sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Thereza Christina Rocque da Motta reúne em livro sua poesia de temática grega

A mitologia e o pensamento oriundos da Grécia clássica fascinam poetas mundo afora. Entre os autores contemporâneos de língua portuguesa, podemos citar Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004) e os brasileiros Antonio Cicero, Alexei Bueno e aquela cujo nome é um dos mais importantes surgidos na década de 1980: Thereza Christina Rocque da Motta.

Referências ao imaginário grego pululam nos livros dessa autora que, em 2020, completou 40 anos de carreira literária. Tais referências estavam restritas a 11 dos seus 22 livros. Estavam, porque ela nos brinda agora com “Havê-la enquanto se vive”, cuja edição traz o livro inédito “O mar mais azul” e uma seleta dos textos por ela produzidos a partir da mesma temática, tornando-se um rico compêndio de 150 poemas de inspiração grega.  A obra traz orelha (certamente a última escrita por ele) do poeta Cairo Trindade, morto em 2020, e prefácio do poeta, contista e crítico literário William Soares dos Santos. O lançamento é o segundo do selo Maat (Ibis Libris), voltado a obras de mulheres, e chega às livrarias este mês.

Exposição da artista Rosane Franco inaugura no Centro Cultural Correios RJ

Nesta quinta-feira (26), aconteceu a inauguração da exposição “Dois”, da artista Rosane Franco, no Centro Cultural Correios RJ. Com curadoria de Patricia Toscano, a entrada da mostra é livre, com funcionamento de terça a sábado, das 12h às 19h, seguindo todos os protocolos de higienização para não aglomeração, segurança e prevenção do COVID-19. Confira quem marcou presença nas fotos de Cristina Granato!

Patricia Toscano e Rosane Franco


Leonardo Amarantes e Rosane Franco

Patricia Toscano e Gabriela Noujaim


Patricia Toscano, Rosane Franco e  Ednor Medeiros de Souza Filho

Patricia Toscano, Rosane Franco, Denise Anne e Alê Teixeira

Paula Mendonça de Albuquerque,  Rosane Franco e Ursula Tautz

Sanagê ,  Rosa de Jesus  e Rosane Franco


Soraya Ravenle estreia o show “Ubirajara"

Com direção artística de Inez Viana, Soraya Ravenle estreia o show “Ubirajara" nos dias 28 e 29 (sábado e domingo), às 19h, no Espaço Cultural Municipal Sergio Porto, no Humaitá. 

Cantorias nas janelas e pátio do próprio edifício para aplacar a solidão durante a pandemia, encontros com vizinhos com quem nunca havia conversado ao longo de quase 30 anos, e a descoberta do significado de Ubirajara, nome do seu edifício, inspiraram o novo trabalho de Soraya. A apresentação presencial será com plateia reduzida. Os ingressos estão a venda pela plataforma Sympla

Cantora Maria Marcella lança single de "Além de Amor", música de Vinícius de Moraes e Baden Powell

Depois de lançar, já em meio à pandemia, ano passado, o seu 2º CD, “Dentro D´Água”  (gravadora Kuarup), em parceria com Dori Caymmi, a jovem cantora Maria Marcella volta às releituras de grandes nomes do cancioneiro nacional. Desta vez para apresentar seu 1º EP, entitulado “Além do Amor” – música de Vinicius de Moraes e Baden Powell, praticamente desconhecida do público. Fazem parte ainda do  EP as músicas “Nós Dois”, de Cartola, “Mudança dos Ventos”, de Ivan Lins e Vitor Martins, e outra de Vinícius, “Medo de Amar”. Hoje já estará disponível o single de “Além de Amor“ nas plataformas tradicionais: spotify, deezer, apple music. Os clipes também estarão disponíveis no canal de Maria Marcella no youtube, através do link: https://www.youtube.com/channel/UC4Enzea66paWCfsLdhnrcfw.

Homenagem a Luciano Bandeira

Presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira recebeu homenagem de Ana Tereza Basílio, vice-presidente da OAB-RJ, e de João Basílio, sócio de Basílio Advogados. O encontro teve a participação de  advogados de todos os  municípios do Rio de Janeiro. Na foto, o homenageado com os anfitriões, Ana Tereza Basílio, João Basílio e a advogada Kátia Tavares

Política e Educação na live deste sábado

Com Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora, formado em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza,  o deputado federal Idilvan Alencar (PDT do Ceará) é o convidado do Café com Lupi deste sábado. A transmissão será às 10h, pelo Facebook e pelo Youtube de Carlos Lupi, presidente nacional do PDT. 

Experiência Sonora Descritiva para pessoas com deficiência visual chega ao CCBB

Sucesso de crítica e público, a exposição Nise da Silveira – A revolução pelo afeto, em  cartaz no CCBB Rio de Janeiro até  15 de novembro, ganha  projeto pioneiro em acessibilidade, intitulada “Experiência Sonora Descritiva” quando, de forma amorosa, recria o ambiente da exposição no formato de dramaturgia, como uma radionovela. Um elemento diferenciado e inédito dos programas de audiodescrição, com equipe coordenada pela Inclusive Acessibilidade, de Georgea Rodrigues, jornalista e dubladora, especialista em projetos acessíveis. Nesta prorrogação, a mostra também ganha o mundo com a possibilidade de ser vista em 360º, através do site do CCBB . A “Experiência Sonora Descritiva" também pode ser vista pelo link: www.nisenoccbb.com.br/audiodescricao

Com quase uma hora, a experiência de áudio nas três salas (e no corredor) de Nise da Silveira – A revolução pelo afeto, foi idealizada para pessoas com deficiência visual, mas também uma experiência para todos os visitantes. O processo foi desenvolvido coletivamente por toda e equipe de acessibilidade e composta também por atores e dubladores que reconstituem imagens do universo particular da Dra. Nise, como seu pai, seu marido, a própria Dra, a faxineira do atelier, o fotógrafo, dentre outras pessoas que se transformaram em personagens reais da “Experiência Sonora Descritiva”. Abaixo, sinopse das salas, serviço, bem como ficha técnica com a equipe da “Experiência”.
 
Sob a orientação da portuguesa Josélia Neves, professora, doutora em Estudos de Tradução pela Roehampton University (Reino Unido) e Universidade de Aveiro (Portugal), e professora e pró-reitora na Hamad bin Khalifa University, no Catar, a mostra também conta com a roteirista Georgea Rodrigues e Letícia Schwartz, o desenho de som da editora de cinema Maria Muricy, da ABC e dois usuários do recurso de audiodescrição e consultores com deficiência visual: Rafael Bráz, que também é psicólogo e, Cida Leite, consultora em acessibilidade. Vozes de atores dubladores reconhecidos por personagens famosos do cinema e de séries, como Capitão América, Tocha Humana, Grey’s Anatomy, Billy Holliday, Rei Leão, dentre outros, fazem parte dessa equipe. Abaixo, ficha técnica, bem como a referência dos seus personagens, na mostra e no audiovisual.