quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Kika Malk e Renan Rodrix lançam single com participação de Bruno Gouveia

A dupla Kika Malk e Renan Rodrix lança o single "Pra chamar de amor", com participação de Bruno Gouveia, no dia 10. A música têm produção de Nani Dias. Kika e Renan são cariocas. Kika é soprano, dona de uma voz doce com afinação precisa, o que potencializa o romantismo das músicas e do casal. Já Renan é compositor e cantor e foi apresentado para o meio musical por ninguém menos que Ezequiel Neves, lendário e saudoso produtor e descobridor de Barão Vermelho e Cazuza.

EMERJ debaterá Inovação e Poder Judiciário com convidados da Europa e América Latina

O Observatório de Pesquisas Bryant Garth da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará, no dia 13, às 9h, via plataformas Zoom e YouTube, um ciclo de palestras nacionais e internacionais sobre “Inovação e Poder Judiciário”. O evento será totalmente on-line e com tradução simultânea dos palestrantes estrangeiros. Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito participantes do evento. Para se inscrever, acesse o link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/ciclo-de-palestras-inovacao-e-poder-judiciario.html .

Atividade Física é tema de Encontro Científico

Diretor da Med-Rio Check-up, Gilberto Ururahy será o anfitrião do 13°Encontro Científico com a Prevenção, na próxima segunda, dia 13, às 19h30, na sede da clínica de Botafogo, com palestra do doutor Claudio Gil Araújo,  um dos maiores especialistas em Medicina do Esporte do país. O tema do encontro é Atividade Física.  A transmissão ao vivo será pelo Instagram da Med-Rio Check-Up. 

Nany People apresenta "Tsunany" no Teatro Claro Rio

Após sucesso na novela “O Sétimo Guardião” e no programa “Pop Star”, na Rede Globo, a atriz e humorista Nany People estreou seu novo solo de humor: TSUNANY. A humorista se apresenta hoje, no Teatro Claro Rio, em Copacabana, às 20h. A comédia relata de maneira divertida os diversos “mal sucedidos hábitos” da vida moderna, como a cirurgia plástica sem limites, os exercícios físicos em excesso, os hábitos tecnológicos desregrados, como o uso indiscriminado de celulares aplicativos e as consequências em nossos relacionamentos sociais, afetivos e sexuais.

Fernanda Abreu é a convidada de Rock Brasil

Aniversariante da semana (fez 60 anos nessa quarta,  dia 8), a cantora Fernanda Abreu é a convidada da jornalista Ana Claudia Guimarães, no Rock Brasil,  que acontecerá hoje, às 19h, na live do Rock Brasil, realizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil. O Festival Rock Brasil vai acontecer no CCBB, a partir de 6 de outubro. A transmissão da live será pelo Instagram @rockbrasil40anos. 

Especialista faz alerta para o aumento de 40% de casos positivos para COVID-19 e defende a importância da testagem

No mês de agosto, o estado do Rio de Janeiro viveu o maior pico de casos desde o início de 2021, devido a chegada da nova variante Delta. Dos casos confirmados no estado do Rio de Janeiro, 60% foram infectados pela nova variante. 

Segundo o Dr. Marcos Villela Pedras Polônia, médico, Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, sócio-diretor da Clínica de Medicina Nuclear Villela Pedras, houve um aumento significativo na procura pela realização dos testes. " No mês de agosto houve um aumento na procura de testes de covid em torno de 150% com aumento de percentual de positivos em torno de 40%, e os dados do Drive precedem com os acontecimentos nos hospitais. Os números começam a subir e os hospitais começam a aumentar as internações, afirma o especialista.
 
O médico explica que os números anteriores ao mês de agosto ficavam em torno de 10% a 12% de positividade. Em meados deste mês , esse percentual alcançou 18% a 22% e, até 25%, em um dos dias, de casos positivos. Um número de positivos semelhante ao verificado em janeiro no estado. "No final de agosto, até este início de setembro, nós temos verificado uma tendência de diminuição desse percentual de positivos, retornando aos patamares anteriores ao mês de agosto, em torno de 10 a 12%. Entretanto, todos os dias com casos de diagnósticos positivos", reitera o Dr. Marcos.  
 
O profissional de saúde também alerta para a importância da testagem para identificar as pessoas que são assintomáticas. “Essas pessoas são carregadoras do vírus para outras pessoas, inclusive do grupo de risco, que podem manifestar sintomas graves, enquanto elas mesmas não estão sentindo nada de diferente”, explica o especialista. O médico esclarece  que os testes não são um atestado de liberdade dos cuidados, mas sim uma forma de identificar os assintomáticos que são positivos e evitar o contágio entre amigos e familiares no período.
 
Sobre os resultados, ainda ressalta que o resultado negativo do teste de antígeno indica a ausência de carga viral no organismo, mas há uma janela de 3 dias em que a pessoa pode estar contaminada e o teste não identificar.  Por isto ele orienta as pessoas a independente de resultados a continuar testando e manter todos os cuidados de distanciamento, assepsia  e uso de máscaras.

Empresários e moradores protestam contra abandono do Chafariz da Glória

Tombado pelo IPHAN, restaurado nos anos 60 e, depois,  em 2012, o Chafariz da Glória está abandonado. De acordo com moradores e empresários responsáveis pela venda e aluguel de imóveis na região, o patrimônio histórico- construído durante o reinado do Marquês do Lavradio, em 1772- foi completamente destruído nos últimos meses, principalmente depois da pandemia. Para o empresário Claudio Castro, diretor da Sergio Castro Imóveis e presidente do Diário do Rio, "a destruição da cultura e do patrimônio histórico do Rio se tornou regra e não mais exceção".  "É um absurdo. Em poucos meses,  o monumento foi ocupado por moradores de rua,  camelôs, entre outros  . A comunidade da Glória assiste ao descaso das autoridades,  impotente e chocada. Além da sensação de insegurança causada por isso,  prejudica que qualquer un tenha negócios na proximidade "- afirmou Claudio Castro

 

Iniciativa do Instituto Italiano de Cultural leva três exposições gratuitas ao Centro Cultural Correios

Este mês a Itália vai invadir o Rio de Janeiro com uma experiência que promete ser enriquecedora, por envolver manifestações artísticas como fotografia, arquitetura, pintura e literatura. Três grandes exposições vão acontecer simultaneamente no Centro da cidade. A iniciativa partiu do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro (IIC-RJ) e ganhou o nome de Ocupação Itália. O evento é composto por duas mostras fotográficas e uma de arte. São elas: Dell’Architettura – Investigação fotográfica sobre a influência italiana na paisagem carioca, com fotos de Aristides Corrêa Dutra e curadoria do próprio artista em parceria com a diretora do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, Lívia Raponi; Praças [In]visíveis, coletiva de 21 fotógrafos italianos com curadoria de Marco Delogu, e Poéticas dos espaços, primeira grande mostra na cidade do italiano Umberto Nigi. As exposições podem ser visitadas no Centro Cultural Correios a partir do dia 10, de terça a sábado, com entrada franca.

Morre no Rio de Janeiro, aos 93 anos, o Acadêmico Tarcísio Padilha

O Acadêmico e professor Tarcísio Padilha faleceu na manhã de hoje, no Rio de Janeiro, vítima de COVID-19. Diante da recomendação de se evitar reuniões e aglomerações por conta do coronavírus, não haverá velório. “Foi presidente da ABL e de inúmeras e prestigiosas instituições internacionais. Tarcísio participou da criação de universidades, fundou cátedras, cursos de pós-graduação, conquistando amigos e discípulos. Foi reconhecido como filósofo da esperança não porque a estudou, mas porque soube aplicá-la com sabedoria na sua mundivisão. Ex-presidente da sociedade internacional de filósofos católicos, foi amigo dos últimos Papas, sobretudo de João Paulo II. Tarcísio encarnou a filosofia da hospitalidade e da acolhida, pondo em prática o ideal de Panikkar: o "diálogo dialogante". Absoluta liberdade, sem precondições, sem espaço para a colonização do Outro. Tarcísio defendeu a dupla cidadania agostiniana. Hoje habita o ponto ômega. Fonte de luz e de esperança.”, declarou Marco Lucchesi, presidente da ABL.

A OAB no início de carreira

Vice-Presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio vai receber para live hoje, às 19h,  as advogadas Patrícia Pacheco, presidente da OAB Jovem da Barra,  e Thais Fontes,  coordenadora do Projeto Mentoria da entidade. O tema do encontro virtual é Importância da OAB no início de carreira. A transmissão será pelo Instagram de Ana Tereza Basílio

Mostra “Futuro Agora” aborda temas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente

Um pavilhão de madeira sustentável de reflorestamento formado por 24 painéis fotográficos, em plena Praça Mauá, irá receber, até 17 de outubro, a exposição “Futuro Agora Revisitando a Arquitetura em Terra”, contribuindo com novas formas de pensar e entender os desafios da arquitetura, questões contemporâneas e urgentesA mostra proporciona uma nova experiência arquitetônica unindo o conhecimento do que se tem de mais novo na alta tecnologia a um dos primeiros materiais usados na construção, a terra (como a argila e o barro), e suas aplicações contemporâneas. O evento a céu aberto, com entrada franca, faz parte da mostra oficial da Suíça no 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO. Idealizada por Jason Baumann, da Insight Architecture, a exposição apresenta também quatro webinares online com palestrantes internacionais.