Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de outubro 11, 2021

Seminário Museu Histórico Nacional

O seminário anual do Museu Histórico Nacional - que neste ano marca os 99 anos de criação do museu - aponta para as comemorações do seu centenário, em 2022, cujas ações de escuta e partilha são norteadoras para entender o espaço como local de conexão. O caxambu, tambor cerimonial utilizado na manifestação cultural afro-brasileira  que integra o acervo do MHN, é o símbolo do Seminário MHN 2021, que tem como  tema “Escutas, conexões e outras histórias nos museus”. A transmissão acontece on-line, através do  canal do MHN no YouTube  ( BIT.LY/CANALMHN ), pela manhã (10h) e tarde (14h), dos dias 13 e 14. Os assuntos abordados serão “Curadorias compartilhadas em museus nacionais” e “Bens e memórias: entre diálogos e disputas, tecendo novas narrativas”, respectivamente. Haverá certificado de participação mediante lista de presença em cada uma das sessões.

Hotel Nacional oferece programação especial para Dia das Crianças

O Hotel Nacional, em São Conrado, no Rio de Janeiro, está com novidades para o Dia das Crianças. Além do Espaço Kids, de 200 metros quadrados, com experiências lúdicas para crianças de 0 a 12 anos, o hotel irá oferecer atividades na piscina, oficina gourmet, baladinha Kids, piquenique no jardim Burle Marx e para completar show das princesas da Disney, como, Anna e Elsa, da Frozen e Bela, do filme A Bela e a Fera, além do Homem Aranha. Hoje tem piquenique com música no Jardim Burle Marx a partir das 17h e dia 12, vai ter show das princesas da Disney e do Homem Aranha, de 11h às 13h.

Missa em Ação de Graças pelos 50 anos da Fundação Cesgranrio

O encerramento das comemorações pelos 50 anos da Fundação Cesgranrio  vai acontecer com missa de ação de graças,  rezada pelo padre Edvino , da Puc-Rio, nesta sexta-feira, dia 15,  às 16hs, no Teatro Cesgranrio.  Em seguida, Beth e Carlos Alberto Serpa (presidente da Fundação Cesgranrio) vão receber para  um coquetel de confraternização,  no foyer do Teatro. Por causa da pandemia,  será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação. 

Espetáculo infantil “Fica Comigo” estreia no Teatro Casa Grande

Um espetáculo com atmosfera lúdica, romântica e bem humorada traz de volta ao Rio de Janeiro a Companhia Ateliê do Gesto, para a estreia nacional de “Fica Comigo”, primeira montagem do grupo de dança contemporânea dedicada ao público infantil, com duas apresentações no Teatro Casa Grande, dias 11 e 12, às 16h. Para emocionar crianças e adultos “Fica Comigo” mergulha nas memórias que guardamos ao longo das nossas vidas, com o convite para se aventurar no imaginário de um Senhor que guarda suas lembranças em caixas, através de gestos que se transformam em danças.

De olho no pequeno leitor

A criançada já pode comemorar. A Livraria Pequeno Benjamim chega em Ipanema para abrir espaço para os pequenos terem seu lugar de leitura, na galeria 595 da Rua Visconde de Pirajá.  A livraria é o novo empreendimento do casal Sandra Costa e Benjamin Magalhães , que já administra a  livraria e Sebo Lima Barreto, com o filho Pedro .  Para celebrar a abertura oficial    durante o mês de outubro, as crianças que levarem livros usados (sem rasuras e em bom estado) terão desconto de 20% em uma obra nova.  De olho no segmento infantil, a livraria realiza uma live nesta terça, dia 12, às 18h, com o tema "As crianças e o espaço de formação do leitor",  no instagram pequenobenjaminlivraria@gmail.com . 

Jantar de aniversário da jornalista Yacy Nunes

Beth e Carlos Alberto Serpa , que comemoram, esta semana,  50 anos da Fundação Cesgranrio, reuniram um pequeno grupo de amigos para comemorar, em jantar na Casa Julieta de Serpa,  o aniversário da jornalista Yacy Nunes,  diretora de Boas Histórias. Na foto,  os anfitriões com a aniversariante e os amigos. Entre eles,  Belita Tamoyo, Leandro Bellini (secretário de Cultura da Fundação Cesgranrio), e os jornalistas Aline Macedo ,  Gabriel Ares , Fernanda e Thiago Gomide , além do Chef Vanderlei Silva . 

Comédia “Sujeito a Reboque” estreia no Teatro PetraGold

O Teatro PetraGold recebe a montagem inédita de “Sujeito a Reboque”, comédia dramática de Herton Gustavo Gratto com direção de Emilio Orciollo Netto e os atores Leonardo Paes Leme , também idealizador do projeto, e Gustavo Novaes . Confira quem marcou presença na estreia, nas fotos de Cristina Granato ! Caio Sóh,  Roberto Berindelli e Emilio Orciollo Netto Emilio Orciollo Netto e Simone Cadinelli Léo Paes Leme, Emilio Orciollo Netto e Gustavo Novaes

Críticas a Bolsonaro no encontro da Internacional Socialista

Presidente nacional do PDT (e vice-presidente da Internacional Socialista), Carlos Lupi participou,  sexta,  sábado e domingo,  da reunião promovida pelo Comitê da IS para a América Latina e Caribe,  em Cancún,  no México, e fez uma exposição sobre as ações antidemocráticas  do presidente Jair Bolsonaro e sua atuação,  como negacionista, desde o início da pandemia,  no Brasil. Além da saúde e da democracia,  a reunião da Internacional Socialista tratou,  também,  de questões climáticas. Lupi disse,  durante o encontro,  que "a mobilização trabalhista e do povo brasileiro,  contra Bolsonaro ,  está nas ruas". "Já são mais de 600 mil vidas perdidas por culpa do negacionismo ideológico de um irresponsável que não tem caducidade e caráter para ocupar o cargo de presidente da República " - afirmou. 

Rock Brasil 40 Anos agita o Centro Cultural Banco do Brasil

O Rock Brasil 40 Anos é o maior festival de música do ano e primeiro grande evento-teste de cultura ao ar livre do Rio de Janeiro desde que foi decretada a pandemia. O evento, regado a muita música e arte para homenagear a história do rock nacional, contou com apresentações de Hanói Hanói , George Israel e Fernanda Abreu . Confira nas fotos de Cristina Granato ! George Israel Hanói Hanói Fernanda Abreu