Pular para o conteúdo principal

Matheus Nachtergaele estreia Processo de Conscerto do Desejo

O ator Matheus Nachtergaele sobe ao palco do Teatro Sérgio Porto, no Rio, a partir do dia 4,  para apresentar o espetáculo Processo de Conscerto do Desejo, no qual recita textos de Maria Cecília Nachtergaele, mãe do ator, falecida em 1968. O espetáculo, que no início de 2016 abriu o 22º Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco teve, em julho de 2015, sua primeira récita. Matheus e o violonista Luã Belik apresentaram, no Festival de Teatro de Ouro Preto e Mariana, um recital com músicas que compuseram juntos, poemas de autoria da poetisa Maria Cecília e canções por ela adoradas.
Na segunda etapa do processo, nas duas temporadas no Teatro Poeirinha, no Rio, Matheus passa a dizer os textos de Maria Cecília em primeira pessoa, numa operação delicada de possessão e homenagem, acompanhado pelos músicos Luã Belik (violão), com participação especial do violinista Henrique Rohrmann.
A construção desse espetáculo, segundo o ator (e diretor), acontecerá diante do público: ”Preciso das pessoas, como observadores emocionados disso tudo. Quero ir consertando meu desejo de acordo com essa emoção, dia após dia. Como na vida. Como no teatro. Isso, só o teatro pode nos trazer. Temos um horário alternativo, um ator, um violão, lindos poemas e a canção. Tudo pequenininho para a grandeza do essencial: artista e espectador em oração profana”. Foto Marcos Hermes

Comentários