Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de maio 5, 2021

Um passeio histórico pela Petrópolis colonial

O primeiro livro do procurador de Justiça aposentado Sérgio Kapps , “Contos de Réis”, é uma coletânea de histórias ambientadas em Petrópolis, com publicação simultânea no Brasil, Portugal, Angola e Cabo Verde. O livro leva, por meio de reflexões de um descendente de colonos alemães, à cidade Imperial do passado, com nobres e gente comum. “A colonização alemã em Petrópolis é muito menos conhecida do que a do Sul do País”, revela o autor. Publicado pela Editora Chiado Books, a obra tem histórias cotidianas da vida dos fundadores de Petrópolis e seus descendentes.

Barbeiro Japa Oldschool, vira sucesso no instagram e viaja pelo mundo ensinando a profissão

Com quase 200 mil seguidores no Instagram, o fundador da “Estilo para Homens”, nome que leva a barbearia até hoje com 6 unidades que se tornaram uma rede de franquias em Santa Catarina. Todos os barbeiros são formados e treinados por ele, com os atendimentos sendo padronizados em cada unidade. Christian , o Japa Oldschool viaja pelo Brasil todo ministrando Workshop e cursos práticos. Atualmente Japa realiza mais um sonho, passando por um período de estudos e aperfeiçoamento nos Estados Unidos.

Restaurantes cariocas apostam em mimos para celebrar a data

Depois de um ano atípico, em que o Dia das Mães contou exclusivamente com opções delivery, 2021 traz novamente a chance de levar a homenageada do dia para um dia especial e curtir o almoço de domingo temático. No restaurante O Nórdico Steakhouse, que conta com temática viking, as homenageadas do dia ganharão como brinde uma sobremesa criada especialmente para a data, além das diversas opções de entrada e pratos principais. Para quem vai comemorar de casa, as encomendas podem ser feitas até o dia 06 e entregas até o dia 08, através do tel (21) 98282-0897. Mais informações através do instagram @matonella_oficial.

Primeiro Festival Tradicionalidades preserva a cultura de algumas regiões do Rio

A historiadora Tainá Mie se articulou com as comunidades tradicionais que lutam pela preservação e valorização das suas memórias culturais e criou o I Festival Tradicionalidades pela Lei Aldir Blanc, que acontece de 12 a 16, de forma online e gratuita. O evento reúne dez grupos culturais de diferentes regiões do Rio, que preservam suas tradições, como o Jongo Quilombola, Ciranda Caiçara, Boi Pintadinho, Terno de Reis, Música Caipira, Mineiro Pau, atabaques afrodescendentes, música Guarani, da dança Mazurca das Baixadas Litorâneas e o Rap Quilombola, que através de novas vertentes transmitem a força do patrimônio cultural desses povos que vivem quase no anonimato, no estado do Rio de Janeiro. O festival será transmitido em www.festivaltradicionalidades.com.br .

Restaurante Skylab, no Rio Othon Palace, terá menu especial para o Dia das Mães

O Skylab, restaurante localizado no 30° andar do Rio Othon Palace, em Copacabana, terá almoço especial em homenagem ao Dia das Mães no domingo. Os pratos elaborados especialmente para a data foram pensados para agradar a toda família. É importante lembrar que o Rio Othon Palace e o Skylab seguem os mais rígidos protocolos de segurança contra a Covid-19. O almoço começa com uma entrada,  Salada de Endívias com siri catado e molho de vinagrete de abacate e limão siciliano. Os pratos principais são Cherne acompanhado de quinoa e palmito ao molho champanhe e Filé Mignon em crosta de ervas com purê de batatas defumadas, pak choi e ovo poché.  As opções de sobremesa são Cake quente de milho, com sorvete, sauce de creme inglês com whisky e Sashimi de frutas. O Skylab oferece como cortesia uma taça de vinho tinto por pessoa ou uma garrafa para cada reserva de quatro pessoas. 

Bondinho do Pão de Açúcar terá Circuito Histórico para atrair turistas

O superintendente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) Olav Schrader e o diretor do Bondinho do Pão de Açucar, Sandro Fernandes , assinam nesta quarta-feira, um acordo de cooperação técnica para a criação do “Circuito Histórico do Bondinho Pão de Açúcar”, em cerimônia no alto do Morro da Urca. A iniciativa tem como objetivo criar um trajeto com informações histórico-culturais para os visitantes do monumento. Os mirantes serão rebatizados e neles serão inseridas informações sobre fatos históricos ocorridos no bairro da Urca. Fatos como a presença de Dom Pedro II no lançamento da pedra fundamental da primeira universidade do Brasil, até registros dos shows de Carmen Miranda no Cassino da Urca. Além disso, o trajeto pretende contar a própria história do bondinho, fundado em 1912 e que hoje é o mais antigo teleférico em funcionamento no mundo, cujo ponto mais alto fica a 396 metros acima do nível do mar. A execução do projeto será no segundo semestre de 202

Spa Maria Bonita, em Nova Friburgo, oferece presente duplo na semana do Dia das Mães

Comandado por mãe e filha, as atrizes Tânia e Gabriela Alves , o SPA Maria Bonita, localizado na serra carioca, sabe da importância que tem a figura materna, e o quanto elas se desdobram nesse papel.  As mamães que se hospedarem do dia 09 a 16, pagarão por apenas 6 diárias, pois a do dia 09, quando é comemorado o Dia das Mães, será cortesia do spa. E ela ainda pode escolher uma terapia para relaxar, cuidar da pele e do corpo, no valor de até R$140, como banho sonho de mel com esfoliação, máscara de mel (ou argila), hidromassagem com pétalas de rosas, massagem interativa e watsu (relaxamento aquático feito de forma dinâmica, com opcional de submersão).

Brasileira Renata dy Souza abre duplex em NY para exposição de artes plásticas só mulheres

Aos 40 anos, Renata dy Souza resolveu dar um tempo das viagens pelo mundo afora e residir em Nova York, nos Estados Unidos. Apaixonada por todas as formas que a cultura proporciona e agora com a possibilidade de ficar em um lugar por mais tempo, a partir do dia 8, ela abre pela primeira vez as portas de seu duplex em Manhattan para colecionadores e apreciadores das artes plásticas apresentando seu primeiro Pop Up: “Bad Girls”. Em parceria com sua amiga de longa data,  Luiza Maldonado , e do especialista e também curador inglês-canadense  Simon Watson , que conta com 40 anos no mercado internacional e é um grande encorajador da arte brasileira, foram escolhidas três artistas brasileiras:  Mag Magrela ,  Ana Júlia Vilela  e  Cacá Fonseca , que estão se destacando pela coragem de expor suas psiquês e identidades de maneira lúdica e poderosa. Estarão expostas respectivamente, sete, nove e cinco quadros de cada artista.

Simulado de Sustentação Oral Trabalhista

Com a participação de Ana Tereza Basílio , vice-presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira , presidente da entidade, e de Cíntia Savelli , coordenadora trabalhista da ESA OAB-RJ, e secretaria adjunta da Associação Brasileira dos Advogados (ABA-RJ), será realizado nesta sexta, dia 7, entre as 18h e as 20h, o Simulado de Sustentação Oral Trabalhista. A transmissão será pelo youtube da Oabrjoficial. Também estarão presentes os desembargadores José Geraldo da Fonseca , Rosana Salim Vilella Travesedo e Alexandre Teixeira de Freitas . O evento tem o apoio do Projeto Mentoria da OAB-RJ e da ABA, Associação Brasileira dos Advogados.

Evento gratuito ensina a alfabetizar com eficácia

Dados coletados pela Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), em parceria com o Ministério da Educação, mostram que 22,21% das crianças brasileiras, em idade de alfabetização, não conseguem ler uma frase inteira. Pensando nisso, o Instituto NeuroSaber vai realizar a "Jornada do Alfabetizador - Da teoria à prática". Online e gratuito, o evento vai acontecer dos dias 10 a 13.  A inscrição é feita pelo link:  https://lp.neurosaber.com.br/cadastro-jornada-do-alfabetizador/    A proposta é capacitar pais, professores e profissionais para potencializar o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Nas aulas, o público vai entender melhor o processo de alfabetização com inúmeras fontes neurocientíficas em linguagem acessível e atividades práticas.    A mentoria ficará a cargo de Luciana Brites ,  Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento, autora de livros sobre educação e transtornos de aprendizagem e uma das fundadoras do Instituto NeuroSaber.

Entidades criticam mudança do nome do Parque Sérgio Bernardes

O prefeito do Rio, Eduardo Paes , assinou, no dia 29 de abril, o Decreto nº 48.807, renomeando o Parque Sérgio Bernardes – Arquiteto, antigo Parque Natural Penhasco Dois Irmãos, no Leblon, para Parque Natural Municipal Alfredo Sirkis. A troca do nome desagradou as entidades de arquitetura e urbanismo, que se manifestaram através de nota enviada à Prefeitura.  "Premiado em várias bienais (entre elas, a Bienal de Veneza), ele assinou o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, o mastro dos três poderes, na capital federal, o Pavilhão de São Cristóvão. A Prefeitura poderia conseguir outro local para homenagear o querido Alfredo Sirkis , ao invés de retirar a homenagem ao grande arquiteto Sergio Bernardes "- disse Mauro Magalhães .”