segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Cantora pilar lança “Favela City” com participação de Zeca Baleiro

Favela City, talvez a música mais provocante do EP Confluir, de Pilar, ganha sua versão visual no ASCENDA, projeto da cantora que conta com 19 musicas. Nessa quinta, 16, todos poderão conferir em primeira mão essa maestria visual, que traz a participação mais que especial de Zeca Baleiro. A música, arranjada pelo tecladista Adriano Magoo, mixada pelo multi-ganhador de Grammy Luis Paulo Serafim, e masterizada em L.A. por Brandon Duffey, traz um questionamento forte, sobre a desigualdade social e financeira gritante existente no nosso país.

Médico Carlos Lopes fala sobre da necessidade de seguir os critérios éticos nas redes sociais

A frente da MEDX Tecnologia, o médico e CEO da empresa, Carlos Lopes, fala sobre a importância , preocupação e a necessidade de seguir os critérios éticos nas redes sociais. Na entrevista, Carlos Lopes fala sobre o lançamento da A MEDX Social, um serviço online que possui uma biblioteca de mais de 1.000 conteúdos prontos para postar diretamente no Facebook ou no Instagram. Os conteúdos (posts) já vem completos para uso, com texto voltado para o público geral, já ilustrados e podem ser personalizados pelo próprio usuário. O compartilhamento pode ser feito de forma direta para o Facebook e para o Instagram.

Em um mundo cada vez mais conectado e integrado, as mídias sociais se tornaram uma ferramenta necessária e imprescindível para inúmeras profissões e a medicina não seria uma exceção. Como fica essa questão no caso dos médicos que divulgam os seus procedimentos?

Carlos Lopes: É inegável o seu poder das redes sócias em informar sobre saúde, divulgar conhecimento e técnicas inovadoras, além de também aproximarem do convívio diário os clientes já fidelizados e aqueles em potencial – ou seja, uma excepcional ferramenta de marketing, no entanto essa é uma área em que o médico nunca foi preparado em sua formação, e, mais ainda, foi claramente desencorajado, como se a medicina não fosse uma prestação de serviços, mas sim algo divino, ou sagrado, não necessitando ser submetida às leis de mercado, como qualquer outra profissão. O importante e necessário é  estar de acordo com os preceitos éticos da profissão.

Quais os principais pontos que os médicos precisam estar atentos ?

Carlos Lopes: Aos médicos que adentram no mundo do marketing digital é muito importante estarem atentos as seguintes questões: confira se a forma e a mensagem coadunam com os valores percebidos da profissão e os seus pessoais, de ética e caráter; verifique se não está utilizando nenhum termo ou hashtag que são consideradas impróprias, banidas ou politicamente incorretas.

Qual o limite do que pode, ou ainda, do que deve ou não estar presente neste mundo digital?

Carlos Lopes: Infelizmente esse é um tema praticamente desconhecido e nunca abordado em Congressos e Simpósios médicos. Então grande parte dos profissionais ignoram as melhores práticas, as recomendações das resoluções de publicidade médica, como ter um bom posicionamento em redes sociais, o perigo do viés comercial/mercadológico e do oversharing.

Se formos buscar o manual de publicidade médica e de ética não há dúvidas do que deve ser seguido pelos profissionais: não se pode insinuar nem prometer resultados de tratamentos (os famosos antes e depois), não exibir a imagem do paciente (mesmo com autorização do mesmo), não anunciar tratamentos exclusivos ou especializações em áreas de atuação na medicina, ainda não reconhecidas. Esses são só alguns dos muitos pontos que o médico deve seguir quando pensa em usar as redes sociais de forma profissional.

Estar presente nas redes sociais e se posicionar , não é importante?

Carlos Lopes: Posicionamento é extremamente importante, mas de forma responsável, equilibrada e que se alinhe com a sua conduta profissional, no seu dia a dia e  no desempenho de sua profissão. Dessa forma sua presença nas redes sociais vai gerar frutos positivos para sua imagem e mitigar enormemente as chances de problemas.

 

 

Preocupações com o Meio Ambiente do Brasil ganha mais um filme

Preocupações com o Meio Ambiente do Brasil ganha mais um filme: Mata (2021, 10 anos). Documentário em longa-metragem dirigido por Fábio Nascimento e Ingrid Fadnes, que tem estreia nacional em setembro na faixa Filme do Mês, do CINEBRASILTV. Produção exclusiva do canal, Mata faz um alerta diante do avanço das plantações de eucalipto. No filme, um agricultor e uma comunidade indígena se posicionam como resistência e revelam o impacto da monocultura no meio ambiente, em contraste aos modos de vida tradicionais. O inimigo também pode ser verde. As exibições de Mara acontece no CINEBRASILTV hoje às 15h05 e dia 15 às 22h30. Demais sessões poderão ser encontradas através do link da programação (http://www.cinebrasil.tv/index.php/gradedeprogramacao).

Bossa Nova Mall retoma o Bossa Lounge com a banda Aero Jazz

O Bossa Nova Mall retorna com a agenda de shows ao vivo do Bossa Lounge com a banda Aero Jazz. Em parceria com a FM Hall e com a SulAmérica Paradiso FM, o shopping center prepara uma programação imperdível e traz a música para o dia a dia dos clientes. Para garantir a segurança e o conforto dos clientes, o empreendimento segue com todas as normas sanitárias. As apresentações acontecem no 1º Piso do shopping center, próximo ao Cubo de Vidro, das 18h às 20h, todas as sextas-feiras, até o final do ano.

Pela primeira vez na Barra, Balzak40 apresenta sua 30ª edição

Nos dias 15 e 16, quarta e quinta-feira, a Balzak40, coletivo cultural que reúne moda, arte e comportamento desembarca na Barra, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e apresenta sua 30ª edição. O evento acontecerá em um charmoso espaço aberto, no restaurante Los Frick, no Barra Point, entre 13h e 20h, com entrada gratuita. A feira, comandada pelas empresárias cariocas Claudia Medeiros e Elizabeth Nigro, terá cerca de 21 stands de marcas autorais,com muitas opções de peças exclusivas e handmade.

 

 

 

EMERJ homenageia professor Guilherme Peña

Em reconhecimento pelo seu trabalho, principalmente como professor, e por todo o conhecimento partilhado nos seus mais de 20 anos de carreira acadêmica, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro homenageia o promotor de Justiça Guilherme Peña de Moraes com a inauguração de seu retrato na Galeria dos Conferencistas Eméritos da Escola, no próximo dia 17, sexta-feira, às 14h.  O evento será realizado presencialmente, respeitando todas as normas de segurança em decorrência da Covid-19, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, na EMERJ, e transmitido pelo canal oficial da EMERJ no YouTube, na página: https://www.youtube.com/user/EMERJeventos.  

 

Atelier Chilaze volta a participar da Bijoias e lança segunda parte da coleção Doña Diabla

O Atelier Chilaze confirmou presença na próxima edição da Bijoias, em São Paulo, após um  ano e meio de recesso causado pela interrupção dos eventos presenciais. É a nona edição em que a brand carioca participa e, para celebrar esse retorno, a diretora de estilo Claudia Chilaze preparou um desdobramento da nova coleção "Doña Diabla", lançada neste semestre. Ela é categórica: "Além das peças conceituais, vamos levar uma fornada criada especialmente para a Bijoias. São itens comerciais, mas cheios de charme, para os lojistas abastecerem suas lojas com novidades perfeitas para fazer caixa". A tradicional feira será realizada no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, entre 14 e 15.

É possível escolher o sexo do bebê! Especialista esclarece o assunto

Muitos casais procuram clínicas de reprodução assistida com o objetivo de escolher o sexo do bebê, o que é chamado de sexagem. Seja porque já possuem um filho de um determinado sexo ou porque sonham em ter uma menina ou um menino, a pergunta é muito frequente nos consultórios dos médicos. Mas afinal, é possível escolher o sexo do bebê?  Sim, é possível, porém, desde que seja necessário para a saúde do bebê, ou seja, para evitar doenças genéticas ligadas ao sexo. No Brasil é ilegal a realização de tratamentos de reprodução humana assistida apenas com o objetivo de atender ao desejo dos futuros papais.

De qualquer forma, é possível definir o sexo do embrião antes de ser implantado no útero através biópsia embrionária e análise cromossômica das células biopsiadas, o chamado diagnóstico genético pré-implantacional ou PGD.

"O óvulo fertilizado pelo espermatozoide em laboratório durante a FIV (fertilização in vitro) desenvolve-se durante alguns dias antes de ser retirada uma célula, que é analisada para verificar a presença de alterações no número de cromossomas e, consequentemente, o sexo do embrião. Esta análise pode ser também de genes no intuito de prevenir a transferência de embriões portadores de doenças familiares específicas, carreadas por seus pais", explica a especialista em reprodução humana e médica-diretora do Vida Centro de Fertilidade, Dra. Maria Cecília Erthal.

No entanto, como já comentado, no Brasil a seleção do sexo do embrião por meios científicos é proibida, e de acordo com o Conselho Federal de Medicina e do Conselho de Ética Médica, esta técnica deve apenas ser indicada em casos específicos para prevenir doenças relacionadas ao cromossomo X ou Y, sendo uma ferramenta importante, por exemplo, no caso de doenças genéticas que só se desenvolvem em bebês do sexo masculino, como a hemofilia e a distrofia muscular de Duchenne. Nessas situações, o exame permite que médicos e embriologistas escolham um embrião saudável do sexo feminino e implantam-no no útero da mãe, para que esta possa gerar um bebé saudável.

A médica afirma que, além das estipulações acerca do assunto determinadas pelo CFM, é válido lembrar que esse exame possui um alto custo. Além de ser uma técnica extremamente complexa, é necessário um laboratório com equipamentos de ponta e profissionais altamente capacitados.

 

Caarj nas faculdades

Ana Tereza Basílio, vice-presidente da OAB-RJ,  Luciano Bandeira, presidente da entidade, Ricardo Menezes,  presidente da Caarj, Fábio dos Anjos,  coordenador da Caarj na Região Sul Fluminense,  e Marisa Gáudio,  vice-presidente da Caarj, farão a abertura  do seminário Caarj nas faculdades, hoje às 17h. A transmissão será pelo youtube caarj_oficial. 

Quatro exposições inauguram no Centro Cultural Correios RJ

Quatro exposições inauguraram no Centro Cultural Correios RJ neste final de semanal. São elas: A individual “Gênese”,  de Ribahi, sob curadoria de Charles Cosac. Esta oferece arquitetura privilegiada para que o público possa circundar as obras do artista, cuja natureza é elementarmente tridimensional e instiga a observação de todos os ângulos.

Em “IN.Visível Sagrado”,  Gui Mazzoni apresenta “Sonofotografia” (trabalho autoral do artista que cria imagens do seu próprio corpo, não reconhecíveis, em vias da técnica de ultrassonografia) e “Fotorecorte”, uma sequência de fotos que atuam no frame do real, por meio do aparato tradicional, como câmeras, as fotos são capturadas para posteriormente serem alteradas no computador, em uma busca pela subversão da técnica.

Em “O Sertão Virou Mar”, de Azol, sob curadoria de Marcus de Lontra Costa, linguagens distintas como, fotomontagens, pinturas e uma videoinstalação são utilizadas para revelar um sertão mágico.

Confira nas fotos de Marco Rodrigues!

Gui Mazzoni, Sérgio Azol e Mario Ribahi ...

Mario Ribahi e Bia Sampaio

Sérgio Azol e Marcus Lontra

Sérgio Azol, Carol Emerenciano, Luisa e Tarquínio de Freitas