Pular para o conteúdo principal

PDT pede afastamento de Guedes ao STF

 O presidente nacional do PDT,  Carlos Lupi,  apresentou ao Supremo Tribunal Federal uma ação pedindo o afastamento do ministro da Economia, Paulo Guedes. Na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), Lupi e os advogados do partido explicam  que a permanência do ministro Guedes no cargo pode "estorvar o bom andamento das investigações policiais"  na Operação Greenfield, que apura fraudes em aportes de fundos de pensão.

De acordo com as investigações do Ministério Público Federal (MPF), entre os meses de fevereiro de 2009 e junho de 2013, diretores e gestores dos fundos de pensão consorciaram com a BR Educacional Gestora de Recursos S/A, que tem entre seus associados Paulo Guedes, "a fim de cometerem crimes de gestão fraudulenta ou temerária de instituições financeiras equiparadas", afirmam Lupi e os advogados do PDT, na ação.

O MPF acredita haver "relevantes indícios de que, entre os meses de fevereiro de 2009 e junho de 2013", o hoje ministro tenha participado de "crimes de gestão fraudulenta ou temerária de instituições financeiras equiparadas (art. 4º da Lei 7.492/86) e emissão e negociação de títulos mobiliários sem lastros ou garantias (art. 7º, III, da Lei 7.492/86), relacionados a investimentos no FIP BR Educacional".

Na ação, o  PDT solicitou o afastamento de Paulo Guedes do cargo, " até a conclusão de todos os procedimentos investigativos nos órgãos de persecução penal, principalmente pela Força-Tarefa Greenfield".


Comentários