Pular para o conteúdo principal

Boa Leitura

Editora LeYa lança  “Fidel - O tirano mais amado do mundo”, do cubano-americano Humberto Fontova.  A obra mira as mentiras da propaganda cubana e revela as atrocidades do ditador no poder da ilha há cinco décadas.



“Na escuridão, antes do amanhecer de 13 de julho de 1994, 74 cubanos desesperados – jovens e velhos, homens e mulheres – embarcaram escondidos em um decrépito mas confiável rebocador no porto de Havana e partiram para os Estados Unidos – e para a liberdade.”
Dessas 74 pessoas em busca de uma nova vida, somente 31 sobreviveram para contar a verdadeira história daquele dia. Antes que pudessem avistar a salvação, o barco foi interceptado e afundado pela polícia de Fidel Castro. E para os 43 cubanos que se perderam no mar, não houve uma matéria comovente no New York Times nem mesmo um memorial em Havana. Para esses 43 cubanos só restou o título de covardes.
Do cientista político cubano-americano Humberto Fontova. O livro narra a verdadeira história da Revolução Cubana e de seu líder, Fidel Castro, através de depoimentos e relatos de pessoas que sobreviveram a La Revolución. Um manifesto que explica como e por que os Estados Unidos criaram o mito Fidel Castro, que até hoje é símbolo da luta pela igualdade e da defesa dos direitos humanos.
Por que devemos aplaudir os atos de um homem que matou – e ainda mata - mais que os grandes ditadores da história recente da América Latina?
“Pergunte para Maria Garcia o quanto Fidel mudou sua vida naquele 13 de julho, quando ela viu seu filho de 10 anos ser engolido pelo mar. Ou então Bonnie Anderson, que teve que olhar nos olhos de Fidel e encarar seu sorriso malicioso ao perguntar sobre a sua família – que ele destruiu ao enviar seu pai para o fuzilamento. E seu antigo colega de escola Ramon Mestre que por um crime hediondo – cobrar uma divida de Fidel durante o ensino médio – foi condenado a passar 20 anos como preso político.”, sugere Humberto Fontova.
Fidel Fernandes Castro ficou conhecido em todo o mundo após expulsar o ditador Fulgêncio Batista de Cuba. Apoiado pelos Estados Unidos, Fidel derrubou o governo com o propósito de implantar o socialismo e a igualdade em Cuba, livrando a pequena ilha da destruição ambiciosa de Batista. Poucos cubanos sabiam, porém, que ele se tornaria um ditador ainda mais cruel que Batista.
O livro desfaz mitos frequentemente repetidos sobre Cuba, como a ideia de que o comunismo provocou “inegáveis avanços na saúde e na educação” e de que os problemas econômicos da ilha são resultado do bloqueio imposto pelos Estados Unidos. Autor  Humberto Fontova - Editora LeYa - 352
páginas -  Preço: R$ 39,90

Comentários