terça-feira, 23 de março de 2021

Bichara Advogados celebra 20 anos com nova ação social para projetos no Rio e em São Paulo

O escritório Bichara Advogados elegeu a solidariedade como cerne da celebração de seu aniversário de 20 anos. Afinal, paralelamente à advocacia, o escritório sempre foi atuante nas questões que envolvem responsabilidade social, apoiando muitos projetos ao longo de sua história. Aproveitando a data, a banca lançará uma ação social em formato de chamada pública, cujo objetivo é apoiar até oito projetos sociais nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo. As inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas até 15 de maio. Serão destinados, entre os meses de março e agosto, R$420 mil em recursos financeiros e R$ 160 mil em horas pro bono de assessoria jurídica para até oito instituições selecionadas.

Ana Kfouri faz apresentação online do solo “Uma frase para minha mãe”

A atriz e diretora Ana Kfouri consolidou, ao longo de mais de 40 anos de carreira, uma pesquisa cênica em que o corpo e a palavra estão sempre em relação. A cada novo experimento, desafios se impõem, e o resultado é sempre vigoroso e singular. E, para o espectador, algo enriquecedor. Prova disso é seu espetáculo mais recente, “Uma frase para minha mãe”, criado a partir do livro homônimo do premiado poeta Christian Prigent, traduzido e adaptado de forma magistral por Marcelo Jacques de Moraes.

Para esse desafio, a artista permitiu-se, pela primeira vez, dirigir a si própria, tendo, para tanto, a colaboração artística de Marcio Abreu. E o resultado não poderia ter sido mais assertivo, com ela sendo indicada como melhor atriz aos prêmios Shell, Cesgranrio e Botequim Cultural, tendo sido agraciada com o Questão de Crítica por sua dedicação à criação cênica e à formação de artistas, bem como por “Uma frase para minha mãe”. Desde sua estreia, em 2018, o solo cumpriu duas temporadas no Rio de Janeiro, uma em São Paulo e participou do Festival de Curitiba. E, em 2021, vai para além da cena. Contemplado com o edital “Retomada Cultural, da Lei Aldir Blanc, da SECEC, o projeto se desdobra em quatro ações que incluíram live com Prigent; aula-espetáculo e oficinas, ambas ministradas por Ana Kfouri, culminando na apresentação de “Uma frase para minha mãe”, dia 27, às 20h, ao vivo no YouTube.

Colégio e Curso PENSI realiza live sobre a reformulação da prova da UERJ

Para tirar as principais dúvidas e orientar os próximos candidatos sobre a reformulação da prova da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, o Colégio PENSI vai realizar, na próxima sexta-feira (26), a live Vestibular Uerj 2020/2021, às 19h. A programação, que acontece no perfil do Instagram - @pensicolegioecurso, contará com Arenildo dos Santos e Taciano Toffano, professores da rede PENSI e especialistas em concursos. A mudança da prova discursiva para objetiva, técnicas de estudo para revisão e outras novidades lançadas no edital da instituição serão discutidas durante a live gratuita.

Claudia e João Victor Brassaroto celebram 17 anos de Mostra Artefacto

Atuando há 33 anos e hoje abrindo mercado nos USA, a Arq Design Brassaroto está na sua 17ª mostra. Cláudia Brassaroto e seu filho, o engenheiro João Victor Brassaroto, apresentaram a nova vitrine: Mostra Artefacto.  Confira quem marcou presença nas fotos de Renato Wrobel.


Claudia Brassaroto e João Victor Brassaroto

Ana Paula, Paulo Costa e Claudia Brassaroto

Claudia Brassaroto e Giordano Cacciola


Claudia Brassaroto, João Victor Brassaroto e Luisa Bressane

Claudia Brassaroto, João Victor Brassaroto e Pedro Torres


Família e amigos do diretor Jorge Fernando prestam homenagem com criação de websérie

Para homenagear o diretor Jorge Fernando, que faria 66 anos, sua família e amigos se reuniram para a produção da estreia da websérie “Espólio”, no próximo dia 29, data em que o diretor faria aniversário.  A exibição acontece em quatro episódios em seu perfil do Instagram @jorgefernandooficial e no Youtube. No projeto, estão sua irmã Maria Rebello (atuando e produzindo); seus sobrinhos João Woo, que dirige, e Maria Carol Rebello, que está em cena; sua neta Manoa Rebello, que atua; Denise Portes, que assina o roteiro ao lado da filha Júlia Portes, que também atua; e ainda conta com a participação especial de Patricya Travassos, amiga de Jorge e com quem realizou vários trabalhos.  A websérie continua todas as segundas-feiras nos dias 5, 12 e 19 de abril, às 15h.

Musical que homenageia Vinicius de Moraes faz transmissão online

Homenageando  Vinicius de Moraes , o musical “Com amor, Vinicius - Ou como sobreviver nesta selva oscura e desvairada”, de Hugo Sukman e Marcos França, volta agora para apresentação online, dia 26, sexta-feira, às 21h, no canal da Diálogo da Arte no YouTube.

O espetáculo  estreou em 2018 e fez bem-sucedidas temporadas no Rio e em São Paulo. Vinicius é vivido por Marcos França, que divide a cena com a cantora Luiza Borges, com o violonista André Siqueira e com o baterista/percussionista Matias Zibecchi.  A encenação tem direção de Ana Paula Abreu e é contemplada com o edital “Retomada Cultural”, da Lei Aldir Blanc, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (SECEC). 

Nesses tempos em que muito se reivindica um “lugar de fala”, o público poderá (re)conhecer um homem que, em nome do seu amor à vida e à liberdade, falou por todos nós, independentemente de etnia, credo e demais preferências. Com amor, sempre.

Bloco “Mulheres de Zeca” encerra o Festival de Verão do projeto Estação Guanabara

O projeto Estação Guanabara encerra o Festival de Verão, neste sábado, dia 27, trazendo as artistas do “Mulheres de Zeca”. O Bloco, criado pela cantora Dorina, reúne todos os anos os fãs do cantor e compositor Zeca Pagodinho, relembrando os sucessos do artista. A pandemia o impediu de ir para rua, mas o desfile virtual está garantido e as cantoras Bia Aparecida e Nina Rosa se juntam à fundadora do grupo, levando muita alegria ao público, através do canal Estação Guanabara no YouTube. 

Estudo revela que grávidas vacinadas contra Covid-19 podem proteger seus bebês do vírus

Uma pesquisa feita por pesquisadores do Hadassah Medical Center de Israel observou que a vacinação de grávidas contra a Covid-19 também apresenta eficácia para proteger os bebês do contágio pelo vírus. A médica Maria Cecília Erthal, diretora-médica do Vida - Centro de Fertilidade, esclarece algumas questões sobre este assunto. 

O que os estudos até o momento relevam sobre os riscos de transmissão da Covid-19 pela placenta? 

 Maria Cecília Erthal: Nenhum estudo até agora, nos quais se tentou identificar a presença do vírus na placenta, líquido amniótico, sangue do cordão umbilical e/ou material coletado da orofaringe de bebês no exato momento do nascimento, realizado em mulheres com infecção confirmada pelo Coronavírus, demonstrou a passagem do vírus pela placenta, o que nos dá  a evidência  por enquanto, que não ocorre a transmissão vertical nos casos de gestantes com Covid 19. 

Existe alguma indicação de que o contágio é mais comum pela placenta ou somente na hora do parto? 

Maria Cecília Erthal: Não existe nenhuma evidência nos estudos científicos até agora que o vírus atravesse a barreira da placenta. A maioria dos bebês que se contaminaram foi após o nascimento.

Sabendo-se que para determinada gestante é indicada a vacina, como no caso daquelas de grupo de risco (a exemplo de obesas, hipertensas e diabéticas), existe um momento ideal da gestação para receber a vacina? 

Maria Cecília Erthal: Os estudos não estabeleceram ainda esse momento ideal, porém como não existe a certeza dos efeitos da vacina no feto, e sabendo que o período da gestação que envolve maiores riscos no caso de infecção pelo Corona vírus, o ideal é evitar o primeiro trimestre, no qual está ocorrendo a formação do feto e priorizando dessa forma a imunização no segundo e terceiro trimestres da gestação.

Um caso recente nos Estados Unidos foi o primeiro de um bebê que já nasceu com anticorpos contra a Covid-19. A mãe tinha tomado a vacina da Moderna, três semanas antes de ter o bebê. É possível a mãe fornecer os anticorpos necessários, pelo cordão umbilical, de modo a imunizar o bebê contra a doença?

Maria Cecília Erthal: Sim. As vacinas que são utilizadas na gestação têm esse o objetivo, induzem o sistema imunológico da mãe a produzir anticorpos que atravessam a placenta e então passam a proteger o bebê.

 

O musical infantil "Pimentinha – Elis Regina para Crianças" faz temporada virtual

O premiado projeto “Grandes Músicos para Pequenos” estreia seu mais novo musical infantil: “Pimentinha – Elis Regina para Crianças”, que inicia temporada virtual neste domingo, dia 28 com apresentação gratuita. De 03 a 25 de abril, haverá  apresentações, aos sábados e domingos, às 16h, com venda de ingressos pelo Sympla (www.sympla.com.br/grandesmusicosparapequenos). Esta é a sexta peça do projeto, que já levou mais de 200 mil pessoas ao teatro e soma 14 prêmios de teatro infantil. Com direção de Diego Morais, direção musical de Guilherme Borges e texto de Pedro Henrique  Lopes, o espetáculo é inspirado na infância de Elis Regina, e reúne sucessos da carreira da cantora como “Fascinação”, “O Bêbado e a Equilibrista”, “Madalena” e “Como nossos pais”. 

Diogo Nogueira recebe novos talentos do samba na “live conversa de botequim 2”

Diogo Nogueira abre sua casa para mais uma live especial neste domingo, dia 28, às 12h, através de seu canal do YouTube diogo.no/youtube. Depois do enorme sucesso da primeira edição, o cantor traz agora “Conversa de Botequim 2, dando continuidade à ideia de apresentar mais nomes da nova geração do samba carioca. A live contará ainda com o ator Cláudio Mendes, interpretando o garçom Alfredinho, dono do botequim, e que fez um enorme sucesso na primeira live. Os sambistas Nego ÁlvaroMarcele BritoFamília MacabuAndréia CaffeFernando Procópio e Amanda Amado também marcarão presença neste encontro.

Espetáculo “Pandora”, dirigido por Leona Cavalli, estreia hoje

Hoje a partir das 20h, estreia o espetáculo “Pandora” na plataforma on-line da Casa de Cultura Laura Alvim. A peça, com direção e supervisão de texto de Leona Cavalli, reflete sobre a mulher no mundo de hoje, a partir de pesquisa sobre as mitologias que constituem o arquétipo feminino nas culturas indígenas brasileira e americana, hindu, egípcia, persa, grega, africana, celta, chinesa, asiática, hebraica. O elenco conta com Jaqueline Roversi e Jordana Korich. Esta nova temporada da peça prevê uma série de oficinas gratuitas e on-line, ministradas pela própria equipe do espetáculo. Para acessá-las, é necessário ser cadastrado na Sympla e ter o aplicativo Zoom instalado no computador, tablet ou celular. Para inscrições, basta entrar em contato pelo e-mail pandoraoficinas@gmail.com.