Pular para o conteúdo principal

Antonio Parreiras e seu museu

Para marcar seus mais de 70 anos, o Museu Antonio Parreiras,  realiza a exposição “Antonio Parreiras e seu museu” no vizinho Museu do Ingá. A noite de abertura nesta quinta-feira, 17, aniversário de morte do artista,  reuniu admirados e artistas.
O primeiro museu brasileiro dedicado à obra de um único artista inicia, até o fim do ano, obras inéditas de restauração de seus prédios e jardins, construídos há mais de um século. Atualmente, o MAP está fechado à visitação pública, mas continua atendendo pesquisadores. Criado em 1941, no bairro do Ingá, em Niterói, o Museu Antonio Parreiras divulga e preserva a obra do artista e suas coleções, na casa projetada pelo renomado arquiteto Ramos de Azevedo e construída por Antonio Parreiras, reconhecido como o maior pintor paisagista brasileiro.
A exposição, com curadoria de Pedro Vasquez, Paulo Knauss e Kátia de Marco encontra-se dividida em quatro segmentos para apresentar um panorama do acervo do MAP, com 62 obras, entre pinturas e desenhos do artista e seus contemporâneos, aspectos de sua biografia, uma cronologia histórica do prédio - casa, atelier e museu, além do Programa de Requalificação Institucional, com a proposta de sua restauração civil e renovação de conteúdos e programação. Complementando a exposição, haverá ações educativas e de interação com a comunidade, entre elas, o seminário com os curadores, lançamento do catálogo da exposição e de um documentário sobre o museu, em parceria com a Unitevê da Universidade Federal Fluminense. A exposição acontece também no momento de fundação da Associação de Amigos do Museu Antonio Parreiras – AMAP. Fotos Marco Rodrigues


Powered by Cincopa

Comentários