Pular para o conteúdo principal

Samba se Aprende na Escola: Canções da Praça Onze será lançada em fevereiro


Samba se Aprende na Escola: Canções da Praça Onze é uma série de 18 episódios abordando a história do samba e do bairro carioca considerado berço do samba, cuja demolição completa 80 anos em 2022.O projeto surgiu de palestras que a jornalista e escritora Beatriz Coelho Silva (Totó) fez em escolas públicas durante seu Mestrado em Letras.

“Usava canções antigas para mostrar a adolescentes de hoje que o samba, tido como a melhor música do Brasil, era mal visto por ser música de pretos pobres. Que confiassem em sua arte”, conta Beatriz.

A Série será lançada  dia 15 de fevereiro, às 20h, no Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCRmfpBmqQLBXVgP-M04NgDQ
Samba se Aprende na Escola é material didático, sem fins lucrativos. Os primeiros episódios contam a história do samba e da Praça Onze. Nos outros 16, apresenta-se uma música sobre o bairro e um especialista fala sobre o tema da mesma. Há ainda uma versão instrumental para a pessoa cantar solo ou em grupo, produzida pelo maestro Paulão 7 Cordas.
Os entrevistados destrincham cada canção.  Paulão 7 Cordas conta como se faz samba enredo; Cristina Buarque fala de pesquisa musical e feminismo, João Roberto Kelly (autor do Rancho da Praça Onze) e Aluísio Machado (autor de Bumbum Paticumbum prugurundum) contam como criaram estes clássicos. E Ronaldo Wrobel, fala como era a Praça Onze, onde seus avôs, imigrantes judeus, foram morar quando chegaram ao Brasil fugindo do nazismo. Para Beatriz, o samba é “a forma de o Brasil se expressar”.

Depois do lançamento no canal do Youtube, os episódios serão disponibilizados também nas plataformas de streaming, Spotify Deezer e Amazon, às terças e quintas-feiras, às 6h da manhã, até o mês de abril. 

Comentários