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Médico Carlos Lopes fala sobre da necessidade de seguir os critérios éticos nas redes sociais

A frente da MEDX Tecnologia, o médico e CEO da empresa, Carlos Lopes, fala sobre a importância , preocupação e a necessidade de seguir os critérios éticos nas redes sociais. Na entrevista, Carlos Lopes fala sobre o lançamento da A MEDX Social, um serviço online que possui uma biblioteca de mais de 1.000 conteúdos prontos para postar diretamente no Facebook ou no Instagram. Os conteúdos (posts) já vem completos para uso, com texto voltado para o público geral, já ilustrados e podem ser personalizados pelo próprio usuário. O compartilhamento pode ser feito de forma direta para o Facebook e para o Instagram.

Em um mundo cada vez mais conectado e integrado, as mídias sociais se tornaram uma ferramenta necessária e imprescindível para inúmeras profissões e a medicina não seria uma exceção. Como fica essa questão no caso dos médicos que divulgam os seus procedimentos?

Carlos Lopes: É inegável o seu poder das redes sócias em informar sobre saúde, divulgar conhecimento e técnicas inovadoras, além de também aproximarem do convívio diário os clientes já fidelizados e aqueles em potencial – ou seja, uma excepcional ferramenta de marketing, no entanto essa é uma área em que o médico nunca foi preparado em sua formação, e, mais ainda, foi claramente desencorajado, como se a medicina não fosse uma prestação de serviços, mas sim algo divino, ou sagrado, não necessitando ser submetida às leis de mercado, como qualquer outra profissão. O importante e necessário é  estar de acordo com os preceitos éticos da profissão.

Quais os principais pontos que os médicos precisam estar atentos ?

Carlos Lopes: Aos médicos que adentram no mundo do marketing digital é muito importante estarem atentos as seguintes questões: confira se a forma e a mensagem coadunam com os valores percebidos da profissão e os seus pessoais, de ética e caráter; verifique se não está utilizando nenhum termo ou hashtag que são consideradas impróprias, banidas ou politicamente incorretas.

Qual o limite do que pode, ou ainda, do que deve ou não estar presente neste mundo digital?

Carlos Lopes: Infelizmente esse é um tema praticamente desconhecido e nunca abordado em Congressos e Simpósios médicos. Então grande parte dos profissionais ignoram as melhores práticas, as recomendações das resoluções de publicidade médica, como ter um bom posicionamento em redes sociais, o perigo do viés comercial/mercadológico e do oversharing.

Se formos buscar o manual de publicidade médica e de ética não há dúvidas do que deve ser seguido pelos profissionais: não se pode insinuar nem prometer resultados de tratamentos (os famosos antes e depois), não exibir a imagem do paciente (mesmo com autorização do mesmo), não anunciar tratamentos exclusivos ou especializações em áreas de atuação na medicina, ainda não reconhecidas. Esses são só alguns dos muitos pontos que o médico deve seguir quando pensa em usar as redes sociais de forma profissional.

Estar presente nas redes sociais e se posicionar , não é importante?

Carlos Lopes: Posicionamento é extremamente importante, mas de forma responsável, equilibrada e que se alinhe com a sua conduta profissional, no seu dia a dia e  no desempenho de sua profissão. Dessa forma sua presença nas redes sociais vai gerar frutos positivos para sua imagem e mitigar enormemente as chances de problemas.

 

 

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