Pular para o conteúdo principal

Voluntários se unem para revitalizar espaços na Zona Sul do Rio

O Reflorestamento Urbano da Zona Sul do Rio de Janeiro surgiu em 2015 e atualmente é formado por, aproximadamente, 50 pessoas, incluindo especialistas, paisagistas, arquitetos, biólogos, botânicos e voluntários experientes. “Esse ano, apesar da pandemia, já conseguimos plantar, até o momento, 65 tipos de árvores na Zona Sul”, comenta o arquiteto e paisagista José Guimaraens.

O projeto não tem qualquer vínculo com o poder público, partido político ou instituição. As ações acontecem através de doações e trabalhos voluntários. O projeto faz parcerias com condomínios, estabelecimentos e outros grupos para adoções, plantios e mutirões. Também incentivam a população a regar e a monitorar a saúde das árvores, plantadas ou não por eles. Além disso, realizam limpeza e manutenção de canteiros, enseadas e áreas aonde o verde possa se recuperar. 

Mas a população pode ajudar indicando locais vazios, adotando uma muda com rega, fazendo manutenção e relatando problemas, participando de ações diretas que sempre precisam de mão de obra e logística ou através de doações de insumos, equipamentos ou dinheiro, sem obrigatoriedade ou valor pré-definido. Quem quiser, também pode ajudar seguindo e divulgando a página do projeto no Instagram @reflorestamentourbanozonasulrj, Facebook ‘Reflorestamento Urbano’ e através do site Vakinha Online: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/reflorestamento-urbano-pedro-maia-torres. O valor arrecadado será 100% destinado para compra de novas mudas.





Comentários