terça-feira, 22 de junho de 2021

Quarentena Solidária


O Colégio e Curso AZ, em parceria com a organização Pares Cáritas, está arrecadando alimentos não perecíveis, fraldas e leite em pó para refugiados. O objetivo da campanha é ajudar esta parcela da população que chega ao país com precárias condições financeiras, de moradia, documentação irregular e dificuldade de acesso ao serviço de saúde, sendo um grupo ainda mais vulnerável à Covid-19. As doações podem ser feitas até o dia 16 de julho em qualquer unidade do Colégio e Curso AZ: Botafogo (Rua Assunção – 453), Barra 2 (Av Mal Henrique Lott-163, lj 109), Barra 1 (Av Mal Henrique Lott-163, sl 301), Recreio (Estrada Benvindo de Novaes-1880), Tijuca 1 (Rua Campos Sales-135), Tijuca 2(Rua General Roca – 598) e Ipanema (Rua Paul Redfern - 68).

Música que transforma


Jovens entre 8 e 19 anos, estudantes da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, compõem a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca que estreia a Série Concertos Santander. Com transmissão pelas mídias digitais - www.orquestranasescolas.com, nos dias 23 e 24 de junho no Imperator (Centro Cultural João Nogueira), a apresentação conta com um convidado muito especial, o jovem violinista Guido Sant’Anna, nascido na periferia de São Paulo, que começou no instrumento aos cinco e aos sete anos já se apresentava como solista de uma orquestra. Hoje com quinze anos e com reconhecimento internacional, Guido é um exemplo de transformação pela música para a orquestra e para as crianças e jovens do Coro Laboratório Juvenil do Rio de Janeiro, que também participam do estreia da Série Concertos Santander.

A fábula “Pança” reflete sobre a circulação e o consumo de notícias no mundo atual

Não é raro nos sentirmos perdidos e confusos diante da quantidade de informações (verdadeiras e falsas) a que temos acesso diariamente pelos meios de comunicação e redes sociais. A circulação de notícias, obras e ideias está em profunda transformação no mundo atual, passando por fenômenos como os da “fake news”, mas também ampliando em nível vertiginoso nossa possibilidade de acesso ao conhecimento. Com dramaturgia e direção de Cecilia Ripoll, o espetáculo “Pança”, que estreia dia 1º de julho no Teatro Arthur Azevedo, constrói uma fábula para tratar da reprodutibilidade da notícia e das falhas da comunicação humana. Quais os efeitos que o poder de circular ideias pelo mundo gera na sociedade? O espetáculo foi selecionado pelo edital Prêmio de Montagem Teatral, da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ).

Lupi lança Rodrigo Neves, em homenagem a Brizola

Durante as homenagens póstumas pelos 17 anos da morte de  Leonel Brizola (1922-2004), em São Borja,  onde estão enterrados Getúlio Vargas, João Goulart e o ex-governador do Rio de Janeiro, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, lançou a pré-candidatura do ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, ao governo do estado fluminense. Rodrigo Neves estava em Portugal, desde janeiro desse ano, para curso de doutorado  na Universidade de Coimbra. Neto do líder trabalhista, Brizola Neto também dá apoio à pré-candidatura de Rodrigo Neves. Na visita ao túmulo de Brizola também estiveram Juliana Brizola, Christopher Goulart (neto de Jango), os deputados federais Pompeo de Mattos e Affonso Mota, do Rio Grande do Sul, Lauri Bernardes, do Movimento Cultural Darcy Ribeiro, e o presidente do PDT do Rio Grande do Sul. Na foto, Carlos Lupi com Rodrigo Neves, Juliana Brizola e Brizola Neto

Cantora Jhusara promove um Arraiá virtual no Dia de São Pedro

Para comemorar o Dia de São Pedro,  dia 29 acontece a Live  “Arraiá da Jhusara”, a partir das 19h, com transmissão através do Instagram da cantora, que por 18 anos percorreu o Brasil conhecendo as principais festas de forró do país, como backing vocal de Elba Ramalho. A artista vai aproveitar a ocasião para também homenagear o pai Umberto Silva, compositor de clássicos. Se estivesse vivo, ele faria 98 anos neste dia, que Jhusara sempre lembra com muito carinho, não só pelo aniversário do Sr. Umberto, mas também porque a mãe sempre organizava festas juninas para celebrar a data.

Ibeu incentiva conexão cultural entre países com a live #lovematters


Em um mundo cada vez mais globalizado, a música e a língua inglesa são duas ferramentas poderosas de conexão entre os povos. Pensando nisso, o curso de inglês Ibeu vai reunir, em seu Instagram (@ibeurj), Brasil e Estados Unidos, no dia 25, às 18h, na live musical #LoveMatters.  Participam do encontro, Rafael Pereira - ex-aluno do curso, foi vencedor do Ibeu Talent Show, que atualmente estuda teatro na UNIRIO e deseja ser ator de musicais - e Laura Rizzoto, cantora e compositora baseada em Los Angeles que já dividiu o palco com artistas como Demi Lovato, Colbie Caillat e Rosanne Cash. A mediação ficará a cargo do professor Adriano Boas.

Festivais internacionais consagram filmes exibidos no Fest Alter do Chão

"Amazônia Sociedade Anônima", de Estevão Ciavatta, e "Dr. Hipóteses - Uma alma perdida na pandemia", de Vicentini Gomez,  acabam de ser premiados em alguns dos mais importantes festivais internacionais de cinema da atualidade. O documentário  "Amazônia", que foi o longa-metragem campeoníssimo do Fest Alter 2020,  venceu o " One World Media Awards" na categoria "Impacto Ambiental", e o  "Dr.Hipóteses" que também participou ano passado do festival amazônico como " filme convidado, " arrebatou duas premiações no "Five Continents  International  Film Festival, na Venezuela.  A película foi agraciada com os prêmios de "melhor filme gravado  durante a pandemia" e "melhor ator protagonista" para  o cineasta, ator e diretor Vicentini Gomez. As inscrições para o Festival de Alter do Chão de 2021, efetuados diretamente no site www.festivaldealterdochao, serão abertas no próximo dia 28 e  encerradas em 28 de julho.