Pular para o conteúdo principal

Experiência Sonora Descritiva para pessoas com deficiência visual chega ao CCBB

Sucesso de crítica e público, a exposição Nise da Silveira – A revolução pelo afeto, em  cartaz no CCBB Rio de Janeiro até  15 de novembro, ganha  projeto pioneiro em acessibilidade, intitulada “Experiência Sonora Descritiva” quando, de forma amorosa, recria o ambiente da exposição no formato de dramaturgia, como uma radionovela. Um elemento diferenciado e inédito dos programas de audiodescrição, com equipe coordenada pela Inclusive Acessibilidade, de Georgea Rodrigues, jornalista e dubladora, especialista em projetos acessíveis. Nesta prorrogação, a mostra também ganha o mundo com a possibilidade de ser vista em 360º, através do site do CCBB . A “Experiência Sonora Descritiva" também pode ser vista pelo link: www.nisenoccbb.com.br/audiodescricao

Com quase uma hora, a experiência de áudio nas três salas (e no corredor) de Nise da Silveira – A revolução pelo afeto, foi idealizada para pessoas com deficiência visual, mas também uma experiência para todos os visitantes. O processo foi desenvolvido coletivamente por toda e equipe de acessibilidade e composta também por atores e dubladores que reconstituem imagens do universo particular da Dra. Nise, como seu pai, seu marido, a própria Dra, a faxineira do atelier, o fotógrafo, dentre outras pessoas que se transformaram em personagens reais da “Experiência Sonora Descritiva”. Abaixo, sinopse das salas, serviço, bem como ficha técnica com a equipe da “Experiência”.
 
Sob a orientação da portuguesa Josélia Neves, professora, doutora em Estudos de Tradução pela Roehampton University (Reino Unido) e Universidade de Aveiro (Portugal), e professora e pró-reitora na Hamad bin Khalifa University, no Catar, a mostra também conta com a roteirista Georgea Rodrigues e Letícia Schwartz, o desenho de som da editora de cinema Maria Muricy, da ABC e dois usuários do recurso de audiodescrição e consultores com deficiência visual: Rafael Bráz, que também é psicólogo e, Cida Leite, consultora em acessibilidade. Vozes de atores dubladores reconhecidos por personagens famosos do cinema e de séries, como Capitão América, Tocha Humana, Grey’s Anatomy, Billy Holliday, Rei Leão, dentre outros, fazem parte dessa equipe. Abaixo, ficha técnica, bem como a referência dos seus personagens, na mostra e no audiovisual.
 
 

Comentários