Pular para o conteúdo principal

Isolamento a dois

Vida Vivida - Por Amanda Pieranti 

Um papo-cabeça com uma amiga, em pleno domingo chuvoso, me levou a  refletir sobre alguns pontos da vida. Já havia postado no Facebook um questionamento: Por que as pessoas quando estão namorando ou casadas esquecem dos amigos? Ou melhor, só fazem programa a dois? Será que  elas vivem em um universo à parte, em que se acham dependentes só umas das outras? Tipo assim: se bastam? Nunca entendi isso, porque sempre  procurei não me isolar. Afinal, é saudável até para o relacionamento.


Até entendo que no início do namoro é natural tal reclusão a dois. É a fase das descobertas das  afinidades, daquela vontade louca de ficar  juntinho o tempo todo, todo o tempo do mundo e, quando casados, tem a  fase de adaptação, etc. Mas e depois desse tempinho natural? Será que é demais lembrar-se dos amigos? Daqueles que te faziam companhia quando a solidão apertava, daqueles  companheiros de "night" para tentar desencalhar ou, no caso dos homens, para encontrar uma gata que  o fizesse parar de vez com aquela vida?
Na verdade, acho que estamos cada vez mais preocupados só com o nosso  próprio umbigo. Porque os enamorados nem pensam que o relacionamento é  eterno enquanto dure e que ao se depararem novamente sós, podem não ter o amparo daquele amigo ou amiga que "esqueceram" em nome do amor
eterno. Ou mesmo, que a vida "conjugal" chega a uma fase em que estabiliza e os amigos são uma possibilidade de sair da rotina. Antes que alguns pensem que estou jogando um balde de água fria no
relacionamento dos outros, só estou refletindo sobre o que tenho notado.
Já me isolei? Sim, mas quando não tinha essa noção do quão importante é estar entre amigos com o nosso amor também. Assim como é importante  que ambos tenham seus momentos a sós. E aí vale a máxima de estar com  os amigos dele e com os nossos, porque senão, prioriza-se só as  amizades do outro. Saia a sós, saia em casais, saia com aqueles que  estão em um momento de segurar a vela, mas não tornem o relacionamento  egoísta demais, achando que o mundo de vocês é só de vocês.
E não usem a desculpa de que falta tempo, de que agora existem os  filhos, etc, porque até os filhos vão se distanciar no momnto  oportuno. É natural. Hoje você tem companhia para fazer o que mais gosta, dividir os problemas, mas e amanhã? O dia seguinte, que pode  vir daqui a um mês ou anos, é mais próximo do que você pensa, e aquele  amigo que você deixou para trás pode não estar mais disponível. E não  há nada mais motivador do que compartilhar a felicidade do amor com  quem sempre esteve ao seu lado. Afinal, amigos não são só para fazerem número no casamento, na hora das fotos das datas comemorativas ou nos  momentos em que você se lembra de um ombro para chorar.

Comentários

  1. Amanditaaaaa!!! Bom texto, mas saiba que vc é amiga pra todas as horas! Bjs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário