Pular para o conteúdo principal

Academia esclarece dúvidas em relação ao imóvel do Morro do Livramento

Referente a nota publicada aqui no dia 23 de fevereiro último, em que falávamos da  casa de número 77 da Ladeira do Livramento, lugar onde teria vivido  nosso grande mestre Machado de Assis, a Presidente da Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Machado, afirmou hoje que “consultados especialistas no patrimônio histórico da cidade, recebemos um parecer escrito, informando que não há qualquer elemento que autorize essa hipótese, embora a casa em questão deva ser da mesma época e provavelmente fazia parte do conjunto de construções da mesma chácara”.
Com isso, a acadêmica esclarece dúvidas surgidas recentemente na imprensa a respeito da casa que tem sido apresentada como aquela onde nasceu Machado de Assis.
“Não conhecemos qualquer base documental – diz ela- que comprove a hipótese. Trata-se, de toda maneira, de imóvel de inegável valor histórico-arquitetônico, digno de preservação e de restauração que a liberte de algumas adulterações que sofreu, mas, até onde sabemos, a afirmação de ser ela a casa natal de Machado não tem qualquer base documental, salvo o pouco provável aparecimento de alguma fonte até agora desconhecida”.

Comentários