Pular para o conteúdo principal

Vozes Negras, a Força do Canto Feminino


Por Rogéria Gomes

O universo feminino tem protagonismo histórico em áreas diversas e na artística não foi diferente. No entanto, ainda está longe do reconhecimento que deveria ter. As mulheres estão na cena artística há muitos anos, driblando preconceitos e marcando presença. Elas são muitas se destacaram abrindo caminho para o canto feminino negro que conhecemos hoje.

Para contar essa história o diretor Gustavo Gasparani, que também assina a dramaturgia ao lado de Rodrigo França, trouxe à cena de forma inusitada um espetáculo que a cada semana homenageia duas cantoras, ícones da música popular brasileira que foram destaques em suas gerações. Trata-se de mais de cem anos de história da música a disposição do público em "Vozes Negras- A Força do Canto Feminino". Como se não bastasse, Gustavo mais uma vez inova. Apresenta a primeira série musical do teatro carioca, quiça, brasileiro. A proposta cênica é totalmente diferente e inusitada. A cada semana são homenageadas duas cantoras da mesma geração, fazendo um recorte histórico de época e estilo, que vai da bossa nova ao funk, passando pelo samba canção, samba de terreiro, soul entre outros gêneros.

Ao término da primeira parte acontece um bate papo com a plateia contando com a presença de intelectuais negras, entre elas Djamila Ribeiro, Conceição Evaristo, Flávia Oliveira, Aza Njeri, Carolina Rocha, Taísa Machado, Leilane Ribeiro, Flavia Diniz, Jurema Wernek. Nesse momento são trazidos assuntos pertinentes ao universo feminino, especialmente negro. São homenageadas no espetáculo de Carmem Costa a Iza, passando por Sandra Sá , Elizeth Cardoso, Alcione, Elza Soares, e outras igualmente importantes. As cantoras homenageadas como Sandra Sá, Margareth Menezes, Alaíde Costa, são nomes confirmados nas apresentações. Outras cantoras como Eliana Pittman, Áurea Martins também abrilhantam o espetáculo. Compõe o elenco um time de talentosas atrizes-cantoras: Analu Pimenta, Bárbara Sut, Ester Freitas, Roberta Ribeiro , Vanessa Brown e Verônica Bonfim, que atua como apresentadora, mestre de cerimônia de luxo, e conduz as fases do espetáculo.

Completam a cena bailarinas que ajudam a compor a encenação, trazendo outro recorte do feminino negro ao palco. A iluminação é assinada por Ana Luzia de Simoni, figurinos de Wanderley Gomes, cenografia por Mina Quental, coreografia de Junior Scapin e direção musical impecável de Wladimir Pinheiro e Cláudia Elizeu. Cooperam com Gasparani os diretores assistentes e residentes Sueli Guerra e Menelick Carvalho e como assistente de direção, Marluce Medeiros.

"Vozes Negras- A Força do Canto Feminino", sem dúvida, entra para o patamar dos grandes musicais brasileiros e marcará nossa dramaturgia não só pela estética, mas, sobretudo, pelo conceito e inovação, o que o faz ganhar uma dimensão a mais na importante trajetória dos musicais brasileiros. Gustavo Gasparani sabe como poucos resgatar o estilo do teatro de revista, marco da nossa dramaturgia, para a cena contemporânea. Um diferencial pra lá de bem vindo.

Programas

ESPETÁCULO 3 – ‘Samba-canção e Bossa-nova’

Artistas homenageadas: Dolores Duran e Alaíde Costa

Cantora convidada para as quatro sessões: Alaíde Costa

Debatedoras convidadas – uma em cada sessão: Conceição Evaristo, Jurema Werneck, Dandara Suburbana e Valéria Monã.

ESPETÁCULO 4 – ‘Do Samba ao Jazz, sem limites’

Artistas homenageadas: Alcione & Elza Soares

Cantora convidada para uma das sessões: Sandra de Sá  

Debatedoras convidadas – uma em cada sessão: Fátima Lima, Jaqueline Jesus, Aza Njeri e Leilane Ribeiro

ESPETÁCULO 6 – ‘Novas Gerações’ 

Artistas homenageadas: Tati Quebra Barraco & Iza

Cantora convidada para uma das sessões: Urias

Debatedoras convidadas – uma em cada sessão: Claudia Miranda, Jaqueline Jesus, Leilane Ribeiro e Valéria Monã

SERVIÇO

Teatro Prudential

Rua do Russel, 804 – Glória

Quinta-feira: 20h

Sexta-feira: 19h

Sábado: 20h

Domingo: 19h

 

 

Comentários