Pular para o conteúdo principal

Rosália Milsztajn celebra 30 anos de carreira com lançamento de 'Puro Cristal'

A poeta carioca Rosália Milsztajn celebra 30 anos de carreira com lançamento do livro 'Puro Cristal' (7 Letras), sua sexta coletânea de poemas que chega às livrarias em agosto. A obra é apresentada pelo escritor e crítico literário Ricardo Vieira Lima, e a orelha é assinada pelo poeta, professor e crítico literário Adriano Espínola.

 “Puro cristal” é composto por 36 poemas elencados sem as tradicionais divisões por temas comuns em livros de poesia. A poeta abre sua voz de forma branda, cantando coisas cotidianas, mas em nada frugais ou fugazes. Um exemplo está no tríptico formado pelos poemas “Todo dia eu vou à praia”; “Todo dia eu tomo café” e “Todo dia que me sento à mesa”. E, assim, ela começa “em algum lugar uma revolução”. No caso, essa revolução dá-se na própria poesia, onde nada passa despercebido aos seus olhos.

Rosália Milsztajn é escritora, médica e psicanalista, autora de oito livros ao todo. Estreou na Literatura com “No azul” (Imago, 1991) e, como poeta, lançou em seguida “Itgadal – Memória dos ausentes (Diadorim, 1997); “Luminosidades” (7 Letras, 2000); “Aqui dentro de mim” (Aeroplano, 2003) e “Esse recorte” (Patuá, 2014). Por esse último, ganhou em 2016 o Prêmio Literário Nacional do Pen Clube do Brasil na categoria Poesia. É autora também dos livros “A história dos seios (7 Letras, 2010), “Era uma vez e outros contos” (2018), ambos de contos,  e do infantil “Não briga comigo” (Ibis Libris, 2019).

Comentários