Pular para o conteúdo principal

Entrevista Emilio Santiago

Não é à toa que Emílio Santiago foi chamado  por um dos principais críticos do New York Times de o "Nat King Cole Brasileiro". A voz firme e o tom afinadíssimo o fez um dos grandes nomes da MPB. E agora, as vesperas de lançar o DVD Só Danço Samba, ele nos concedeu uma entrevista em que fala do inicio da carreira - em que lembra o programa de calouros do Flávio Cavalcanti -  de sua relação com a internet, dos sonhos e projetos musicais. Confira!
Foto Dario Zalis


Blog - São quase 40 anos de carreira, cerca de 30 discos lançados, sucessos  consagrados e muitos prêmios. Como você vê toda essa trajetória? Você  sonhava com tanto sucesso?


Emílio - Na verdade, estou completando já 41 anos de carreira. De discos, chegando aos 40 e poucos.  Comecei nos anos 70 e tudo era muito diferente. Desde a escala de valores, a música e os cantores e músicos ...era tudo muito diferente. Em termos artísticos foram tempos culturais  bastante marcantes. Penso que deu certo porque comecei a cantar na hora certa, no lugar certo e ao lado de pessoas que valorizaram muito o  meu trabalho. O sucesso é consequência de sua trajetória.

Blog - Lá no comecinho você foi finalista de um programa de calouros do Flávio Cavalcanti - que se vivo fosse, completaria 90 anos em 2013 - que lembranças você tem daquela época e qual a grande diferença de começar a carreira numa época como aquela, com programas de calouros e  Festivais de Musica,  e hoje quando  as coisas nascem de uma forma mais enlatada, sem o  contato inicial com o público? 


Emílio -   Lembro que tinha saido de um festival de música na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ e       toda a faculdade me pressionava para eu dar prosseguimento à carreira de cantor. Então, num        domingo, vi o Flávio Cavalcanti anunciando um concurso de cantores novos no seu programa,       que passava todo domingo em rede nacional pela Tv Tupi e lá fui eu para fazer um teste na       garagem do escritório dele na Urca. Este teste foi feito pela cantora Carminha Mascarenhas,       recém falecida, e pelo pianista Anselmo Mazzoni, que me deu muita força no inicio da       carreira. Era uma época linda. Quem beijou, beijou!!!!!


Blog  - Você dedicou seu recente disco ao Ed Lincoln - líder da banda que  dominava a cena naquela época e da qual você fez parte. Que importância   teve aquela participação na sua vida artística e qual foi a maior  influência da banda na sua carreira?

Emílio -  O Ed Lincoln e seu conjunto é dos anos 60. Ele era o rei dos bailes e eu dancei muito nos bailes de formaturas, domingueiras dancantes ao som dele. Nos anos 70, Durval Ferreira, que era diretor artistico da gravadora CID e me viu  no programa do Flávio Cavalcanti, me contratou e  acabou me levando para cantar no conjunto do Ed Lincoln, numa das suas últimas formações. E, logo depois, gravei o meu primeiro LP. Aquele que tem ""Bananeira"", do Donato e Gil. No conjunto do Ed Lincoln exercia a arte de cantar com um som da melhor qualidade, nada melhor para um cantor iniciante.

Blog - O DVD Só Danço Samba - Ao Vivo, é o primeiro trabalho feito pelo seu  selo, o Santiago Music. Quais serão os outros projetos pelo selo? Tem  algum outro artista que possa lançar também pelo selo?


Emílio -  Passei quase 40 anos sendo contratado de algumas poucas gravadoras. Foram tempos ótimos em que construi uma carreira discográfica muito interessante. Inclusive, fui um grande vendedor de discos com a série ""Aquarelas Brasileiras"" chegando a casa de milhões de discos vendidos. Com 41 anos de carreira e de serviços prestados à gravadoras brasileiras, me dei de presente o selo Santiago Music. O selo foi criado  para ficar mais à vontade para desenvolver os meus projetos de cantor. Só isso!!!

Blog  - Você pensa em fazer outros CDs visitando o mundo do samba, também com  canções antigas?

Emílio -  Sem dúvida! A Santiago Music foi criada para isso. Conheço bastante a música brasileira.Poderei fazer muitos bons discos de sambas ou de canções novas ou antigas. Adoro cantar!!!!!!!

Blog - Fale um pouco sobre o show do Teatro Municipal de Niterói. Tem alguma  surpresa?

Emílio -  No Teatro Municipal de Niterói vamos fazer o show de lançamento do DVD  "Só Danço Samba", que começou com o CD. Virou show dirigido por Túlio Feliciano e José Milton e virou DVD, gravado em SP, no extinto CitiBank Hall.  Não tem surpresas. O público verá no palco um Emilio Santiago feliz da vida, cantando um repertório que faz parte  da lembrança de muita gente que curtia aqueles tempos dançantes dos anos 60, ao lado de uma banda maravilhosa.

Blog - Você tem algum desejo profissional que ainda não realizou, como fazer um  disco em parceria com alguém, ou um CD só com canções de algum artistas   que você goste muito seja nacional ou não?

Emílio - Não programo nada na minha vida. Tudo acontece muito naturalmente. Que as ideias surjam e que eu as possa cantá-las!!!

Blog - Vivemos um período em que a internet é atacada como uma ferramenta  negativa para os artistas da música porque suas canções são baixadas pela  web e etc. Hoje abriu-se uma nova e grande janela que são as redes sociais  e a comercialização de musicas e outros produtos do artista. Você mexe na  internet? Você usa as redes sociais? Como você avalia essa mudança e que  valor real tem a internet para os cantores?

Emílio - Uso a internet apenas para o essencial. Pela internet posso dar um alô para os meus amigos no mundo todo!!!!  Dizem que a internet é a causa da pirataria que devastou as gravadoras e acabou com a carreira de muitos cantores. Baixar música  pela internet é possivel se for severamente controlada e paga. E porque negar que a Internet para pesquisar é maravilhosa?

Blog  - Como é sua relação com os fãs via internet?

Emílio -  Estou me adaptando a esses novos tempos. Na medida do possivel respondo aos e-mails recebidos. Tenho um e-mail  aquarelas@hotmail.com e um site passando por atualizações que é www.emiliosantiago.net

Blog  - Qual a maior alegria ou maior emoção que você viveu nesses anos de  vida artística?

Emílio - Segundo Roberto Carlos foram tantas as emoções! Uma delas, quase recente, foi a critica do New York Times quando estava fazendo uma  temporada no BIRDLAND, em Nova Iorque. A tenho como um troféu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Blog - Para encerrar fale um pouco do Emílio pessoa. Quando você esta de  folga o que gosta de fazer, que musicas escuta, quais são seus sonhos.

Emílio -  Emilio pessoa não gosta de frequentar o meio artistico. Gosto de restaurantes, bares com amigos. Adoro viajar e aumentar cada vez mais minha coleção de CDs e DVDs. Minha música é MPB direto. Clássicos. Jazz.  Instrumental. Cantores e Cantoras da minha praia e de sonho.......... "viver e não ter a vergonha de ser feliz!!! cantar e cantar e cantar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"
 

Comentários

  1. Sr,Santiago...voce não é o melhor não...é o único!!!Adorei a ropicha de inverno...ficou muito clean...lindo! Amei...gosto muito do senhor...sou seu fan desde pequeno...obrigado por dançar o samba assim...

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Achei essa postagem enquanto procurava conteúdos sobre Emilio Santiago. Muito bacana!
    Abraços,
    Grupo Puro Acaso
    www.grupopuroacaso.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário