adequação às normas consumeristas, especialmente ausência de preço em tênis exposto para venda.

CASE & SCREEN
Relatório de Ação Fiscal (RAF) de orientação para adequação às normas consumeristas, especialmente ausência de preço em películas e capas de celular expostas para venda.

CAFE DONUTS

-RAF de orientação às normas consumeristas.

Para o presidente do Procon carioca, Igor Costa, é muito importante alertar os consumidores e fiscalizar, presencialmente, os estabelecimentos. "As pessoas precisam ficar atentas ao que as promoções oferecem para não serem enganadas. Toda a informação é necessária antes de realizar uma compra. Nossas equipes fazem fiscalizações criteriosas para proteger o consumidor", alerta o presidente.

Foto: Alexandre Macieira/Prefeitura do Rio 

 

 

 

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