Pular para o conteúdo principal

Exposição do CCBB RJ Brasil no [centro do] mapa atravessa o Atlântico


Brasil no [centro do] mapa
, a exposição de cartografias realizada no CCBB RJ nos últimos meses, desembarca em Portugal em novembro para as comemorações pelo Bicentenário da Independência do Brasil. O convite é da Sociedade de Geografia de Lisboa – a maior autoridade em cartografia de Portugal e que é comandada pelo presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa.  A exposição reúne 22 mapas desde o século XVI, quando eram feitos à mão, até os dias de hoje, produzidos por sistemas tecnológicos, e conta ainda com a seção Cartografia de Anna Bella Geiger, artista de renome internacional, com um vídeo inédito, duas gravuras e uma caixa-objeto.  

Além de tesouros artísticos e históricos, a exposição conta ainda com quatro mapas atuais e temáticos com emissão de gás carbônico por habitante (CO2), lixo plásticos, unidades de conservação e energias renováveis. 

A curadoria é do presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Brasil (Cisbra), Paulo Protasio, que considera a ida da exposição para a terrinha um presente justo para todos os brasileiros. 

“Temos expressão e valor inigualáveis, mas, infelizmente, nem sempre nos vemos como somos de fato. É preciso desenvolver no brasileiro um olhar atento e mais generoso para si, de forma a transmitir ao mundo nossa força”, atesta o curador.

Comentários