Pular para o conteúdo principal

Christiane Torloni prestigia a abertura da mostra "Armorial 50"

Christiane Torloni e Denise Mattar 

O Centro Cultural Banco do Brasil inaugurou nesta terça-feira, 29,   a  mostra ”Movimento Armorial 50 ANOS”, uma exposição que reúne arte,  encontros musicais e conversas sobre a arte Armorial. Este movimento foi criado e lide rado pelo dramaturgo, professor, pintor e consagrado escritor Ariano Suassuna (1927-2014).  Com curadoria de Denise Mattar a exposição denominada "Armorial 50" apresenta cerca de 140 obras de arte (a grande maioria nunca havia saído do Recife) em diversos formatos contando com artistas importantes para o Movimento Armorial, dentre eles o próprio Ariano Suassuna, Francisco Brennand, Gilvan Samico, Aluísio Braga, entre muitos outros artistas que fizeram parte deste importante movimento artístico lançado no Recife, em 18 de outubro de 1970.

“Fazer a curadoria da exposição comemorativa dos 50 anos do Armorial foi um desafio. São muitos artistas incríveis envolvidos, como Gilvan Samico, Francisco Brennand, Miguel dos Santos, Romero de Andrade Lima e o próprio Ariano Suassuna s.t., 1985 - Óleo sobre madeira Coleção Instituto e-Brasil Suassuna. Isso apenas falando das Artes Plásticas. Para dar conta da tarefa a exposição foi dividida em módulos que apresentam a Vida e Obra de Ariano, as fases do Movimento Armorial, e as Referências que eram a base de tudo: O cordel e
as festas populares. A exposição tenta manter a magia, o humor, a alegria, as cores e a fantasia, que caracterizam a arte popular e o viés erudito do Armorial”, afirma Denise Mattar. Confira como foi a inauguração nas fotos de Marco Rodrigues.

Felipe Barroso Brito e Guilherme Isnard

Gabriela Azevedo, Regina Godoy e Isabela Farias

Iole Mendonça, Regina Godoy e Anna Accioly

Ricardo Mattar, Clara Fajardo, Denise Mattar e
Guilherme Isnar

Richard Cantant e Renata Penna

Thelma Innecco e Lorena Coutinho

Walter Carvalho, Denise Mattar, Manuel Dantas Suassuna
 e Braulio Tavares


Comentários