Pular para o conteúdo principal

20 anos sem Cássia Eller e com as músicas mais tocadas nos últimos 10 anos

A voz inconfundível e a interpretação única de cada letra das músicas que gravou ao longo da carreira são marcas registradas de Cássia Eller. Há 20 anos, no dia 29 de dezembro de 2001, a cantora nos deixava de forma inesperada e no auge do sucesso. Em sua homenagem, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento sobre as músicas interpretadas por Cássia e mais tocadas nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública.

“O segundo sol”, de autoria do amigo Nando Reis, lidera esse ranking. Nando Reis, aliás, é o compositor de oito das 20 músicas gravadas por Cássia Eller que mais tocaram no Brasil de 2011 a 2021. Logo em seguida, “Malandragem”, de Frejat e Cazuza, e “Por enquanto”, de Renato Russo, completam o top 3.

Uma curiosidade foi o estudo específico do Ecad sobre as canções gravadas por Cássia Eller e que mais tocaram no segmento de TV, que engloba os canais de TV aberta e TV fechada, nos últimos 10 anos. A música “A Cuca te pega”, de autoria de Dori Caymmi e Casé, ficou na liderança e fez parte da trilha sonora Sítio do Pica-Pau Amarelo, programa infantil exibido pela Rede Globo.

Cássia Eller tem 337 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. Nos últimos 10 anos, os segmentos de Rádio e TV foram os responsáveis por mais de 85% do que foi arrecadado em direitos autorais para ela. Os seus herdeiros continuam recebendo os direitos autorais por 70 anos após a sua morte, como determina a lei do direito autoral (9.610/98).

Comentários