sexta-feira, 12 de novembro de 2021

CCBB RJ lança visita virtual à mostra Brasilidade Pós-Modernismo

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro acaba de lançar uma plataforma interativa de visitação remota para a mostra Brasilidade Pós-Modernismo. Por meio de um sistema de câmera com movimento 360º e zoom, o visitante pode navegar por todo o espaço do CCBB (piso térreo, 1º andar e Rotunda) e conferir as obras dos 51 artistas presentes na exposição. A plataforma, que pode ser acessada por meio deste link, ainda permite que seu usuário clique em cada uma das obras, podendo ampliar suas imagens e disponibilizando opções de informação, em texto e áudio (disponíveis em português e inglês). O visitante também se beneficia de informações sobre a curadoria, concebida por Tereza de Arruda, e ficha técnica da mostra.

Mostra "Eduardo Sued - ousadias cromáticas" inaugura em três galerias

As galerias Danielian e Cassia Bomeny, respectivamente na Gávea e em Ipanema, apresentam inauguraram nesta quinta-feira (11), a mostra "Eduardo Sued – ousadias cromáticas", com curadoria de Vanda Klabin. A mostra, que ocorre simultaneamente em ambos os espaços, apresenta importantes obras inéditas, produzidas entre 1989 e 2020, escolhidas em seu próprio ateliê em Jacarepaguá, onde, aos 96 anos, segue produzindo e trabalhando diariamente. Além de pinturas, serão expostas também experiências tridimensionais feitas em diferentes suportes e materiais que o artista chama de “pintura-relevo”, onde há a junção da tela com tocos de madeira.

Vanda Klabin, curadora que acompanha sua trajetória desde os anos 1980, conta que as duas exposições “sintetizam a trajetória de Eduardo Sued”. “São momentos diferenciados em sua produção, onde tudo é cor. As mostras permitem um olhar amplo e reflexivo sobre a trajetória desse grande artista, um pensador e o maior colorista do cenário artístico nacional. Um turbilhão de formas e de cores. Em suas próprias palavras: ‘Tudo é cor, pode haver sonatas, sinfonias …’”. “Sued sempre revitaliza a linguagem pictórica, com liberdade e intensidades cromáticas. A cor tem um lugar polissêmico em sua obra. Suas pinturas refletem a relação entre a luz, a superfície cromática, uma geometria, o espaço e o tempo. A preocupação com a luminosidade está presente em todas as suas obras”, afirma.

Na Danielian Galeria estão obras dos anos 1980, período que Sued desenvolveu “uma orquestração de áreas negras, com vibrantes faixas coloridas divididas em segmentos desiguais”, explica a curadora. “São obras de uma estrutura geométrica com oposiçōes cromáticas mais ousadas e trabalhos de grandes dimensões, onde as proporções e as cores se alteram”.  Ela acrescenta que “nos anos 1990 Sued introduz novos elementos em seus trabalhos: usa tinta de alumínio e pinceladas mais espessas e descontínuas, além de retornar às colagens, presentes nos trabalhos dos anos 1970”.

Na Cassia Bomeny Galeria estão concentradas “os vastos cinzas e pratas, que trazem uma luminosidade diferente, acentos mais reduzidos – o cinza matinal ou vespertino, de natureza diversa, pelos tons mais baixos e opacos, um contraste sutil com essas tonalidades e uma identidade cromática própria com seu valor luminoso”.

Fotos de Cristina Lacerda 

 

Rafael Peixoto, Vanda Klabin e Cassia Bomeny

Paulo Niemeyer e Vanda Klabin

Cris de Lamare, Gabriela Cardoso, Isabela Menezes e Marcela Penna

Beth Sued, Graça Emery, Vanessa Fehlberg, Daisy Ferreira e Vanda Klabin

Carioca Shopping inaugura decoração de Natal e celebra a volta do Papai Noel ao mall

Neste sábado, 13, o Carioca Shopping, empreendimento administrado pela Aliansce Sonae na zona norte da cidade, inaugura seu Natal. Este ano, a magia natalina estará completa com o retorno da presença do Papai Noel! A tradicional foto com o bom velhinho está garantida, respeitando os protocolos de segurança e ainda mantendo algum distanciamento. A partir de 18, o shopping também vai promover uma programação gratuita no Clubinho Carioca, com diversas atividades, como oficinas de biscoitinhos natalinos, mini panetones e contação de histórias, sempre de quinta a domingo, das 15h às 20h. Poderão participar crianças entre 1 a 12 anos e as inscrições serão realizadas no site www.cariocashopping.com.br.

Miguel Falabella realiza curso de teatro musical gratuito no Maranhão

Após finalizar as gravações da série “O Coro: Sucesso aqui vou eu” para o Disney +, Miguel Falabella já tem destino certo: São Luís – MA, cidade natal da cantora Alcione, a convite do produtor Jô Santana, idealizador da trilogia do samba (Cartola – O Mundo é Moinho 2016, Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro 2018 e Marrom – O Musical 2022).  Falabella irá ministrar O Curso de Teatro Musical, gratuito, para novos talentos.  Os artistas selecionados terão a oportunidade de vivenciar um pouco da realidade de uma sala de ensaios de uma grande produção de teatro musical por 15 dias e serão orientados por profissionais renomados. Os quatro artistas que mais se destacarem sairão já contratados para compor o elenco de “Marrom, O Musical”, que tem texto e direção de Miguel Falabella, e estreia em agosto de 2022, no Teatro Sergio Cardoso, em São Paulo. As inscrições irão até o dia 10 de dezembro pelo link.

Instituto Novo Brasil realiza campanha Natal Super Fantástico

No mês de dezembro terá início, no Rio de Janeiro, a campanha do Natal Solidário do Instituto Novo Brasil apelidada de “Natal Super Fantástico”. A expectativa é que seja a maior edição desde 2006. A campanha visa arrecadar alimentos e distribuí-los, em dezembro, nas comunidades cariocas do Alto da Boa Vista, Vila Kenedy, Sampaio e Cidade de Deus. Apesar de ser uma ação comunitária, existem regras para quem poderá receber a ajuda. Todos os beneficiados deverão estar desempregados e sem receber nenhuma assistência governamental. A presidente do Instituto Novo Brasil, Sônia Andrade, esclarece o motivo que a levou a iniciar a campanha e faz um apelo para que as pessoas participem desta corrente solidária neste Natal. “Vi um vídeo na internet de mulheres procurando comida num carro de lixo. Vocês imaginavam que um dia iriam assistir isso? Poderia cruzar meus braços e dizer: deixa para lá! Mas não vou fazer isso! No Natal, vou arrecadar dinheiro e levar alimento para o maior número de pessoas. O presente do Instituto Novo Brasil será o alimento. É claro que vou precisar da nossa corrente de solidariedade. Se cada um der sessenta reais, poderemos fazer a festa de natal de várias famílias. Vou iniciar a campanha. Um novo Brasil começa pelo prato de comida para quem precisa”, destaca Sônia Andrade.

Monica Barki apresenta a instalação “Jardim dos ex-amores” na coletiva “Jardim Secreto”

“Jardim Secreto”, mostra coletiva com 14 artistas, chega aos jardins do Museu da Chácara do Céu no sábado, dia 13, marcando o retorno aos eventos presenciais no espaço. Um dos destaques, a instalação “Jardim dos ex-amores”, de Monica Barki, é composta por 101 pênis que “caminham em fila indiana” no jardim das margaridas, localizado do lado direito do lago. Feito de camisinhas de látex, manta acrílica, perucas de poliéster, espetos de madeira e borracha EVA, cada pênis tem carimbado o nome de um ex-namorado. Eles caminham em direção a uma palmeira e atravessam uma ponte de bambus, subindo até os primeiros galhos da árvore.

Haverá uma recepcionista de pé, em frente à obra, com uma bandeja a tiracolo, com diversos pênis à venda, a R$ 100,00. Cada um poderá comprar o pênis com o nome que mais lhe agradar. No dia da abertura, Esther Barki, sua filha, apresenta às 15h30 a performance “Morte-vida”, utilizando folhas secas, flores – que permanecerão no local - e o próprio corpo, em conjunto com o trabalho “Fôrma” de Eduardo Mariz.

Violência contra a Mulher é tema de encontro virtual

Ana Tereza Basílio,  vice-presidente da OAB-RJ,  e a advogada Claudia Serpa, professora de Direito Penal,  vão debater,  na próxima quarta-feira,  dia 17, a "Perseguição e Violência Psicológica contra a Mulher ". O encontro virtual será às 19h, pelo Instagram de Ana Tereza Basílio

Casa Cor Rio realiza palestra sobre as tendências da setor no Fairmont Hotel

A Casa Cor Rio realizou nesta quinta-feira (11), um encontro entre arquitetos, designers e o jornalista Marcelo Lima para contar o que viu nas recentes Feiras europeias de decoração e design - Salão do Móvel de Milão, Maison et Objet de Paris e London Design Festival , no Fairmont Hotel.


Dentre as tendências do lar, estão: a casa personalizada com muito afeto, acolhedora, com plantas por todos os lados, conectada e aberta para o mundo, com espaço de trabalho e ambientes mutantes e híbridos, prontos para virar área de lazer (estúdio de ioga, sala de ginástica, ateliê...).

Na ocasião,  Patricia Mayer e Patricia Quentel aproveitaram para divulgar que a edição da CasaCor 2022, a pedido do público, vai  ocupar mais uma vez o emblemático Palacete Brando Barbosa,  trazendo arquitetos consagrados e novos talentos  alguns que não participaram das últimas edições. Os profissionais terão o desafio de criar projetos que atendam o novo estilo de morar e viver pós pandemia. Confira nas fotos de Ari Kaye!
Angelo Derenzi,  Rodrigo Barbosa,  Patricia Quentel e Patricia Mayer

Marcelo Lima,  Patricia Mayer,  Patricia Quentel e Angelo Derenzi

Paloma Danemberg,  Patricia Quentel,  Fernanda Quentel e Celso Rayol



Comemoração

Produtora musical no Rio de Janeiro e no estado da Califórnia,  nos EUA, Carminha Snyder abriu as comemorações pelo seu aniversário, em happy hour no Madero do Rio Design Center do Leblon.  Na foto,  a aniversariante,  com a jornalista Yacy NunesGracinha Gosling, docente da Fundação Logosófica, a psicóloga Maria da Glória Nunes e as pedagogas Lena Medalha e Nelma Vieira. Nesta sexta,  Carminha realiza,  no 09, em Ipanema,  show da Banda Alchemy, a partir das 20h. 

Fotógrafo José Olímpio inaugura exposição na loja Ocean Blue do Iate Clube do Rio de Janeiro

O fotógrafo José Olímpio inaugurou , na noite de quinta (11), sua exposição Rio Visto do Mar na loja Ocean Blue do Iate Clube do Rio de Janeiro. São 28 fotos que mostram as belezas do Rio de Janeiro com a perspectiva do mar. A exposição segue até o fim do mês de novembro. Confira quem esteve por lá nas fotos de Roberto Bellonia!



José Olímpio, Bia Schuback e Estevão Ferreira

Lou Amaral, Vavá Lima, Marisa Araujo e Jeff Thomas



Exposição, feira de adoção de animais e clima natalino invadem Itaboraí em novembro

Para os apaixonados por carros, o Itaboraí Plaza, que fica na BR-101, vai receber no dia 21, a partir das 10h, uma exposição de carros baixos customizados que concorrerão ao Top 10 da categoria. Mas antes, no dia 14, a tão esperada decoração natalina será inaugurada no mall, a partir das 15h na Praça de Eventos C. Sobre a decoração será uma tarde mágica e muito divertida, com personagens vivos, teatrinho infantil, distribuição de pipoca e algodão doce, apresentação musical de artistas locais, personagens do Circo de La Costa e distribuição de balões. Ainda no dia 14, a partir das 13h, na Praça de Eventos C, acontecerá mais uma edição da Feira de Adoção de filhotes. O evento é em parceria com o grupo Leve um anjo pra casa.

Grupo Alento participa da Expo Franchising 2021

O Grupo Alento estará na Expo Franchising ABF Rio 2021, apresentando as novidades das franquias Billy The Grill e Vizinhando, marcas expositoras. O evento, que vai até dia 13, no Centro de Convenções Sulamérica no Rio de Janeiro, é o primeiro evento presencial de franchising desde o início do lockdown em março de 2020. Está sendo organizado pela ABF - Rio. Desde o início da pandemia, o Grupo tem se reinventado. Não houve fechamento de nenhuma loja, pelo contrário, inauguraram novas lojas do Billy The Grill e Vizinhando, lançaram uma nova rede, a CKBrazil, marca de cloud kitchens já com 7 operações e, mais recentemente, trouxeram para o Grupo o Azzurra - Cucina Italiana, restaurante italiano que vai passar por uma transformação. Outra conquista do Grupo Alento foi o Selo Franquia 5 Estrelas da PEGN que o Billy The Grill recebeu este mês.