quarta-feira, 12 de maio de 2021

"Aladim e o roubo da lâmpada mágica" estreia no Teatro Vannucci

O espetáculo "Aladim e o roubo da lâmpada mágica" estreia dia 15, às 16h, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea. Com direção de Beto Moreno, a temporada segue em cartaz sempre aos sábados e domingos até 30 de maio.

Teatro PetraGold apresenta o show "ChicoTeatro"

No espetáculo "ChicoTeatro", o ator e cantor Claudio Lins homenageia Chico Buarque e sua vasta obra composta especialmente para o teatro, apresentando canções emblemáticas como “Roda viva”, “Tatuagem”, “Não existe pecado ao sul do Equador”, “Gota d’água”, entre outras. O show acontece todas as terças-feiras do mês de maio, no Teatro PetraGold, em formato online e presencial, sempre com um convidado especial. A última apresentação teve participação de Moyses Marques. E no dia 18, às 17h, terá  a convidada Renata Celidonio. Foto: Cristina Granato

Rock Your Babies apresenta playlists com curadoria de artistas homenageados no Spotify

O Rock Your Babies começou a divulgar playlists especiais com sucessos da música brasileira para bebês. A curadoria inclui convidados como o baterista João Barone, d’Os Paralamas do Sucesso, Rogério Flausino, do Jota Quest, Marcão Brito, do Charlie Brown Jr. e Bruno Gouveia, cantor do Biquini Cavadão e um dos idealizadores do projeto. O Rock Your Babies já possui catorze álbuns homenageando 34 artistas.

Jornada da autoestima

A psicóloga Fabiana Fuchs, criadora do método Autogestão Emocional (Age), realiza nos dias 18, 19 e 20, às 21h15, a Jornada da Autoestima. O evento acontece online e é gratuito. As inscrições podem ser feitas através do site www.fabianafuchs.com.br.

Gabi Doti lança videoclipe da balada ‘Good Times’

Durante a pandemia, em 2020, Gabi Doti saiu da aridez do Cerrado em direção aos ventos do litoral Gaúcho, no Sul do País.  E foi lá que ela gravou o videoclipe da balada ‘Good Times’, num ritmo pop smooth-vintage. O single está disponível em http://bit.ly/GoodTimesGabiDotiVideo  .

Especialista explica por que as mulheres sofrem mais emocionalmente neste período de pandemia do que os homens

A sondagem feita pelo Instituto FSB mostra que 51% das mulheres brasileiras sentem-se mais tristes, contra 35% dos homens. As mulheres também são maioria quando a questão é o medo. Elas somam 50% contra 30%. No questionamento sobre o cansaço, a ala feminina aparece com 31% contra 18% da ala masculina.  A mestre em Psicologia Social Fátima Antunes, destaca que o resultado da pesquisa mostra mais uma vez que as mulheres além de mais sensíveis ainda acumulam nos lares, mais responsabilidades que os homens. A psicóloga também afirma que  a busca por orientação psicológica segue em crescimento seja pelo modo presencial ou online.

*No geral, o que leva a mulher a ficarem mais vulnerável emocionalmente neste tempo de pandemia?

Fátima Antunes: A modalidade largamente praticada, o home office. O trabalho doméstico e as atividades profissionais estão no mesmo ambiente, além das mulheres terem um acúmulo emocional maior do que os homens".

*Quais são as angustias que elas demonstram nas consultas?

Fátima Antunes: O medo é um sentimento desconhecido para algumas mulheres. Ele desaparece por trás de outras questões como submissão, respeito ao parceiro ou à parceira, necessidade financeira, filhos ou mesmo assuntos espirituais. Algumas, inclusive, apresentam medo de admitir o medo do companheiro ou da companheira.  A descoberta do medo surge como fato no consultório muitas vezes, e, infelizmente, algumas fogem da terapia quando o assunto é evidenciado.

*Qual seria o caminho para a mulher se proteger do desequilíbrio emocional?

Fátima Antunes: Em primeiro lugar, pensar em si mesma e em seus interesses, desejos e necessidades, sem o pensamento de que isso é egoísmo, mas como forma de se beneficiar pelo que ela se reequilibre e possa contribuir ainda mais com filhos e a família. Para a professora é importante que a mulher aprenda a delegar tarefas. 

Jorge Vercillo e o sambista Mosquito confirmam presença em live solidária de Orlando Morais

O cantor e compositor Jorge Vercillo e o sambista Mosquito são mais nomes confirmados para a livre solidária que Orlando Morais fará hoje, no Dia do Enfermeiro, a partir das 20h. A apresentação será realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, e contará com outros convidados especiais como as suas filhas Cleo, Antônia Morais e Ana Morais, Xande de Pilares e Serginho Procópio, da Velha Guarda da Portela. O evento será online e não contará com público presencial. A transmissão acontece pela plataforma ShowIn. Nesta apresentação, todo lucro será revertido em doação de EPIs para o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A live ainda contará com a participação do pianista Ricardo Leão e do saxofonista Zé Canuto.

Cia Livre de Dança apresenta espetáculo de dança afro brasileira no CCORJ

Nos dias 13 e 15 (quinta e sábado, às 18h), a Cia Livre de Dança, da Rocinha, apresenta o espetáculo “Brasileirices” no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro,com transmissão ao vivo pelas redes sociais da companhia: Facebook @cialivrededancadarocinha, Instagram @cialivrededanca e YouTube http://bit.ly/cialivrededança. Com coreografia e direção artística de Ana Lúcia Silva, “Brasileirices” passa pela dança, canto, folclore e ritmos característicos da dança afro brasileira, como cafezal, lundu e batuque, para contar a história de um jovem que descobre que nasceu no dia que a Lei do Ventre Livre foi promulgada, mas que passou a vida inteira como escravo. Com percussão a vivo do mestre Alexandre Pires e de Kayo Ventura, “Brasileirices” retrata o período de escravidão e da formação da história do país pelo olhar do negro.

Em cena estão os bailarinos Yara SilvaGleyce LimaJunior AndradeMayara Arruda, Ana Gregorio e Canela Monteiro, estes dois últimos selecionados em audição realizada em janeiro passado na Cia Livre de Dança. Contemplado com o prêmio Territórios Culturais, “Brasileirices” estreou em 2016 no Quilombo Fazenda Machadinha, em Quissamã, no Norte Fluminense.

Guiabolso firma parceria com fintech mexicana Finerio

Com a chegada do Open Banking no Brasil e na América Latina haverá fortes mudanças no setor financeiro e bancário, por isso, o Guiabolso está dando mais um importante passo para consolidar o seu posicionamento pioneiro e iniciar sua expansão internacional. A fintech brasileira, criada em 2014, firmou parceria estratégica com a Finerio, fintech mexicana, que tem atuação semelhante ao Guiabolso e que já está presente no México, Colômbia e Chile. Juntas, elas planejam operar em outros países da América Latina e preparar as empresas da região para as mudanças que vão acontecer. Essa união vai permitir que os clientes tenham acesso a uma ampla prateleira de produtos B2B da parceria, inclusive soluções relacionadas ao Open Banking, num momento em que outros países da região começam a seguir os recentes passos do Brasil.

Temporada 2021 Abertura On-Line Concerto Mozart

Enquanto não abre as portas para o público, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, através do patrocínio Ouro Instituto Cultural Vale e Petrobras, exibe a “Temporada 2021 Abertura On-Line”, uma programação especial da Orquestra Sinfônica (OSTM) que no mês de maio completa 90 anos de Fundação.

Depois do Concerto de Abertura com a Orquestra de Cordas, no dia 07, sob a regência de Priscila Bomfim, terão ainda dois concertos inéditos: um gravado no palco principal do Theatro e um no foyer, seguindo todos os protocolos de segurança de proteção à Covid-19. 

As apresentações acontecerão nas sextas-feiras, sempre às 18h, no Canal do YouTube do Theatro Municipal. No dia 14, será a vez do Concerto Série Mozart, com obras do compositor austríaco e de Boccherini, e no dia 21, a abertura da temporada apresenta ainda o Concerto Quinteto de Metais, com músicas de Giovanni Gabrieli, Johann Sebastian Bach, Victor Ewald, Henrique Alves de Mesquita e Ernesto Nazareth. A curadoria da abertura da temporada é do maestro titular e diretor artístico do Theatro Municipal RJ, Ira Levin.

Conferência Estadual da Mulher Advogada

Ana Tereza Basílio, vice-presidente da OAB-RJ, vai participar da abertura da Conferência da Mulher Advogada, hoje a partir das 9h. O evento virtual é organizado pela Diretoria de Mulheres da OAB-RJ e Comissão OAB Mulher RJ, com o apoio da Caarj e do IAB Nacional. A transmissão será pelo youtube da OAB-RJ.