Pular para o conteúdo principal

Taxa de natalidade cai no Brasil: especialista explica os motivos

A população brasileira está sofrendo uma redução alarmante durante a pandemia. Além dos grandes números de óbitos, o país registra uma queda na taxa de natalidade neste período. Em março de 2021 foram 13 nascimentos para cada 10 óbitos no país. Em 2020, nesta mesma época,  a taxa era de 22 para 10. A médica Dra. Maria Cecília Erthal, especialista em Reprodução Humana Assistida e diretora-médica do Vida - Centro de Fertilidade, explica os  motivos e orienta quem deseja engravidar neste período.

*Qual seria o maior motivo da queda de natalidade?

Maria Cecília Erthal: O principal o motivo foi a incerteza no início da pandemia sobre os efeitos do Corona vírus sobre o feto e na gestação propriamente dita. As mulheres foram desaconselhadas a engravidar por que a evidência científica não tinha provado a segurança  dessa virose na gestação. Hoje em dia sabemos que não ocorre a transmissão vertical do vírus, ou seja o feto está protegido pela barreira placentária, porém  já existe evidência de aumento nas taxas de complicações obstétricas principalmente no terceiro trimestre da gestação.

*O novo coronavírus pode estar relacionado a abortos no caso de mães infectadas?

Maria Cecília Erthal: Apesar de sabermos que o corona vírus não atravessa a placenta é fato que qualquer infecção que ocorra na gestação aumenta as taxas de abortamentos, pelo stress que a infecção causa no organismo materno.

*Qual é o conselho para mulheres que não querem abrir mão do sonho de ser mães e desejam engravidar este ano? 

Maria Cecília Erthal: A situação ideal é que aguardem a vacinação para então  engravidarem. Para aquelas  que são tempo sensíveis, ou seja, mulheres nas quais a perda de  tempo pode causar um dano irreversível na chance da gravidez acontecer, aconselhamos que engravidem logo.

 

Comentários