Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional da Finlândia

Dia Nacional da Finlândia comemorou 104 anos da independência da Finlândia. O evento ainda marcado pelas restrições da epidemia da Covid 19 reuniu apenas o corpo consular acreditado no Rio de Janeiro, autoridades do Estado do Rio de Janeiro, colônia finlandesa e a liderança empresarial  finlandesa do Rio de Janeiro. O embaixador Jouko Leinonen falou das prioridades das empresas finlandesas no Brasil, em digitalização, bioeconomia, propulsão naval! Já o Consul Geral Honorario da Finlândia focou “em um samba de uma nota só”: a sustentabilidade! Falou do forum de Bio economia, que pela primeira vez foi realizado no Brasil em Belém e posteriormente seguido pela conferência Amazônia in Loco, organizada pelas Câmaras de comércio Finlandesa e Espanhola de modo a compartilhar informações sólidas na Europa sobre a real situação da Amazônia e propor soluções sustentáveis para Amazônia! Ele fez a analogia da relação do povo finlandês com a natureza, sauna etc e como a Finlândia ficou rica com a natureza mas ao mesmo tempo a preservando! Hoje a Finlândia tem 75% do seu território coberto de floresta, mas a monetizando e gerando empregos! Ele disse que sem querer parafrasear Martin Luther King e ele tem um sonho: que o Brasil se transforme em uma potência de bioeconomia! Da mesma forma que a Finlândia ajudou o Brasil a se tornar uma potência da celulose! Que a Finlândia e outros países da UE ajudem o Brasil a desenvolver tecnologias de ponta em Bio embalagens, Bio fibras  e outros produtos em geral de Bioeconomia conservando a natureza!

Já é uma realidade no Brasil o manejo Florestal que monetiza a floresta retirando apenas 30 metros cúbicos de madeira por hectare, apenas uma agulha no palheiro, gerando renda e empregos!

Nesta quarta-feira o Consul Sergio Chamone representando a Finncham Brasil junto com Alejandro Gomes da Câmara espanhola e os Embaixadores da Finlândia, Espanha, União Europeia entregarão a Carta de Belém ao Vice-Presidente Hamilton Mourão no Palácio da Alvorada em Brasília. Posteriormente a carta será traduzida e levada aos governos da união Europeia! Fotos: Marco Rodrigues!

Aluysito Teixeira, Sergio Chamone

Carlo Krieger(Emb.Luxemburgo), Marie Christianne Meyers
e Diana Macedo Sores

Luiz Henrique Fonseca, Solange Grecco, 
Eillen e Luiz Fernando Athayde


Comentários