Pular para o conteúdo principal

Campeão Mundial de bodyboard mostra fotografias feitas de dentro do mar


Paulo Barcellos
, bodyboarder e fotógrafo que se especializou em cliques de dentro do mar, vai expor uma seleção de suas obras no Espaço Aura, na Casa Cor Rio. O ambiente assinado por Caco Borges e Carolina Haubrich e patrocinado pela Brentwood conta com duas fotos de Paulo no projeto, mas no dia 23, vai receber mais 12 imagens da curadoria feita pelo cineasta Pedro Rodrigues. A exposição batizada de “Rio das Águas” mostra os trabalhos da série “Retratos do Rio”, em que cartões-postais conhecidos da cidade ganham um novo olhar, de quem está acostumado a ver o mundo de dentro da água.

“A minha vida inteira foi no mar. Tive o primeiro contato aos 10 anos e nunca mais saí dele. Me tornei campeão mundial e ao mesmo tempo fiz faculdade de informática, mas no final da carreira eu não conseguia me ver trabalhando em um escritório. Foi quando um amigo meu fotógrafo me falou a seguinte frase: ‘Paulo, nenhum fotógrafo que eu conheço tem a sua experiência no mar’ Por isso eu comprei a minha primeira câmera com a caixa estanque e fui fotografar no Havaí. Eu só consigo ver os detalhes de dentro do mar, é meu habitat natural”, conta Paulo.

O resultado dessa paixão é único, com fotografias que alcançaram rapidamente o status de obra de arte e estão se tornando queridinhas dos profissionais de arquitetura e design cariocas, pois transmitem a essência da vida na cidade. Ondas cristalizadas, pontos turísticos que parecem invadidos pela água, cenas de uma beleza incomum e de registro difícil integram a  exposição. “Estou fotografando há mais de dois anos o Rio de Janeiro na minha visão aquática, sempre pesquisando as condições climáticas e do mar, partindo na maioria das vezes sozinho em busca de imagens únicas, mostrando como a cidade é linda vista do mar”, diz o fotógrafo, que costuma esperar horas pelo momento perfeito para um clique.



Comentários