Pular para o conteúdo principal

Cirurgião Plástico Eduardo Sucupira fala sobre o impacto das redes sociais e a busca pela perfeição

O Especialista e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica,  Eduardo Sucupira, fala sobre a Dismorfobia, denominada como doença da beleza e que vem sendo potencializada com o uso desenfreado das mídias sociais.

-Como as redes sociais podem impactar na forma como a qual nos enxergamos?

Eduardo Sucupira: A doença da beleza denominada de Dismorfobia, pode ser potencializada com o uso desenfreado das mídias sociais. O transtorno dismórfico corporal (TDC) é uma condição psicológica que se caracteriza pela preocupação, sem controle, com a aparência. Seus portadores dão importância exagerada a defeitos pequenos que, apesar de imperceptíveis para outras pessoas, assumem uma dimensão enorme aos seus olhos.

-O pode desencadear essa preocupação excessiva com os traços estéticos ?

Eduardo Sucupira: A preocupação excessiva com seus traços estéticos e a comparação com outros pessoas torna-se inevitável a medida que consumimos um conteúdo que não nos diz respeito. A busca pela perfeição pode levar a decisões impensadas como por exemplo a realização de um procedimento  estético irreversível. Pode, além do mais desencadear ansiedade, isolamento e fobia social e até depressão.

-Quais cuidados são essenciais nessa busca pela beleza?

Eduardo Sucupira: Sentir-se bem com a sua aparência é fundamental, mas é necessário cautela. A beleza e saúde são temas sérios e os  procedimentos cirúrgicos, bem como aqueles minimamente invasivos exigem cuidados e devem ser realizados por profissionais habilitados. Afinal de contas, qualquer falha ou imprecisão pode comprometer os resultados almejados e, principalmente, a saúde e segurança do paciente.

-Quais fatores influenciam nos resultados de um cirurgia?

Eduardo Sucupira: A cirurgia plástica busca melhores resultados, no entanto é muito importante ressaltar e entender a importância da conversa paciente/médico para que seja possível compreender expectativas entender as possibilidades e assimilar as possibilidades de resultados. Durante o processo , alguns fatores independem da capacidade do cirurgião, de forma responsável não é possível garantir resultados pré-determinados. Idade, peso, espessura e textura da pele, influências hereditárias e hormonais , além do momento psicológico vivido pela (o) paciente, dentre outros irão influencia nos resultados.

-Muitas pessoas buscam por cirurgias estéticas no Brasil?

Eduardo Sucupira: A cirurgia plástica no Brasil cresce a cada ano. Mais e mais pessoas recorrem às clínicas para corrigir algum defeito e se aproximarem do corpo ideal. E as cirurgias plásticas estão longe de ser uma vaidade feminina. Homens também procuram os cirurgiões, especialistas em busca de cirurgias cada vez menos invasivas e com cicatrizes pouco perceptíveis. É muito importante uma conversa clara e transparente com o paciente. Cirurgia plástica é um passo importantíssimo na vida de uma pessoa. Pacientes bem orientados, podem beneficiar-se dos resultados que irão lhe conferir bem estar e resgate da autoestima. Afinal, como nos ensina o mestre Ivo Pitanguy, a maior revolução da cirurgia plástica é atingir naturalidade... é conseguir fazer com que uma correção feita seja imperceptível... e o normal é o que não se nota.

 

Comentários