Pular para o conteúdo principal

Médica fala sobre a lei que determina afastamento de grávidas do trabalho presencial

Entrou em vigor a lei que dispensa as gestantes do trabalho presencial com o intuito de reduzir a contaminação pela Covid. As grávidas continuarão recebendo o salário e ficam à disposição da empresa para trabalhos em home office. Especialistas afirmam que, enquanto pelo menos 60% da população não estiver vacinada, com as duas doses, a importância de se proteger continua sendo prioridade. Vale lembrar que, no ano passado, as gestantes foram eliminadas do grupo de riscos e, hoje, elas têm prioridade na vacinação. Segundo a ginecologista do Vida- Centro de Fertilidade, Alessandra Evangelista, tirar as grávidas do grupo de risco não foi um erro, mas um pouco precipitado. A ginecologista também esclareceu dúvidas sobre a vacinação e fez um alerta para os cuidados em casa.

- Sobre a vacinação deste grupo, qual é o recomendado? 

Alessandra Evangelista: O recomendado é sempre ouvir a opinião do obstetra da paciente. Sabemos que tanto o ministério da saúde quanto o Anvisa suspenderam a vacinação com a vacina AstraZeneca, então é importante reavaliar a vacinação apenas com vacinas que utilizem uma tecnologia já permitida nas gestantes que é justamente a de vírus mortos, como a coronavac. Alguns médicos têm pedido isolamento social, cuidado extremo para não contrair o vírus e evitar a vacina. A gente sabe que é praticamente impossível estar isolado hermeticamente contra o vírus, mas alguns especialistas realmente estão orientando a não vacinação por receio devido às complicações que infelizmente nós tivemos. 

- As grávidas estão tendo algum sintoma após a vacina contra o Covid? Caso sintam, como proceder?

Alessandra Evangelista: A princípio algumas grávidas têm apresentado sintomas semelhantes ao do coronavírus como febre, cansaço, prostração. Algumas têm apresentado coriza, tosse... a orientação sempre vai ser entrar em contato primeiro com o médico responsável e, caso ele veja necessidade, uma ida à emergência. Não vamos nos precipitar, alguns desses sintomas têm sido realmente autolimitados, no dia seguinte a gestante já esta melhor. Às vezes é só descansar, utilizar medicações analgésicas e tudo fica bem. 

- Em casa, quais os cuidados que a gestante deve ter para se proteger do vírus?

 Alessandra Evangelista: É uma doença nova. ela muda a cada instante, então sabemos que temos sempre que estar com as mãos limpas, evitar tocar nariz, olhos e boca com as mãos sujas. Manter distanciamento de aglomerações é essencial. Em casa, a gestante também deve evitar aglomerações, é um risco receber pessoas. É importante que ela mantenha o cuidado com a limpeza, tanto de produtos que vem da rua - embora já saíram publicações dizendo que não há risco de contaminação através de superfícies com o covid, mas não custa se precaver - e evitar abraços, beijos, mesmo que seja de familiares próximos e amigos, vamos guardar as nossas gestantes.

 

Comentários