Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de outubro 22, 2021

Nova edição do projeto “Música na Sacada” apresentará duo de voz, violino, pífano e rabeca

O projeto “Música na Sacada” da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) ganhará mais uma edição nos dias 28 – Dia do Servidor Público – e 29. A apresentação artística, sempre às 12h, é inspirada na iniciativa dos europeus nos primeiros meses da pandemia, quando músicos tocavam e cantavam nas sacadas dos prédios para aliviar a tensão e tristeza vivida com a pandemia da Covid-19. Para essa edição, se apresentarão a cantora e compositora Maisa Arantes , e o violonista e educador Marcelo Nedes .  As apresentações acontecem na sede da EMERJ, na Rua Domo Manuel, nº25, Centro. As doações poderão ser realizadas no andar térreo da instituição, com todos os cuidados devido à pandemia da Covid-19.  Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Comunicação da EMERJ (DECOM) pelo e-mail:  emerj.decom@tjrj.jus.br .  

Governador do Rio confirma presença na inauguração do "Bar Alcione, o Casarão da Marrom"

Nesta próxima terça, dia 26,   será inaugurado o segundo bar da Marrom : "Bar Alcione, o Casarão da Marrom", no local aonde era o Ameno Resedá, no bairro do Catete. O evento já tem confirmada a presença do   Governador do Rio que, na ocasião, irá anunciar uma nova ação cultural para o Estado. A surpresa preparada por Cláudio Castro   envolve uma grande   homenagem à cantora por conta dos 50 anos de carreira que irá completar em 2022.  Inaugurado com show da anfitriã, às 21:30h, com direito à abertura do   Grupo "Curtindo a Vida", a partir das   19:30h, o Bar  já tem programação  fechada para todo o mês de outubro,  que inclui nomes como os conjuntos  Antes samba do que mal acompanhado, Molejo, Casuarina, Canta, canta minha gente e Grupo  Arruda , e cantores como  Danilo Hudson  (que fará uma  participação especial  durante o show da maranhense ) ,  Gabby Moura,  Sandra Sá, Marcelle Motta  e  Flávia Saolli.

Rio Othon Palace realiza Festival Português

O Rio Othon Palace, em Copacabana, realiza até 02 de novembro, o Festival Português, no restaurante Skylab. O evento acontece sempre de quinta-feira a domingo, das 19h às 23h, exceto nos dias 01 e 02 de novembro que serão datas extras devido ao feriado. É necessário reservar pelo telefone (21) 2106-1500.   

Música no Museu apresenta Sons do Brasil em Copacabana, Tijuca e no Centro

Depois do sucesso da versão virtual assistida por mais de 15.000 pessoas,  Música no Museu prossegue nos dias 23, 26 e 31, de forma presencial, o evento “Sons do Brasil”. A programação está cantando e “contando” a diversidade musical brasileira das cinco regiões do país. Dia 23, às 17h, no Centro da Música Carioca Arthur da Távola, acontece a apresentação do Trio Marco de Pinna , Kevin Shorttal , violão de sete cordas, Diogo Trindade , percussão, com participação especial de Harold Emert , oboé - o chorinho brasileiro. O Museu do Exército – Forte de Copacabana, recebe no dia 26, às 18h, o Duo Sheila Zagury , piano e Dani Spielmann , sax, flauta, com o programa “Uma viagem pelo Brasil em ritmo de choro”. O encerramento acontece dia 31, às 18h, no Museu da Justiça, com a Camerata do Uerê- Comunidade da Maré presentando o programa “Músicas brasileiras de todos os tempos”.

Empresários elogiam retorno de movimento no Rio

Decreto publicado no Diário Oficial do Governo do Estado do Rio (no dia 19), com a determinação de que os servidores públicos estaduais,  vacinados com as duas doses da vacina contra a Covid-19, retornem ao trabalho presencial , nas repartições públicas, foi elogiado por empresários e comerciantes. "O Centro do Rio de Janeiro precisa dos funcionários públicos,  pois a presença deles incrementa a economia. A volta ao trabalho presencial,  para os que já tomaram as duas doses da vacina,  é uma medida acertadíssima. O movimento no Rio de Janeiro cresceu muito depois dessas fases da vacinação"- disse o diretor da Sergio Castro Imóveis e presidente do Diário do Rio,  Claudio Castro .  Essa semana,  o secretário municipal de Planejamento Urbano,  Washington Fajardo ,  um dos principais idealizadores da revitalização do Centro do Rio,  afirmou que a Prefeitura vai facilitar tudo para empresários que invistam em novos empreendimentos residenciais no Centro do Rio. 

Maria Adélia Saturnino Braga segue carreira do pai

Formada em Psicologia pela Universidade de Santa Úrsula,  terapeuta de família,  psicóloga voluntária de ONGs e de comunidades carentes, Maria Adélia Saturnino Braga vai seguir a carreira do pai,  o ex-senador Saturnino Braga . No final de novembro,  Saturnino Braga , 90, reunirá um grupo de amigos da política para lançar a pré-candidatura da filha e colaboradora de muitos anos (ela coordenou as duas últimas campanhas do pai) a deputada estadual pelo PSB. "Conto com o apoio do Alessandro Molon (deputado federal e presidente do PSB do Rio de Janeiro) e do Carlos Siqueira (presidente nacional do PSB). Maria Adélia sempre me ajudou em minhas campanhas. Agora eu vou ajudá-la.  É uma candidatura com propostas inovadoras e contemporâneas.  Precisamos de jovens com cultura e  consciência social, na política.  Maria Adélia será uma excelente deputada estadual "- disse Saturnino .

Exposição "Flor Essência" no Jardim Botânico chama atenção para diagnóstico precoce do câncer de mama

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro recebe, entre os dias 22 e 31, o ensaio Flor Essência, da médica e fotógrafa Fátima Marchi . A exposição traz a temática do câncer de mama por meio de imagens de flores, produzidas utilizando um mamógrafo. A entrada é gratuita. Além da mostra fotográfica, nos dias 29, às 14h, e 31, às 11 h (último dia da exposição), a médica fará palestras abertas ao público, quando abordará a sua experiência em superar o câncer de mama, a arte e a fotografia, além de ressaltar a importância da conscientização do cuidado com a saúde durante todo o ano. A mostra chama a atenção do público para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama de uma forma poética, trazendo a sensibilidade artística. De acordo com o Inca, a estimativa é que mais de 60 mil pessoas por ano sejam diagnosticadas com a doença. Por outro lado, as chances de cura ultrapassam 90%, quando detectado em estágio inicial. "Ao colocar diversas flores em um mamógrafo e radiografá-las com to

Sushi Bar do Supermercardo Zona Sul realiza Festival de Karê

O Sushibar do Supermercardo Zona Sul, comandado pelo Chef Carlos Ohata , na Rua Pacheco Leão- 16, no Jardim Botânico, irá realizar o Festival de Karê neste fim de semana, 23 e 24, a partir das 11h.  O Karê Raisu é um dos pratos mais apreciados no Japão atualmente e não poderia ficar de fora do Sushibar. Ele é formado a partir do condimento  karê  em japonês, que significa  curry  e  raisu  que traduzido para o português é arroz. Esse tradicional elemento da gastronomia nipônica será servido em quatro opções que acompanham arroz branco japonês e gengibre em conserva. 

Poesia e Cultura no Instagram

O poeta Manoel Herculano ,  maranhense,  radicado no Rio de Janeiro,  receberá para live  neste domingo,  dia 24,  às 18h, a cantora e compositora Karla Sabah . "Todos os domingos,  recebo amigos para falar de cultura,  literatura e poesia. No último domingo tive o prazer de conversar com a jornalista e doutora em Comunicação e Cultura,  Cristina Nunes ,  doutora em Ciências Sociais e pesquisadora da Uerj , além de Charles Theone . As lives são transmitidas pelo Instagram @poetamanoelherculano "- explicou o poeta Herculano .