Pular para o conteúdo principal

TV e Rádio Senado garantem sinal digital para o Amapá

A expansão do sinal digital da TV e da Rádio Senado permite o acesso à informação e maior conscientização política. Acompanhar as atividades legislativas e grandes debates de temas nacionais e locais é uma realidade que está cada vez mais próxima dos brasileiros. O Senado Federal trabalha constantemente com o propósito de levar o sinal digital para vários estados, em sinal aberto. Agora chegou a vez do Amapá, que receberá, em breve, o sinal digita. A proposta foi defendida pelo ex-senador Papaléo Paes, junto ao presidente José Sarney, que se sensibilizou com a importância de trazer o sinal para o Amapá. O convênio, assinado no ano passado, garantiu a concessão do sinal em HDTV, para a Assembléia Legislativa. Em breve, a população amapaense poderá acompanhar uma programação diversificada, com a transmissão das audiências nas comissões, as sessões plenárias, além de entrevistas e diversos programas que aproximam o cidadão do Poder Legislativo. As atividades dos parlamentares amapaenses, assim como o trabalho desenvolvido na Assembléia Legislativa do Amapá, também constarão na grade da TV e Rádio Senado e da TV Assembléia. De acordo com o responsável pela implantação do canal, Elpidio Amanajás, os equipamentos já estão sendo licitados e nos próximos meses chegam ao Amapá.
- A expectativa é que a implantação dos transmissores seja feita até setembro -  disse.
A nova estação funcionará no 4º andar de um prédio que está sendo construído, situado no bairro Santa Rita. As obras estão em ritmo acelerado. Segundo o engenheiro civil responsável pelo projeto de construção, Alex Gemaque, para a infraestrutura física do local foram analisados os aspectos estrutural, climáticos e elétricos. O engenheiro em telecomunicações, Flávio Mendes, que coordena a instalação técnica do sinal e a montagem dos transmissores e estúdios, destacou que os equipamentos de ponta vão permitir transmissão em alta definição.
- Isso vai garantir uma transmissão de qualidade que cobrirá inicialmente Macapá, Santana, Mazagão e as comunidades mais próximas da capital - frisou. Serão viabilizadas a transmissão da programação do Senado exibida na TV e a veiculada na Rádio. As duas estações funcionarão com sinal digital.

Comentários