Pular para o conteúdo principal

Rio de Janeiro terá primeira edição da Festa dos Santos Populares Portugueses

Palco do desembarque da família real portuguesa no Brasil, em 1808, a Praça XV, no centro do Rio de Janeiro, abrigará a primeira edição da Festa dos Santos Populares Portugueses, a mais tradicional de Portugal e que comemora o mês de Santo Antônio, São João e São Pedro. Neste fim de semana, música, gastronomia, literatura e arte vão dominar o espaço aberto da Praça, Paço Imperial e Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O espaço terá iluminação, enfeites, balões, bandeirinhas e toda a tradição portuguesa que deu origem às festas juninas brasileiras. O evento é gratuito e aberto ao público.

“A ideia é proporcionar uma experiência completa, unindo tradição e contemporaneidade, em um fim de semana repleto de cultura que vai festejar com alegria as delícias de Portugal. Vamos fazer um festival multicultural que unirá passado e presente”, afirma Connie Lopes, idealizadora e curadora do festival no Brasil, que escolheu o dia 10 para abrir a festa por ser o dia de Portugal, de Luís de Camões e das comunidades portuguesas. Nesse dia, o Cristo Redentor estará iluminado com as cores da bandeira portuguesa.

O festival contará com uma extensa programação de shows com representantes da cultura pop portuguesa, como a banda Deolinda (grupo de música popular inspirado no fado) e o acordeão frenético de Rosinha (cantora que se destaca pelo humor nas suas letras), que se apresentarão no palco montado na Praça XV. Outra atração musical será a sanfoneira Lucy Alves(foto), que ficou conhecida na última edição do The Voice Brasil e que atualmente brilha como a Luiza,  na novela Velho Chico. Nomes como Nicolas Krassik e Cordestinos, mistura de música clássica e nordestina, e o Forró do Kiko, cuja marca registrada é o improviso, também integram a agenda do evento. No 12, em homenagem a Santo Antônio, casamenteiro, a bigband Orquestra Imperial conduz o baile romântico dos namorados. Haverá ainda desfiles de trajes tradicionais típicos portugueses e músicos tocando as conhecidas Guitarradas Portuguesas.

Comentários