quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Roberta Spindel celebra novo single e um milhão de views com show no Hotel Fairmont

Roberta Spindel vai fazer um show, dueto com voz e guitarra de Miguel Bestard, no Hotel Fairmont (Av. Atlântica, 4240, Copacabana), dia 14, 20h, na área da piscina. A artista está lançando o single “Perdida em alto mar”, uma canção que conta a história de uma alma que espera pela outra. Fala sobre um amor de primeiro encontro que sonha calado. Recentemente, a compositora lançou dois outros singles: “Mais uma vez” e “Alma água”.

Cantor Márcio Gomes volta com o “Eternas Canções”, no Imperator

Devido o sucesso, o cantor Márcio Gomes foi convidado pela direção do Imperator para mais uma apresentação de seu show “Eternas Canções”, no dia 20 e, para essa apresentação ele pretende homenagear grandes artistas como Agnaldo Timóteo, Cauby Peixoto, Nelson Gonçalves e as eternas cantoras do rádio, como Ângela Maria e tantas rainhas que são idolatradas até os dias de hoje. Márcio promete a cada apresentação, mais convidados surpresas. Quem for assistir verá.

Espetáculo “Era Medeia” encerra temporada virtual gratuita no canal do Youtube da Firjan SESI

O espetáculo “Era Medeia” encerra sua temporada virtual gratuita, dia 18, no canal do Youtube da Firjan SESI. Com supervisão de Cesar Augusto e texto e direção de Eduardo Hoffmann, a peça faz uma reflexão sobre machismo, abuso de poder e exposição da vida privada. Em cena, estão os atores Eduardo Hoffmann e Isabelle Nassar, que vivem Pedro Lobo, um diretor excêntrico, e Verônica Albuquerque, uma atriz insegura. O público é convidado a assistir a um ensaio aberto do espetáculo no qual estão trabalhando juntos. Aos poucos, o passado deles vem à tona, e os espectadores passam a ser testemunhas de um acerto de contas íntimo entre os personagens.

Path Amazônia terá ingresso colaborativo e mais de 70 horas de conteúdo online

Estão abertas as pré-inscrições para o Path Amazônia, edição especial do Festival Path, que acontecerá de forma virtual nos dias 30 e 31. Com mais de 70 horas de conteúdo sobre inovação, diversidade e sustentabilidade - muitos deles produzidos diretamente da região Amazônica - o evento terá um novo formato na cobrança de ingresso. A organização vai sugerir um preço, mas cada um que fizer sua inscrição poderá contribuir com valor que desejar ou assistir gratuitamente. Para garantir o acesso à plataforma é preciso se inscrever por meio do site ondemand.festivalpath.com.br

Marcia Barrozo do Amaral apresenta na SP-Arte primeira exposição do arquiteto e muralista Noel Marinho

Com seu olhar apurado, a galerista Marcia Barrozo do Amaral, selecionou 11 obras inéditas do arquiteto e grande muralista Noel Marinho para seu estande na SP-Arte desse ano, na próxima semana, de 20 a 24, em São Paulo. A galerista é conhecida por apresentar apenas um artista nas grandes feiras. Um arquiteto a frente do seu tempo. Noel Marinho (1927 - 2018) atuou ao lado de grandes mestres como Oscar Niemeyer e Lucio Costa, por isso é representante da geração que participou intensamente dos áureos tempos da arquitetura brasileira moderna, a partir dos meados dos anos 50. Muito mais que um arquiteto, Noel era um exímio muralista e sempre teve um especial interesse pela integração do azulejo e do mosaico, personagens semióticos marcantes na Arquitetura Brasileira.

Desde o início, desenhou painéis de azulejos - sua cabeça estava em constante criação, desde desenhos até colagens. Ainda pouco conhecida do grande público, essa produção de composições improváveis de formas e cores e o alinhamento de Noel à estética do modernismo que vigorava nas artes e na arquitetura no período de sua formação, era um tesouro escondido, revelado por sua filha Patrícia Marinho e pela curadora e museologista Heloisa Amaral Peixoto, através do projeto que leva o nome do artista.

Cia Ateliê do Gesto traz “Dança Boba” ao Teatro Casa Grande

Oportunidade de assistir “Dança Boba”, espetáculo da Cia Ateliê do Gesto, de Goiânia, que retorna ao Rio após sucesso de crítica e público em janeiro de 2020. Agora, duas únicas apresentações  que acontecem dentro dos protocolos de segurança no Teatro Casa Grande, no Leblon, na quarta e quinta-feira, dias 13 e 14, às 20h. A montagem de dança contemporânea utiliza da simplicidade da construção poética, além da entrega dos seus intérpretes, João Paulo Gross e Daniel Calvet, embalados por músicas de todos os tempos, quando proporcionam momentos que transitam entre memórias, nostalgias, leveza, dramaticidade e ludicidade.

Concerto em homenagem a Espanha

Theatro Municipal e Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca - OSJC realizam homenagem ao Dia Nacional da Espanha, quinta-feira, dia 14, às 19h.  Realizado em parceria com a Elecnor Brasil e Grupo Cobra, além do apoio do Consulado Geral da Espanha no Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, o concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro tem direção musical e regência do maestro Anderson Alves e transmissão ao vivo pelo canal https://www.youtube.com/orquestranasescolas . 

O repertório é composto por músicas de grandes artistas da Espanha, que conta com célebres canções, como de R.Chapi, Manuel de Falla, dentre outros compositores.  “O Concerto promovido pela OSJC é uma bela celebração da amizade Brasil-Espanha através da música”, afirma o Cônsul Geral da Espanha no Rio de Janeiro, Luis Prados Covarrubias. E completa: “Estamos muito contentes de receber essa homenagem em uma data tão especial e poder unir, ainda que em sua maioria de maneira remota, a todos aqueles que fazem parte da grande família hispano-brasileira”. Foto: Rafael Ribeiro

 

Luciano Bandeira e Ana Tereza Basílio no lançamento da chapa OAB Forte Unida

Luciano Bandeira,  presidente da OAB-RJ, e Ana Tereza Basílio,  vice-presidente da entidade (eleitos no final de 2018), estarão nesta quinta-feira, dia 19, no evento de lançamento da chapa OAB Forte Unida, a partir das 19h, no Jockey Clube Brasileiro, na Praça Santos Dumont,  31, Gávea. Candidatos à reeleição à presidência e à vice-presidência da OAB-RJ,  nas eleições de 16 de novembro deste ano,   para o biênio 2022-2024, Luciano Bandeira e Ana Tereza Basílio obtiveram mais de 51% de votos no pleito de 2018. 

Música no Museu apresenta “Sons do Brasil”

Depois do sucesso da versão virtual assistida por mais de 15.000 pessoas, Música no Museu prossegue, nos dias 16, 23, 27 e 31, de forma presencial, com o evento “Sons do Brasil”. A programação está cantando e “contando” a diversidade musical brasileira das cinco regiões do país. As apresentações estão visitando os ritmos, coreografias e canto desde o período da escravidão e que vão gradualmente se transformando em ritmos, coreografias e cantos autônomos. Inicialmente cultivados pela população mestiça e, num segundo momento, dentro dos teatros e das “casas dos brancos”, já sob a forma de canções ou danças como a fofa, o lundu e o fado. O evento está abordando também os autos de coroação dos reis do Congo, que deram origem ao maracatu pernambucano, ao afoxé baiano e aos cantos de trabalho dos escravos no campo e nas cidades. Os sons dos negros no Brasil iluminam uma série de fatos culturais, que estão na base da “música popular brasileira”.

O projeto, que é patrocinado pelo BTG-Pactual, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS, é fruto de um trabalho de pesquisa do musicólogo Newton Nazareth. A ênfase do projeto é na música das regiões brasileiras, edição incluindo Libras que foi e continua sendo exibida pelos canais do Música no Museu e complementada com a versão presencial que também será transmitida on-line. 

Restaurante Popular em Macaé

Lideranças do Rio de Janeiro e empresários cariocas elogiaram inciativa do governo estadual  de levar o Restaurante Popular para Macaé. No município fluminense serão servidas 1 mil e quinhentas refeições diárias por R$ 1 (um real). O café da manhã custará 50 centavos. As inaugurações estão previstas para março de 2022. "Precisamos, urgente, de iniciativas como esta, aqui na capital. Dar dignidade às pessoas passa por uma mesa, cadeira e alimento de qualidade. Restaurante Popular é dignidade. E, também, uma solução" - disse o empresário Claudio Castro,  diretor da Sergio Castro Imóveis e presidente do Diário do Rio,  que atua,  atualmente,  em vários movimentos de revitalização do Centro da Cidade do Rio de Janeiro.   

Terceiro dia do Rock Brasil 40 tem apresentações de Moska e Frejat

O terceiro dia do Rock Brasil 40, o maior festival de música do ano, contou com apresentações de Moska e Frejat. O evento que vai até 1º de novembro, traz diversas atrações, algumas gratuitas, como pocket-shows, musicais, documentários, exposições de arte e foto, palestras, além de grandes apresentações, nos fins de semana, com os principais nomes do rock brasileiro. Confira nas fotos de Cristina Granato!

Claudia Mauro , Andrea, Peck Mecenas,
Maria Gabriela e Gleizer Azevedo

Peck Mecenas, Frejat e Moska

Tom Karabachian, Luiz Fernando Coutinho, 
Robson Caetano e Liége Monteiro