Pular para o conteúdo principal

Morre um dos fundadores da Feira Hippie


Nascido na antiga Iuguslávia, atual Croácia, o artesão Ivan Jilek faleceu aos 72 anos na última terça-feira, 24, de causa indeterminada. Morador de Sepetiba, RJ, foi um dos que ajudou a fundar a Feira Hippie de Ipanema, na praça General Osório, em 1968. A feira já lançou diversas modas ao longo de várias décadas e foi frequentada por artistas e celebridades. O artesão, que tinha formação como técnico em química industrial, chegou ao Brasil com sete anos, teve quatro filhos e sete netos e era casado com Maria Jose de Assis Jilek, mãe de seus filhos. Ivan foi um artesão autodidata e um de seus grandes sucessos na feira era a bicicleta toda construída por ele com material reciclado.

Era o arquivo vivo da Feira Hippie e dispunha de vasto material como fotos, textos, curiosidades, etc. Estava preparando um livro sobre a história da feira para o qual havia pedido apoio à secretaria de Cultura do RJ.
A missa de 7º dia será na próxima terça, dia 1º de dezembro, na Igreja de Santa Efigênia, na Travessa do Triunfo, em Sepetiba.

Comentários