terça-feira, 13 de abril de 2021

Indígenas criam visitação on-line para manter excursões em áreas protegidas e garantir geração de renda para a comunidade

O turismo foi um dos setores impactados pela pandemia da Covid-19. Esse impacto refletiu  diretamente na visitação das Áreas Protegidas (unidades de conservação e terras indígenas). Nesse contexto de crise, a resiliência emergiu como uma reação aos desafios. Foi assim com a comunidade Nova Esperança (Manaus), que driblou a falta de visitantes de forma presencial para visitantes virtuais. “A partir do momento em que os turistas não puderam mais chegar aqui, a geração de renda da comunidade foi prejudicada. O ano de 2020 foi uma época de reflexão. Não sabíamos como enfrentar isso, era algo novo para o nosso povo. E mesmo com essas dificuldades, foi o momento de termos novas ideias, um processo de construção coletiva. Aí pensamos em realizar o turismo de forma virtual”, diz Joarlisson Garrido, da etnia Baré e líder do grupo de turismo de base comunitária e de artesãos da comunidade Nova Esperança.  Na experiência, há um sobrevoo pela floresta, um passeio por Manaus e daí seguem para navegar pelos rios Negro e Cuieiras até se conectarem com os anfitriões. A viagem dura cerca de 2h30 e custa R$ 120 por pessoa. A Amazônia agradece o apoio das instituições e os visitantes. Mais informações em www.ipe.org.br

Advogada cria documento prático que ajuda a reunir dados para proteger em caso de emergência pessoal

Um dossiê pessoal para ser utilizado e consultado por você mesmo, por algum familiar ou amigo de confiança, da sua escolha, em caso de emergência pessoal. Esse é o DPO – Documento Prático Organizacional. No DPO você pode reunir dados e documentos para os momentos em que não estiver presente, também serve para indicar um conjunto de ações práticas a serem executadas no caso de imprevistos. A advogada Luciana Gouvêa criou o documento que vem ajudando e auxiliando em momentos de crise. Para ter acesso ao documento gratuitamente basta encaminhar e-mail para contato@tvnossajustica.com .

Saturnino Braga: Brasil vive retrocesso social e econômico

Para o ex-senador Saturnino Braga, 89,  presidente do Centro Celso Furtado, o Brasil vive retrocesso social e econômico, além de estar com a democracia ameaçada.  Filiado atualmente ao PSB, Saturnino defende a instalação imediata da CPI da Covid, pelo senado, para investigar ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia e o colapso da saúde no estado do Amazonas no começo do ano. "O governo federal foi omisso porque deveria ter criado, desde o início da pandemia, políticas públicas para proteger o povo.  Quando aconteceu o problema da Aids, a partir do final dos anos 80, o Ministério da Saúde criou campanhas para deter o contágio.  Falta ao governo Bolsonaro a criação de campanhas. Além do número de mortes ter batido recordes tristíssimos, enfrentamos alta de preços nos supermercados, farmácias e serviços públicos, a democracia está ameaçada.  Pois, além do retrocesso social, temos uma grande crise econômica "- afirmou o ex-senador. " Quase 400 mil mortos por Covid-19 no Brasil pela falta de políticas públicas"- disse Saturnino Braga.

Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Santa Cruz faz homenagem a Monteiro Lobato no Dia Nacional do Livro Infantil

No dia 18 de abril de 1882 nascia, no interior de São Paulo, na cidade de Taubaté, José Bento Renato Monteiro Lobato, nosso grande escritor Monteiro Lobato. Considerado o precursor da literatura infantil no Brasil, por encantar com realidade e fantasia que se misturavam numa narrativa simples que conquistou crianças de todas as idades. E, pela importância do escritor para o estilo, no dia do seu aniversário de nascimento se comemora do Dia Nacional do Livro Infantil, considerado também o Dia de Monteiro Lobato.

Para amplificar a data, será feita uma homenagem dos alunos do Programa Orquestra nas Escolas com apresentação online da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Santa Cruz, no domingo, dia 18 de abril, às 11 horas, pelo canal da ONE www.youtube.com/orquestranasescolas. Sob a regência de Vinícius  Louzada, 23 músicos interpretam a canção Sítio do Picapau Amarelo, composição de Gilberto Gil que apresentou na TV a obra mais celebre de Monteiro Lobato, o Sítio do Picapau Amarelo, com as aventuras de Narizinho, Pedrinho, a boneca Emília, Dona Benta, Tia Anastácia, Conde de Sabugosa e a Cuca.

SuperPrix comemora Dia do Café com descontos

Você sabia que na próxima quinta-feira, 15 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Café? Além de muito consumido entre os brasileiros, o Brasil é o maior produtor e exportador da bebida. Para tornar esse dias mais especial, o SuperPrix já está com ação promocional no pó de café e cápsulas, válida até o dia 14 ou enquanto durarem os estoques. O "Festival do Café" conta com diversas marcas, além de descontos em bolos, torradinhas e pães para acompanhar. A rede está com nova plataforma de pedidos para delivery. Além do site (www.superprix.com.br), whatsapp (21 99610-8777) e aplicativo (superprix), a televendas está a todo o vapor (21 4042-2282), dando possibilidade de fazer pedido por telefone de qualquer região do Rio. Fique por dentro de todas as novidade pelo instagram (@prixlovers). 

Direito Constitucional à Saúde em Tempos de Pandemia

Ana Tereza Basílio, vice-presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira, presidente da entidade, o desembargador Fábio Dutra, presidente do IMB, e Rodrigo Ferreira, presidente da OAB de Niterói farão a abertura do Seminário virtual sobre o Direito Constitucional à Saúde em Tempos de Pandemia, nesta quarta, dia 14, às 17h.  Os palestrantes são o juiz de Direito Vitor Lima, os desembargadores André FontesNagib Slaibi, além da doutora em Ciências Jurídicas e Sociais, Matilde Conti. O evento é organizado por Genilton Garcia Castilho e André Maia e será transmitido pela plataforma Zoom, com inscrições pelo www.imb.org.br, com emissão de certificação.