Pular para o conteúdo principal

Inferno di Dante, exposição fotográfica apresenta 16 obras da artista italiana Valentina Vannicola


A Reserva Cultural de Niterói, recebe, a partir do dia 3 de setembro, a exposição   o "Inferno di Dante". A investigação fotográfica de Valentina Vannicola pertence ao gênero da fotografia encenada, também conhecida como posada ou ensaiada, e seus projetos se concentram frequentemente na transposição fotográfica de obras literárias e contos. Trabalhando no texto a autora chega à decomposição deste numa espécie de storyboard a partir do qual cria uma encenação em tableaux vivant meticulosos.

O "Inferno di Dante" é o resultado da transposição para imagem do primeiro cântico da Divina Comédia de Dante Alighieri. Neste trabalho de 2011, as potencialidades apresentadas em projetos anteriores são expandidas por meio de uma interpretação coral das punições e de cada condenado. A obra consiste em quinze fotografias e um grande esboço preparatório. Como em outras obras, para o Inferno de Dante, Valentina Vannicola capturou suas imagens em Tolfa, sua cidade natal, em meio à maremma lacial ao norte de Roma, com o envolvimento da comunidade local que se prestou a encenar as composições mais extravagantes, transformando as fotografias em um projeto coletivo.

Em 2021, por ocasião dos 700 anos de Dante, o MAXXI - Museu Nacional das Artes do Século XXI de Roma adquiriu e expôs toda a série. A mostra fica em cartaz até 8 de outubro, na Reserva Cultural de Niterói. Inferno di Dante, exposição fotográfica apresenta 16 obras da artista italiana Valentina Vannicola

Comentários