Pular para o conteúdo principal

Entrevista com o médico Marcelo Daher

Em entrevista concedida ao Blog, o  cirurgião plástico  Marcelo Daher -  Pós-graduado em cirurgia plástica pela PUC - Rio de Janeiro, serviço do professor Ivo Pitanguy em 1977; Membro titular e especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP;  Membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e  diretor  da Interclínica-Centroplástica, no Rio -  fala sobre as diferenças entre cirurgias estéticas e reparadoras, explica como são feitas as avaliações dos pacientes que procuram  as clínicas em busca de rejuvenescimento, e revela que o número de homens em busca de cirurgias plásticas aumento de 10% para 20%. Confira!



Blog - Quando se fala em cirurgia plástica as pessoas pensam logo em  rejuvenescimento, mas há muito mais do que isto nesta área da  medicina. Fale um pouco sobre as diferenças entre cirurgias digamos
assim, mais voltadas para a vaidade, e as necessárias que corrigem  problemas muitas vezes decorrentes de acidentes ou genéticos.

Marcelo Daher - A cirurgia plástica pode ser estética como é chamada, quando procura restaurar um equilíbrio da forma como por exemplo uma plástica de nariz ou dos seios ou lipoesciltura ou da face para corrigir sinais do envelhecimento. E  é dita reparadora, quando restaura a função, como por exemplo uma sequela de queimadura que causou o repuxamento da pele em áreas do corpo que necessitam fazer movimentos de flexão e extensão, distúrbios das palpebras e da respiração entre outras.

Blog  - Quais são os maiores casos de cirurgias que acontecem por  indicação médica( correção de acidentes e etc)?

Marcelo Daher - Traumas faciais associados a fratura de osssos da face. O escalpo, que é o arrancamento do couro cabeludo; queimaduras que necessitam enxertia de pele; feridas complexas de guerra com destruição extensas de parte do corpo em que o tratamento é multidisciplinar e o cirurgião plástico é parte indispensavel.

Blog  - Em relação as cirurgias estéticas, com que idade deve-se fazer a primeira cirurgia?

Marcelo Daher - Pode ser com tenra idade para evitar a formação de sentimentos de inferioridade e insegurança , ou como chamam "complexos". Por exemplo a orelha em abano entre 6 e 7 anos, nariz aos 14, mamas podem ser mais precoces caso ja tenha havido o desenvolvimento completo hormonal, ou até antes em caso de risco de suicidio, mas aí deve ser atestado por 3 medicos.

Blog  - Como o senhor avalia as pessoas que muito jovem, muitas vezes com medo do envelhecimento, já procuram correções aqui e ali e acabam com  a fisionomia alterada com o passar dos anos.

Marcelo Daher - Há cada vez mais pessoas procurando por cirugia precocemente., como se quizessem prevenir o envelhecimento, isso nao pode ser feito, isto é, não há cirurgia para "prevenir" o envelhecimento. A midia pode em parte ser responsável pelo grande alarde que faz sobre esses temas de beleza. Há  que ser um profissional de alto nível e ético para contra-indicar essas intervençoes.

Blog  - Qual a idade mais indicada para que a pessoa comece a fazer seus  primeiros retoques, no caso de plástica facial?

Marcelo Daher - Geralmente na 4ª  década. Mas... insistimos em que cada caso é um caso e não da para padronizar pois características biológicas  são muito veriaveis

Blog  - O silicone esta sendo cada vez utilizado pelas mulheres e até por  homens. Com as próteses atuais os riscos para o paciente foram  reduzidos a zero?

Marcelo Daher - Zero não digo, mas  são muito baixos, pela alta evolução da tecnologia no fabrico desses materiais.

Blog  - Em relação aos avanços da cirurgia plástica, novas técnicas,  novos produtos, o que se pode esperar para breve em termos de  novidades?

Marcelo Daher - As maiores novidades creio eu, são no campo da genética  pelo conhecimento e dominio de gens, responsáveis por doenças causadoras de deformidades e, no campo da regeneração, a manipulaçao e domínio do potencial das células-tronco, retiradas  da gordura do próprio paciente.


Blog  - Sempre se falou muito que a mulher poderia corrigir a face, mas que as mãos não escondiam a idade. Hoje já se faz para manter as mãos  rejuvenescidas?

Marcelo Daher - Sim, claro, nós mesmos fazemos com frequencia. Trata-se de um enxerto laminar de gordura vinda do púbis ou da entre-coxas ou  dos flancos, para debaixo da pele das mãos, escondendo assim veias e tendões da mão esqueletizada pelo envelhecimento. Anestesia local e alta em poucas horas.

Blog  - O número de homens em busca de plástica vem aumentando a cada  ano. Qual o percentual dos homens que buscam os consultórios e  clínicas hoje em relação as mulheres?

Marcelo Daher - Ainda é bem menor,  mas subiu nos últimos tempos de 10% para 20%.

Blog  - Quais as regiões que ainda lideram tanto para homens quanto para mulheres?

Marcelo Daher - Mulher: face, mama de aumento, lipo e  abdomen.
Homem: palpebras, ginecomastia, lipo de flancos, implante de cabelo.


A Interclínica Centroplástica -  Possui um centro de implantes de material autógeno e aloplástico acoplado a um centro cosmetológico de apoio para tratamentos pré e pós-plástica.

www.centroplastica.com.br
Rua Jardim Botânico 164 - Rio de Janeiro

Comentários

  1. ele é um excelente cirurgião...Vera...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela entrevista, Regina Russo.

    ResponderExcluir
  3. QUE LUXO DE ENTREVISTA, ESSA CLINICA É O MÁXIMO, LILIAN.

    ResponderExcluir
  4. EXCELENTES DICAS.VIVIANE CUNHA.

    ResponderExcluir
  5. Cada vez mais homens estão a procura, ótima entrevista.Luiza Freire.

    ResponderExcluir

Postar um comentário