Pular para o conteúdo principal

Bordados de Caicó em exposição no CRAB

A partir do dia 7 de dezembro, os famosos bordados de Caicó, município distante 283 quilômetros de Natal, estarão em exposição no CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, no Rio de Janeiro. Com curadoria do renomado designer Renato Imbroisi, a exposição revela a diversidade e a tradição do Bordado de Caicó, conhecido no Brasil e no mundo por sua beleza, regionalidade, excelente qualidade e acabamento impecável.

A mostra permanecerá até o dia 6 de março de 2022 e traz também renovação em criações desenvolvidas nas oficinas dirigidas pelo curador junto com a designer e ilustradora Lui Lo Pumo. Ali, foram criadas novas peças e temáticas, em parceria com as bordadeiras.  A artista plástica Ariel Guerra, nascida no Seridó, fez uma obra de arte especificamente para ser transpostada para o tecido, reproduzida com agulha e linha – na máquina de costura – pelas bordadeiras de Caicó.Acostumada ao bordado (sua mãe borda), Ariel representou Caicó, com seu Arco do Triunfo, igreja, e uma bordadeira em primeiro plano, numa tela com 1,80m x 0,95m.

A obra foi transposta para o tecido por meio do risco feito por Valdineide Dantas dos Santos, que orientou as bordadeiras também sobre quais pontos utilizar. A peça foi cortada em três partes e distribuída entre as bordadeiras. Depois de pronta, reproduzindo fielmente a obra de arte, as partes foram emendadas por Alcilene Medeiros da Conceição. Trabalharam neste bordado: Acileide Cavalcante Fernandes, Aline Fernandes Santos, Djeanne Cristina dos Santos, Iris Batista de Araújo, Jailma Araújo Gomes Monteiro. Será uma da muitas obras que os visitantes que forem ao CRAB na "Mostra Bordados de Caicó", uma iniciativa do SEBRAE do Rio Grande do Norte, poderão conferir. 

 

 

Comentários