quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Sérgio Costa e Silva recebe medalha do presidente da OAB-RJ

Sérgio Costa e Silva, idealizador e produtor do Música no Museu, recebeu ontem a Medalha Sobral Pinto das mãos do presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira.

Programa Brinquedos Cantados apresenta três espetáculos nesta sexta-feira

O programa Brinquedos Cantados apresenta nesta sexta-feira, 3, às 16h, os espetáculos “As duas mulheres e o Céu”, “Auto do Boi da Lua” e "Marinheiro Manuel". As exibições acontecem pelo site www.musicanomuseu.com.br e pelas redes sociais do Musica no Museu. 

“As duas mulheres e o Céu”: é um conto de origem africana em que duas mulheres de uma tribo africana, que usavam o pilão para moer seus grãos e depois maceravam, contam suas histórias para as crianças da aldeia. Porém como o céu, naquele tempo, era muito baixo, elas acabaram furando o pano do Céu dando origem às estrelas do firmamento.

“Auto do Boi da Lua”: o Coronel, dono da fazenda, sai em viagem e deixa o Boi da Lua, seu boi preferido, para seu vaqueiro de confiança, Pai Francisco, tomar conta. Só que a sua mulher, Catirina, está grávida, cheia de desejos e acaba convencendo Pai Francisco a tirar a língua do boi para ela comer. O boi acaba recebendo a visita inesperada do saci. O Coronel volta de viagem e vê o Boi da Lua caído e busca uma solução para levantar o animal. A solução vem da mandinga da curandeira Margarida de Colocó, que coloca as coisas no seu devido lugar e faz o Boi da Lua finalmente levantar.

“Marinheiro Manuel”: é um conto inspirado nas Marujadas e nas Naus-Catarinetas. A história fala sobre o desejo incontido do Menino Manuel pelo mar. A fim de se tornar marinheiro, ele é atraído pelo imaginário, pelas aventuras e pelos perigos que cercam os navegantes. A jornada se desdobra nas diferentes etapas de uma dobradura de barco de papel enfrentando os perigos do mar e as tempestades 



Dicionário das Religiões Afro-Brasileiras

A obra Dicionário das Religiões Afro-Brasileiras, de Ronaldo Pereira Rego, traz uma expressiva contribuição ao cenário cultural brasileiro, não só esclarecendo aqueles que não usam no presente, mas como uma chave pra compreensão, no futuro, das transformações ocorridas na alma brasileira. Em suas páginas o leitor não familiarizado com o tema terá acesso ao significado de termos e expressões de maneira precisa e não adulterada, podendo, assim, introduzir-se às raízes genuínas.

Inscrições para Orquestra Sinônica Juvenil de Itaguaí

Estão abertas as inscrições para novos alunos ingressarem na formação da Orquestra Sinfônica Juvenil de Itaguaí, projeto que une música e educação para crianças e jovens entre 8 e 19 anos, estudantes da rede pública de ensino das Secretarias Municipal ou Estadual de Educação de Itaguaí (município da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro). A segunda etapa para a formação da OSJ de Itaguaí está recebendo pré-matrícula para 60 novos alunos até sexta-feira (3), pelo link http://bit.ly/INSCRICAOITAGUAI. Ao realizar o cadastro, o IBME – Instituto Brasileiro de Música e Educação entrará em contato com o responsável do aluno. 

Paola Bonelli lança podcast “Um Olhar do Artista”

“Um Olhar do Artista”, novo podcast que acaba de ser lançado pelo portal Um Olhar, criado por Paola Bonelli, vai apresentar, toda semana o depoimento de algum artista sobre seu trabalho mais recente. Esta semana, Márcio Diégues fala sobre “Como sobreviver a um naufrágio”, seu trabalho mais recente. Clique aqui para ouvir.

Live sobre a Lei Anticrime

A advogada criminalista Patrícia Lins e Silva é a convidada de Ana Tereza Basílio, vice-presidente da OAB-RJ, hoje, às 19h, na live sobre Inovações trazidas pela Lei Anticrime. A transmissão será pelo Instagram de Ana Tereza Basílio.

Atriz Vanessa Machado se destaca nas telinhas e no segmento de beleza

A atriz Vanessa Machado que tem em seu currículo trabalhos na TV, no Teatro e no Cinema e que recentemente pode ser vista na reprise de “Laços de Família”, sucesso de Manoel Carlos, no “Vale a Pena Ver de Novo”, da TV Globo e como  protagonista no  filme Tiro no Escuro”, do cineasta português Leonel Vieira,  está fazendo sucesso e é referência no assunto com seu canal no YouTube com dicas de maquiagem e beleza para mulheres acima de 30 anos. Em parceria com a Dermociência está lançando uma linha de produtos veganos, sem testagem em animais e eco-friendly.

Bruno Gouveia é o convidado desta quinta do Papo com Rock Brasil

Hoje, às 19hs, a jornalista Ana Claudia Guimarães vai entrevistar Bruno Gouveia, vocalista do Biquíni Cavadão, desde a formação original da banda, em 1985. A live tem o apoio de o Ourocard (Banco do Brasil). A transmissão será pelo Instagram e pelo Facebook Rock Brasil.