Pular para o conteúdo principal

Exposição "Flor Essência" no Jardim Botânico chama atenção para diagnóstico precoce do câncer de mama

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro recebe, entre os dias 22 e 31, o ensaio Flor Essência, da médica e fotógrafa Fátima Marchi. A exposição traz a temática do câncer de mama por meio de imagens de flores, produzidas utilizando um mamógrafo. A entrada é gratuita. Além da mostra fotográfica, nos dias 29, às 14h, e 31, às 11 h (último dia da exposição), a médica fará palestras abertas ao público, quando abordará a sua experiência em superar o câncer de mama, a arte e a fotografia, além de ressaltar a importância da conscientização do cuidado com a saúde durante todo o ano.

A mostra chama a atenção do público para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama de uma forma poética, trazendo a sensibilidade artística. De acordo com o Inca, a estimativa é que mais de 60 mil pessoas por ano sejam diagnosticadas com a doença. Por outro lado, as chances de cura ultrapassam 90%, quando detectado em estágio inicial.

"Ao colocar diversas flores em um mamógrafo e radiografá-las com toda delicadeza, a metáfora da mulher é trazida à tona para desmistificar o estereótipo do desconforto que o exame ainda carrega, despertar para a beleza e encorajar a conscientização para o cuidado da saúde feminina", explica a médica Fátima Marchi.

Comentários