quinta-feira, 10 de junho de 2021

Museu Janete Costa de Arte Popular abre a nova exposição “Tudo que move é sagrado”

O Museu Janete Costa de Arte Popular abre ao público, no dia 16, quarta-feira, a partir das 11h, a exposição “Tudo que move é sagrado”, que apresenta sessenta obras de trinta artistas brasileiros, com técnicas diversas. A curadoria é assinada por Jorge Mendes. Nas peças, recursos manuais, manivelas, motores e vento evidenciam a dinâmica do movimento, justificando o nome da mostra, que é dividida em cinco setores integrados no andar térreo do Museu.

Lucy Alves lança releitura de "Confidências"

A cantora, musicista e atriz paraibana Lucy Alves lança hoje seu mais novo single: "Confidências". O trabalho, que já está disponível em todas as plataformas digitais, é uma releitura da música homônima, lançada no primeiro álbum do grupo Falamansa, "Deixa Entrar...". A obra foi originalmente escrita por Jorge de Altinho e Petrúcio Amorim e é uma das músicas mais conhecidas do Nordeste brasileiro.

Banda Mentes de Lilliput lança o single “Medo”

Produzido pelo músico Sérgio Almada, no estúdio Feeling Music, o novo single “Medo,  já é sucesso nas principais rádios de SP, MG, PR, RJ e acaba de ser disponibilizado nas principais plataformas digitais como Spotify. O single também ganhará um clipe que deve estar disponível no segundo semestre. E também prepara mais duas novas músicas ainda para esse ano. Apesar do momento ser delicado devido a pandemia que vivemos, a banda acredita que os trabalhos não podem parar, e aproveitar o momento para produzir, criar, apesar dos pesares. Para conhecer um pouco mais sobre a banda, acompanhe o Instagram @mentesdelilliput.

Psicanalista Renata Bento fala sobre o impacto da pandemia na saúde mental de crianças e adolescentes

A psicanalista Renata Bento afirma que a terapia tem sido bastante procurada nesse período de pandemia. Pacientes se queixam de fadigadas emocionais e famílias têm encontrado dificuldades em lidar com a saúde mental de crianças e adolescentes.

*De que forma a pandemia vem impactando a saúde mental das crianças e adolescentes?  

Renata Bento: Todos estamos sofrendo de algum modo. Para as crianças, dependerá muito de como a família lida com esse sofrimento, essa forma de lidar, recai diretamente sobre elas.  Se existe equilíbrio emocional na família, os efeitos negativos nas crianças, são menores.

Para os adolescentes, as restrições impostas e a dificuldade do entendimento do que isso representa incrementa significativamente o estresse emocional. O adolescente quer sair, ter novas experiências que fazem parte desse processo de crescimento, mas estão mais limitados e isso acaba por ter que adiar encontros, o primeiro beijo, por exemplo. Alguns adolescentes que já tinham dificuldade relacional, acabam por se isolar ainda mais em seus quartos. 

*De que forma os pais podem atenuar essas perdas na convivência com amigos e familiares e a ansiedade nas crianças e adolescentes? É possível? 

Renata Bento: Criando um ambiente afetivo e funcional. Isso significa que não é um ambiente mágico, mas um espaço que caiba conversas das mais diversas, que as crianças possam emitir suas opiniões. E veja bem, emitir opinião não significa controlar o ambiente. Significa ser escutado, ser visto, poder se colocar e receber do ambiente acolhimento e direção. 

*A terapia tem sido bastante procurada nesse período. Depressão, pânico e ansiedade tem sido as maiores dores, nesse processo?

Renata Bento: A terapia tem sido uma grande oportunidade de conversar sobre a tristeza. Claro que houve um aumento nos diagnósticos de depressão ou transtornos emocionais, mas as pessoas têm se sentido fadigadas emocionalmente, cansadas mesmo. Não necessariamente com algum diagnóstico. É que precisam falar sobre suas angustias, seus medos, seus desesperos, até para que não evolua para algo mais grave. A terapia contribui para a elaboração desses sentimentos, desses incômodos emocionais e ao tratar disso, é possível que sobre espaço para a esperança. É poder se sentar ou deitar no divã para falar sobre o que tudo isso representa para ela para depois ficar de pé na vida.  

*Além da perda de pessoas da família, os adolescentes têm perdido experiências, festas de formatura, viagens, encerramento de ciclos. Isso pode ser recuperado de alguma forma? Ou são perdas que vão fazer parte da história dessa geração?

Renata Bento: O passado não dá para mexer. É sempre daqui para frente, no máximo, o passado pode servir como retrovisor para facilitar as ultrapassagens na vida, evitar certas coisas, quando se aprende com a experiência. Essas perdas farão parte dessa geração e cada um terá uma forma singular de elaboração. Essas experiências de perdas, de frustrações, de adiamentos farão parte da experiência de cada um. A pandemia deixará marcas e histórias para contar. 

*As crianças menores também perderam o convívio com os amigos da escola, avós, tios, enfim como resgatar esse processo na pós pandemia. Como ficará, provavelmente, esse momento no processo mental/emocional da criança?

*Renata Bento: Quanto menor a criança, mais suscetível ao ambiente em que vivem. É importante durante esse processo criar um ambiente de conversa, de interação familiar, falar de uma forma em que a criança possa entender, essa forma diferente e atual de se viver.  Evitar passar o desespero para as crianças porque elas ainda não possuem um aparelho psíquico de adulto e tudo cai de uma forma muito dura e direta no mundo emocional delas, ainda que seja externamente imperceptível aos olhos dos adultos. Esse processo de resgate das relações se dará de forma contínua. É importante ressaltar que o distanciamento é físico e não afetivo. Criar formas de manter os laços afetivos dará um sentido de continuidade, de ligação emocional entre o período anterior a pandemia, o durante e o depois.

 

Encontro Científico com a Prevenção

Diretor da Med-Rio Check-Up, Gilberto Ururahy  será o palestrante do 10°Encontro Científico com a Prevenção, na próxima segunda, dia 14, às 19h30, na sede da clínica, em Botafogo. O evento terá a participação de diretores médicos e equipe. Também haverá  transmissão, ao vivo, no Instagram @medriocheckup.  O tema será "30 anos da MedRio Check-up". "Será contada a nossa história, evolução,  inovação, livros publicados, parceria com a sociedade , prêmios, liderança de mercado, e, claro, a importância da prevenção na saúde das pessoas.  Todos estão convidados a participar e tirar suas dúvidas, em tempo real, saúde é prevenção "- disse Gilberto.

Rodrigo Neves é o convidado do Café com Lupi

Ex-prefeito de Niterói e cotado para ser o candidato do PDT às eleições para o governo do estado, Rodrigo Neves é o convidado do Café com Lupi deste sábado, às 10h. A transmissão será pelo Facebook e pelo yotube de Carlos Lupi, presidente nacional do PDT. 

Confira as sugestões para dia dos namorados

Dia dos Namorados no Bistrô da Casa

Tá sabendo do jantar de Dia dos Namorados no Bistrô da Casa (Instagram: @bistrodacasa)? Tem um cardápio especial montado de forma exclusiva pelo chef Christiano Ramalho (@christianoramalho)! Tem presença do Quartetinho Jazz (@quartetinhojazz) com um repertório de músicas românticas para deixar aquele climinha no ar! Como se não bastasse tudo isso, os apaixonados que estiverem no nosso jantar do Dia dos Namorados irão ganhar de cortesia um drink de boas vindas feito com o novo gin dos amigos da Amázzoni. O Maniuara é elaborado com infusão da casca do limão siciliano e do capim limão, dando aquele toque cítrico e refrescante! Tudo isso no sábado, dia 12, às 19h e 21h. Faça sua reserva para algum desses horários. Reserve logo pelo nosso WhatsApp (21) 96585-5546, os lugares estão se esgotando!

************************************************************************

Nao Hara prepara menu especial no Kitchen para o dia dos namorados

O Dia dos Namorados pede uma experiência inesquecível. Então, para os casais que querem celebrar em um restaurante autêntico e intimista, ao som do mar e com avista deslumbrante para Marina da Glória, o Kitchen é o lugar ideal. Para a data o sushiman Nao Hara criou dois pratos: o combinado Seleção Kitchen, que é comporto por 25 das melhores iguarias da casa entre sashimis, sushis e rolls e delicado o Flowers - que tem tudo a ver com a data e destaca uma seleção de 20 sashimis de salmão, peixe branco, atum e haddock, servidos em formatos de flores com ikura e pérolas de limão. Saiba mais aqui!

************************************************************************
Chef Heaven Delhaye prepara menu especial de Dia dos Namorados

As delícias do Heaven Cucina já começam com as Boas Vindas da Chef com Gnocchi Fritii, Girela de Brie, Girela Caprese e Endívias. De Entrada, opções como Tartar de Salmão ou Berinjela a Parmegiana. De Principal, Gnocchi Caccio Pepê, ou Costela Prensada com Gnocchi, ou Salmão, ou Filé alla Parmegiana. Para fechar, as Torta de Chocolate, ou Canolli, ou a famosa Espera de Chocolate. Já no D'Heaven, para começar Gnocchi frito com mix de geleias, Snack de Salada de Lagosta, Bolinho de Polvo, Dadinho de Tapioca, Endívias recheadas com queijo de cabra. De Entrada, o famoso Tartar de Salmão Au Sauce Révelation, ou Tutano Tartar, ou Panelinha de Polvo. De Principal, Salmão, ou Polvo com Legumes, ou Espaguete Carbonara, ou Paleta de Cordeiro. De sobremesa, Tarte Tatin D'Heaven, ou Sphere en Chocolate Blanc, ou Sphere en Chocolat Noir. Em ambos os restaurantes, o atendimento será por ordem de chegada, a partir das 18h, onde só o menu será servido na data. O Heaven Cucina (@heaven_cucina) fica no Vogue Square - Avenida das Américas, 8585, Barra da Tijuca. O D'Heaven fica no Shopping VillageMall, Av. das Américas, 3900 - Barra da Tijuca - Terceiro Piso. Informações: @dheavenoficial.

************************************************************************

Bossa Nova Mall garante o clima romântico para os casais com o melhor da gastronomia neste Dia dos Namorados


O Bossa Nova Mall acrescenta um tempero especial na comemoração da data mais romântica do ano. Neste Dia dos Namorados, os restaurantes do shopping center colocam um toque extra de amor em cada prato e aproveitam a vista incrível para a Baía de Guanabara para apresentar suas opções para todos os paladares, como os tradicionais combinados do Xian, as massas do Spoleto e os doces do Pop Corn Gourmet. Para quem prefere celebrar com a pessoa amada em casa, o empreendimento segue com os serviços de delivery e drive-thru diariamente.

************************************************************************

Diogo Nogueira apresenta a “live dos namorados – clássicos cabaré” no palco do Theatro Municipal de Niterói


A próxima live de Diogo Nogueira será especial e dedicada aos apaixonados. Transmitida direto do palco do Theatro Municipal de Niterói, a ”Live dos Namorados – Clássicos Cabaré” acontecerá no dia 12, sábado, às 19h. Será aberta ao público, com limite de 50 lugares, à venda no site e aplicativo da sympla.



************************************************************************

Casas cariocas se preparam para o Dia dos Namorados

Para aqueles que desejam comemorar cercado de boa gastronomia, a Churrasqueira Rio, localizada em Ipanema, estará de portas abertas para o almoço e jantar. A casa possui um menu com uma grande variedade de pratos e, para este dia, o chef João Zuddio indica as opções para compartilhar, como o delicioso Filé com fettuccine na fonduta com parmesão e o Camarão com Catupiry), servido com arroz branco e batata sauté. Para brindar, a casa oferece uma carta de drinques exclusivos, como o Bossa Nova,  que leva Arbórea com mate, mexerica, limão e espuma de gengibre e o Moskit, com Arbórea Prata, tangerina, hortelã, xarope de especiarias e espuma de gengibre. Todos os casais que estiverem na casa no dia 12, ganharão um desconto de 20% no valor da conta.

************************************************************************

Dia dos Namorados com leituras deliciosas

O Dia dos Namorados está chegando e a Tinta Negra, selo do Grupo Editorial Zit, tem algumas sugestões de leituras para esquentar a data. Confira?







************************************************************************

Donuts em forma de coração e Kit Picnic para surpreender quem se ama


Que tal deixar o Dia dos Namorados ainda mais romântico e com uma dose extra de doçura? As lojas da Splash Bebidas Urbanas, cafeteria especializada em bebidas e alimentos prontos para o consumo, prepararam novidades especiais para celebrar a data. Os casais apaixonados podem surpreender seus amados, com um super café da manhã, ou um mimo da tarde, aproveitando o lançamento dos Donuts em formato de coração e o Kit Picnic Splash.
************************************************************************

5º Festival de Fondue de Inverno, no Liceu Grill, em Botafogo

Já está em pleno vapor o 5º Festival de Fondue de Inverno, no Liceu Grill, Tapas e Vinhos, localizado no Polo Gastronômico de Botafogo. A casa é especializada em grelhados, com um toque português e ibérico. Aberto há 7 anos, o espaço traz um clássico, abrindo com todas as honras a estação mais fria do ano. O 5º Festival de Fondue de Inverno, no Liceu Grill, é servido a partir das 17h, de terça a domingo e segue até o fim do inverno. Consumo no restaurante ou take away. As opções começam com a sequência de Fondue de Queijo - servido com cesta de pão, couve-flor e cebolinha. Fondue Mix de Carne - filé de frango, filé suíno e bife Ancho (parte dianteira do contra filé), com batata rostie e molhos especiais. E fecha com Fondue de Chocolate, acompanhado com frutas da estação.

************************************************************************



Comemoração em alto estilo

Carolina Troisgros, filha do querido chef Claude, que  comanda a marca de bolos Carola, acaba de fazer parceria com a rede SuperPrix. Para  comemorar o aniversário de 23 anos da marca, ela fará uma de suas receitas exclusivas de bolo de chocolate no reels, para os seus seguidores e os fãs da rede de supermercados, que lança uma série de festivais de promoções para o público.