Pular para o conteúdo principal

Acabou o amor

Foto Ag. News
Com que sinal de pontuação você finalizaria o título deste artigo, se estivesse se referindo ao término do casamento de décadas dos jornalistas Fátima Bernardes e William Bonner? Exclamação, interrogação, reticências, vírgula ou ponto final mesmo?

Uns lamentam. Outros questionam. Tem gente que simplesmente soube e ponto final. Mas há quem torça para que voltem a ser um casal. Pontuando cada um com sua impressão, o fato é o mesmo: o amor acabou.

Sabe, a vida é feita de ciclos. Há ciclos não só para o amor. Há também para as amizades, para os empregos... Quantas vezes não nos pegamos lembrando de pessoas que foram tão íntimas de nós no passado e hoje sequer sabemos delas.

Mas esse "o amor acabou" para mim, não tem tom de derrota. Tem um tom de que acabou mas foi bom por longevos 26 anos de matrimônio. Quanta coisa boa vivida e compartilhada. Não podemos dizer que fracassou.

Seria maravilhoso que durasse para sempre. Que todos envelhecessem ao lado de seus esposos e esposas. Mas ainda continuo achando que é melhor fechar um ciclo dignamente do que manter as aparências, situações de fachada só para cumprir conveniências.

Quantos de nós conhecem casais cujo casamento está falido há anos, mas se mantém juntos por questões, comodismo ou gratidão por momentos em que um apoiou o outro. Mas e o amor? Aquele que faz os olhos brilharem, que faz você voltar para casa todo dia e não querer sumir, que não deixa você procurar uma terceira pessoa, que te impulsiona a melhorar no relacionamento e que te faz feliz, independente da rotina que insiste em bater à porta. Sim, onde fica esse sentimento?

Um fim digno é a possibilidade de um novo recomeço. Pode não ser no alto do pódio a que você chegou. Mas a paz de espírito e a verdade que te envolvem fazem tanta diferença que não tem preço. Não tem preço acordar com a verdade que se vive, com a fé no que se acredita e com a certeza de estar no caminho certo da felicidade. Foi bom enquanto durou, mas sempre pode ser melhor quando se faz a coisa certa. Portanto, ficou com a pontuação de uma vírgula ao final de O Amor Acabou, pois é sinal de muita coisa boa que virá.

Comentários