Pular para o conteúdo principal

Assistência de Direção para Cinema é tema de formação com Joana Limongi

Diretora de curtas-metragens como “A descoberta do mel” e “Faca amolada”, a cineasta comandou oficina  no Museu Casa Eduardo Ribeiro

Quais as habilidades necessárias para trabalhar na direção de um filme? Que processos e etapas se deve seguir na produção? Essas e outras questões estão no programa da oficina de Assistência de Direção para Cinema, que a cineasta  na sexta-feira e sábado, no Museu Casa Eduardo Ribeiro, no Centro. A formação integra a agenda da Mostra de Audiovisual do Circuito de Artes Visuais, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.
Diretora de três curtas-metragens, entre eles “A descoberta do mel” (2009), e assistente de direção em produções diversas, Joana Limongi divisa quatro habilidades essenciais para trabalhar nessa área.
“É preciso ter técnicas, pois há metodologias para se preparar para uma produção; habilidade humana, de saber tratar, ouvir e se comunicar com as pessoas; estratégia, para estimar o tempo para realizar o filme; e arte, que é a bagagem artística que você carrega, de filmes, músicas, viagens, livros, peças, tudo aquilo de que você se alimenta artisticamente”, enumera.
Na oficina em Manaus, Joana enfocou essas habilidades e explora mais a fundo os preparativos que são de responsabilidade do diretor assistente na metodologia de planejamento de um filme: Análise Técnica, Plano de Filmagem e Ordem do Dia. Na formação, os participantes irão trabalhar essas etapas na prática, a partir do roteiro de um filme apresentado pela cineasta brasiliense.
De família com raízes no Amazonas, Joana se diz contente de poder trocar ideias com os realizadores locais, nos quais enxerga um grande desejo de produzir cinema. “As pessoas aqui são muito criativas e produzem filmes na guerrilha. Vejo uma energia forte, de pessoas muito ávidas para fazer cinema. Hoje trabalho no Festival de Cinema de Taguatinga (DF), e fico feliz de ver produções de Manaus selecionadas, filmes e documentários muito legais”, conta.

Ela destaca o papel da assistência de direção na realização de um filme. “É um aspecto importante para que um filme seja bem sucedido no set. É interessante passar esse conhecimento prático para que as pessoas possam fazer seus filmes”, assinala a diretora, que diz ter tido a sorte de aprender com profissionais de peso, entre eles Hsu Chien, Ivan Teixeira, e Kity Féo e Marcela Lordy. “Eles me ensinaram tudo. Adoro pensar que ensino hoje da mesma maneira como aprendi com eles”.


Comentários