Pular para o conteúdo principal

Monalisas Brasileiras homenageia grandes mulheres nas janelas da fachada do Centro Cultural Correios


Uma mostra virada para a rua e montada em janelas de um prédio histórico. Assim é a exposição “Todo dia também é dia da mulher” do projeto “Monalisas Brasileiras” do artista plástico Dilson Cavalcanti que abre no dia 16, na fachada do Centro Cultural dos Correios. São 18 telas gigantes de Monalisas estilizadas, representando importantes mulheres brasileiras como: Princesa Isabel, Elza Soares, Maria da Penha, Hebe Camargo, Dandara, Helô Pinheiro, Tarsila do Amaral, Dra. Zilda Arns, Anitta Garibaldi, Santa Dulce dos Pobres, Chica da Silva, Maria Quitéria, Ana Neri, entre outras, que irão chamar atenção do público passante da Rua Visconde de Inhaúma, no Centro.  
  A ideia é reverenciar diversas mulheres brasileiras que vêm protagonizando transformações em suas vidas e na sociedade, nos últimos cinco séculos, e que, muitas vezes, foram ignoradas. A cantora Elza Soares, que acaba de nos deixar, é especialmente homenageada. A ex-deputada Maria da Penha dispensa apresentações, mas também é um dos ícones contemporâneos da exposição.

"No trabalho híbrido que venho desenvolvendo uso tinta acrílica, água, esponjas, pincéis, espátulas e até rodo de estamparia. Os recursos gráficos digitais, usados na impressão digital das Monalisas Brasileiras deram outra expressão para o meu trabalho abstrato de pintura”, diz o artista  Dilson Cavalcanti.

Comentários