Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de outubro 20, 2021

A artista plástica Duda Oliveira abre a exposição “Enredados” no Centro Cultural Correios RJ

A artista plástica niteroiense Duda Oliveira atravessa a Baía para abrir a exposição "Enredados" no nesta quinta-feira, 21, no Centro Cultural Correios RJ. A mostra apresenta 6 esculturas e 6 pinturas, com 2 metros de altura, abstratas, feitas com metal naval e sucata, fazendo conversar entre si o orgânico e o material, a  sustentabilidade e a forma como todos se encontram ligados em rede nos tempos atuais, por livre escolha ou não, principalmente após o isolamento da pandemia. A curadoria é de Carlos Leal e a realização da jornalista e crítica de arte Patrícia Toscano (CRIO.Art). "Enredados" convida o observador a pensar sobre as redes das quais faz parte - social, digital, política, econômica e pessoal - e de que forma se comporta dentro delas, por livre escolha ou imposto. Assim como na pesca, onde se joga a rede e o que é pescado ali está sem escolha. Como na obra principal, que leva o nome da exposição, onde os tons de azul e o metal contrapõem as escolhas. 

Laura Zandonadi faz show de lançamento presencial do EP ´A Voz de Alguém`

Laura Zandonadi sobe ao palco do Theatro Municipal de Niterói, dia 22, às 20h, para lançar o EP ‘A Voz de Alguém’. “No repertório, as releituras presentes no EP se misturam com canções autorais e inéditas de compositoras e compositores da minha geração”, conta a artista. Estão confirmadas as participações da cantora Mayla e do multi-instrumentista Sérgio Chiavazzoli.

Supermarket inaugura loja com temática de cinema

Para homenagear a história do extinto Cine Ópera, o Supermarket que inaugura em Botafogo, na quinta-feira, dia 21, no mesmo local onde funcionou o antigo cinema, optou por construir a primeira unidade temática do grupo. Os consumidores que forem ao mercado poderão assistir a filmes clássicos enquanto fazem as suas compras. Um projetor instalado no meio da loja vai exibir cenas de filmes como E O Vento Levou, Casablanca, A Marca do Zorro, entre outros. E, para dezembro, já estão programados clássicos de Natal.

Wanda Sá faz homenagem para Vinicius de Moraes

Wanda Sá , uma das intérpretes mais importantes da Bossa Nova, apresenta a live “Para Sempre Vinicius de Moraes”,  dia 22, às 21h, no youtube do Blue note Rio e SP. A homenagem terá participações especiais como a filha do poeta, Georgiana de Moraes , Isabel Lobo , filha de Wanda Sá e Edu Lobo , da netinha de Wanda , de 7 anos. E ainda participação do último parceiro de Vinicius , o querido Toquinho . Vinícius de Moraes nasceu e morreu no bairro da Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. Poeta, compositor, escritor, cantor, dramaturgo e diplomata. Um dos grandes poetas brasileiro, também compositor de muitos sucessos , deixou  um legado no mundo da música, consagrando-se entre os maiores compositores. Ele foi o poeta da Bossa  Nova  É autor de parcerias com Tom Jobim, compondo canções como “Se Todos Fossem Iguais A Você”,  Garota de Ipanema, Felicidade entre tantas.

In Cena realiza evento cultural com lançamento do livro de poesias da jornalista Tamiris Pires

Localizada numa casa em Botafogo, a In Cena Casa de Artes e Produções   abre suas portas no dia 23 (sábado), das 15h às 19h, para o evento cultural gratuito “Você In Cena” – que todo mês vai apresentar um artista independente da música, artes cênicas, literatura ou artes plásticas. Na primeira edição, a jornalista carioca Tamiris Pires lança seu primeiro o livro de poesias “Não se engane com ela” (Editora Autografia). Na ocasião, a autora fará a leitura de seus poemas e o microfone estará aberto para quem quiser participar.

Vinhos BR é exibida no Vinho na Vila

A série Vinhos BR apresenta o universo da produção de vinho nacional, passeando por vinícolas e conversando com agricultores brasileiros. Dirigida pela cineasta Malu de Martino , a série de 13 episódios será exibida no evento Vinho na Vila, no Morro da Urca, no Rio de Janeiro, nos dias 23 e 24.

Galeria Carioca Marcia Barrozo do Amaral Apresenta Painéis de Azulejos de Noel Marinho

De hoje até o dia 24 acontece a 17ª SP Arte ( @sp_arte ), maior feira de arte da América Latina, que este ano estreia na Arca, galpão industrial dos anos 1960, em Vila Leopoldina, transformado em um novo pólo de arte de São Paulo. O Rio estará muito bem representado por lá: a galeria carioca  Márcia Barrozo do Amaral  vai apresentar 11 obras do arquiteto e muralista Noel Marinho  (falecido em 2018, aos 90 anos), incluindo painéis de azulejos em composições inéditas e cores exclusivas feitas a partir de matrizes originalmente criadas por ele. Essas reinterpretações do legado de Noel (incluindo transposições para novos suportes, dimensões e tiragens) são feitas pelo Estúdio Design Noel Marinho  (@noel_marinho ), comandado por sua filha (também arquiteta) Patricia Marinho , com sócia Menuèle Colas , sempre com a curadoria de Heloísa Amaral Peixoto . Tem mais Noel em São Paulo nesta semana:  no dia 21 (quinta-feira), às 16h, será lançando o Livro “Noel Marinho - O uso imaginoso dos azulej

EMERJ realiza IV Jornada Ítalo-Brasileira de Direito Privado

Nos dias 26 e 27, às 10h, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), por meio do Fórum Permanente de Direito da Cidade e do Núcleo de Pesquisa em Ambiente e Moradia (NUPEMIA), vai realizar o  webinar  IV Jornada Ítalo-Brasileira de Direito Privado Novos Desafios do Direito Contratual: Uma Análise Ítalo-Brasileira. O evento contará com tradução simultânea para português e será via Zoom e YouTube.

Medalha para Galvão

Criador do famoso bordão ‘bem amigos’, o narrador esportivo Galvão Bueno pode ser homenageado com a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Alerj. O projeto de resolução, dos deputados André Ceciliano (PT), presidente da Casa, e Alexandre Knoploch (PSL) será votado na sessão plenária desta quarta-feira (20). Na justificativa, os parlamentares destacam a trajetória do apresentador e sua contribuição à TV brasileira. Vai que é sua, Galvão...

Nova filial da Sergio Castro Imóveis

Será inaugurada no primeiro semestre de 2022, no Largo do Guimarães,  em Santa Teresa,  uma filial da Sergio Castro Imóveis. Diretor da imobiliária,  o empresário Claudio Castro ,  disse que ele e outros comerciantes da região,  além de especialistas do setor de lazer e entretenimento,  estão confiantes nos projetos das autoridades estaduais e municipais para melhorar a segurança no bairro. O  empresário disse que vai apostar no projeto Bairro Seguro,  lançado recentemente em Santa Teresa. "A região  é de interesse turístico e cultural. Segurança não é de esquerda,  nem de direita. O lado certo é o da segurança. Santa Teresa,  seus moradores e seus comerciantes ganham muito com iniciativas de tornar o bairro seguro.  Isso vai tranquilizar os turistas e visitantes que amam o bairro "- disse Claudio Castro .

Homenagem da Advocacia Preta Carioca

Ana Tereza Basílio ,  vice-presidente da OAB-RJ, e Luciano Bandeira ,  presidente da entidade,  vão receber homenagem (os dois são candidatos à reeleição),  neste sábado, dia 23, às 19h, em jantar oferecido pelas advogadas Angela Borges Kimbangu , Ferla Bellisario , Luciana Rosa e a Advocacia Preta Carioca,  no Vila Galé, na Lapa. Entre os convidados que confirmaram presença,  destacam-se o desembargador André Fonte s e a desembargadora Ivone Ferreira Caetano ,  primeira magistrada negra do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro,  além de outras importantes personalidades do mundo jurídico.