Pular para o conteúdo principal

CCBB recebe a mostra "Brasil no [Centro do] Mapa"

 


A mostra "Brasil no [Centro do] Mapa"com curadoria do presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Brasil (Cisbra) e diretor executivo da Autoridade do Desenvolvimento Sustentável, Paulo Protasio, será inaugurada  nesta quarta-feira, 20. A exposição no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, reúne 22 mapas que revisitam a realidade física desde o século XVI até os dias atuais, colocando o país em posição central no mundo.

A exposição faz parte da agenda de celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil e dos 30 anos da Eco-92, com a realização da Rio2030. A conferência funcionará como um polo de mobilização pelo desenvolvimento sustentável junto à sociedade brasileira e à comunidade internacional, com foco na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).  Cartografias de incomensurável valor histórico estarão em exibição, como o Planisfério de Juan de la Cosa, de 1500 - o primeiro a mostrar o continente americano - e o Mapa de Alberto Cantino, de 1502 - pioneiro na apresentação do litoral brasileiro. Uma das joias da mostra é a Cartografia de Anna Bella Geiger, com a apresentação de um vídeo inédito e três obras de cartografia. Há ainda a apresentação de quatro mapas temáticos: emissão de CO2 por habitante, lixo plástico, unidades de conservação e energias renováveis.

Para Protasio, a geografia não pode ser subestimada, já que ela nos dá respostas sobre passado, presente e futuro. “A questão ambiental traz a dimensão da interdependência e um olhar para além das fronteiras. É preciso evidenciar que somos parte de uma relação que não é somente Atlântica. O mundo velho nos olha como mundo novo. Chegou a nossa vez”, conclui.

A exposição  fica aberta ao público de forma gratuita até o dia 30 de junho. O CCBB funciona às segundas-feiras (não abre as terças) e de quarta-feira a sábado das 9h às 21h. Aos domingos, o horário é das 9h às 20h.

Comentários