Pular para o conteúdo principal

Especialista faz alerta para o aumento de 40% de casos positivos para COVID-19 e defende a importância da testagem

No mês de agosto, o estado do Rio de Janeiro viveu o maior pico de casos desde o início de 2021, devido a chegada da nova variante Delta. Dos casos confirmados no estado do Rio de Janeiro, 60% foram infectados pela nova variante. 

Segundo o Dr. Marcos Villela Pedras Polônia, médico, Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, sócio-diretor da Clínica de Medicina Nuclear Villela Pedras, houve um aumento significativo na procura pela realização dos testes. " No mês de agosto houve um aumento na procura de testes de covid em torno de 150% com aumento de percentual de positivos em torno de 40%, e os dados do Drive precedem com os acontecimentos nos hospitais. Os números começam a subir e os hospitais começam a aumentar as internações, afirma o especialista.
 
O médico explica que os números anteriores ao mês de agosto ficavam em torno de 10% a 12% de positividade. Em meados deste mês , esse percentual alcançou 18% a 22% e, até 25%, em um dos dias, de casos positivos. Um número de positivos semelhante ao verificado em janeiro no estado. "No final de agosto, até este início de setembro, nós temos verificado uma tendência de diminuição desse percentual de positivos, retornando aos patamares anteriores ao mês de agosto, em torno de 10 a 12%. Entretanto, todos os dias com casos de diagnósticos positivos", reitera o Dr. Marcos.  
 
O profissional de saúde também alerta para a importância da testagem para identificar as pessoas que são assintomáticas. “Essas pessoas são carregadoras do vírus para outras pessoas, inclusive do grupo de risco, que podem manifestar sintomas graves, enquanto elas mesmas não estão sentindo nada de diferente”, explica o especialista. O médico esclarece  que os testes não são um atestado de liberdade dos cuidados, mas sim uma forma de identificar os assintomáticos que são positivos e evitar o contágio entre amigos e familiares no período.
 
Sobre os resultados, ainda ressalta que o resultado negativo do teste de antígeno indica a ausência de carga viral no organismo, mas há uma janela de 3 dias em que a pessoa pode estar contaminada e o teste não identificar.  Por isto ele orienta as pessoas a independente de resultados a continuar testando e manter todos os cuidados de distanciamento, assepsia  e uso de máscaras.

Comentários